Presidente da Liberty aponta relevância dos corretores

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O presidente da Liberty Seguros, Pablo Barahona, e sua diretoria participaram do encontro do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) no mês de outubro, realizado na terça-feira (01/10). O mentor do CCS-SP, Alexandre Camillo, agradeceu a visita e o trabalho da diretoria de uma das maiores seguradoras do país. “A Liberty está crescendo em todos os ramos, principalmente em automóvel, e tem investido muito na exposição e reconhecimento de sua marca, o que é um facilitador para nós corretores na hora de apresentar os produtos para o consumidor”.

Pablo Barahona expôs que a Liberty Seguros faturou R$2,2 bilhões em 2012, apresentando crescimento anual de 15,5% durante os últimos quatro anos. Tem 1,3 milhão de segurados, 16 mil corretores cadastrados, mais de 1.500 funcionários e 71 filiais (Liberty Seguros e Indiana). É a 5ª seguradora na carteira de automóveis e a 8ª em ramos elementares. Atuando nos segmentos de seguros para pessoas, empresas, grandes riscos e riscos especiais é a seguradora oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™.

Ele apresentou o otimista cenário da indústria de seguros no Brasil, onde cresce população economicamente ativa “Adultos representarão cerca de 70% da população brasileira em 2030” e cresce a riqueza das pessoas “Com o enriquecimento da população, mais oportunidades para o mercado de seguros irão surgir”. Apresentou pesquisas que garantem que 54% das pessoas da classe média guardam dinheiro para comprar carro e casa, em 2010 existiam 19 milhões de famílias seguráveis, e até 2018 serão 25 milhões.

Como desafios para o setor, Barahona indicou o baixo investimento dos brasileiros em relação à proteção da família e bens, a dificuldade em criar a cultura do seguro e proteção de bens educando e conscientizando a sociedade sobre a importância de se segurar produtos além dos automóveis, a dificuldade em entender as demandas e a forma de se comunicar com a nova classe média do Brasil.

liberty ccvO ponto alto da apresentação foi o cenário da atuação dos corretores de seguros. Falou da preocupação desses profissionais com o surgimento das corretoras online, que poderiam enxugar a categoria. “Nos Estados Unidos, que estão aculturados com a venda online, o corretor de seguros mantém sua posição no mercado. Do total de clientes que cotam online, 80% admitem fechar a compra em outro canal. Mais da metade deles com ajuda de um corretor de seguro”, disse. Mostrou pesquisa que afirma que 80% dos entrevistados já comprou um seguro de auto off-line depois de receber uma cotação online. Destes, 57% foram via corretor no escritório, 32% via corretor no telefone e 25% pelo canal direto.

E mostrou que embora em algumas indústrias a figura do intermediário perde força, no segmento de seguros o corretor mantém a sua importância, tendo como exemplo a comparação com a categoria dos agentes de viagens. Mostrou um gráfico que mostra que os agentes de viagens estão sendo reduzidos, após as compras online, o que não acontece com os corretores de seguros. No Brasil, em 1995 eram 98 mil corretores de seguros e 47 mil agentes de viagens, em 2000 foram contabilizados 94 mil corretores e 38.800 agentes, em 2011 o número ficou em 90 mil corretores e 14.052 agentes. “Ou seja, a importância de vocês corretores é muito mais valorizada. Para vocês a internet não tem que ser inimiga, mas sim uma ferramenta muito útil”.

Após a palestra, o mentor Alexandre Camillo declarou muita satisfação com as afirmações de Pablo Barahona. “Se continuarmos fiéis à prestação de serviços, manteremos nossa profissão sempre. Os agentes perderam espaço, pois alguns não prestam seu serviço adequadamente, apenas emitem bilhetes, o que a máquina faz. Os corretores de seguros se preocupam mais em apresentar uma venda consultiva e explicativa de assuntos tão sérios como seguros e previdências”, disse Camillo.

Acompanhando o presidente, e entre outros representantes da empresa, participaram o vice-presidente Comercial Marcos Machini, o vice-presidente de Seguros Pessoais Paulo Umeki, o diretor Comercial São Paulo Capital Francisco Alvarez Filho e a diretora de Marketing Adriana Gomes, que puderam esclarecer dúvidas dos corretores de seguros sobre diversas áreas da companhia.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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