Quem investe em previdência privada poupa 40% mais e planeja melhor o futuro, revela pesquisa

Apenas 21% dos que possuem planos preferem viver o presente sem poupar, contra 43% dos que não contam com essa modalidade de investimento

Fonte: Bradesco

Brasileiros que investem em previdência privada conseguem poupar, em média, 40% mais do que aqueles que não possuem um plano, além de apresentarem hábitos financeiros mais saudáveis. O dado faz parte de uma pesquisa encomendada pela Bradesco Vida e Previdência ao Instituto Datafolha. 

Além da maior capacidade de economizar, 82% das pessoas que investem em previdência privada afirmam ter metas e objetivos financeiros bem definidos para o futuro, índice superior ao dos que não possuem o benefício (66%). 

Outro achado do levantamento trata da relação entre previdência privada e consciência financeira, ao apontar que 43% dos respondentes que não investem na modalidade preferem focar no presente, sem se preocupar com o amanhã. Entre aqueles que possuem um plano de previdência, o percentual cai para 21%, demonstrando uma maior preocupação com a estabilidade financeira a longo prazo. 

Para Estevão Scripilliti, diretor da Bradesco Vida e Previdência, os resultados do estudo reforçam a importância da previdência privada como ferramenta para a construção de um futuro financeiramente mais seguro. “Os dados mostram que a previdência privada não é apenas uma forma de complementar a aposentadoria, mas também um instrumento essencial para o planejamento e a disciplina financeira”, destaca o executivo. 

Scripilliti acrescenta que a mudança de mentalidade sobre o planejamento financeiro é um passo essencial para garantir segurança e qualidade de vida no futuro. “Estamos observando um amadurecimento na forma como os brasileiros lidam com o dinheiro, e a previdência privada desempenha papel fundamental nesse processo. A pesquisa reforça que investir nessa modalidade ajuda a consolidar hábitos financeiros mais saudáveis e a construir um amanhã mais tranquilo”. 

Metodologia 

Realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Bradesco Vida e Previdência, a pesquisa, de abrangência nacional, entrevistou 2.007 pessoas com idade a partir de 16 anos em dezembro de 2024. O estudo teve como objetivo medir o conhecimento do brasileiro sobre a previdência privada.  

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS