44,5% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres na Tokio Marine Seguradora

Atualmente, 55,9% do quadro de colaboradores é feminino, conta Luciana Amaral, diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade

No mês em que celebramos as conquistas das mulheres, a Tokio Marine, uma das maiores seguradoras do país, compartilha suas iniciativas para promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino no mercado de seguros. Sob a liderança de Luciana Amaral, Diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade, a empresa tem implementado ações concretas que refletem em números expressivos e em uma cultura organizacional cada vez mais inclusiva.

“A diversidade é um dos pilares estratégicos da Tokio Marine. Diariamente, incentivamos, reconhecemos e aplaudimos o protagonismo feminino em todas as nossas áreas”, afirma Luciana. “Atualmente, 55,9% do nosso quadro de colaboradores é feminino, e 44,5% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Esses resultados são fruto de um trabalho consistente e de um ambiente que valoriza a pluralidade.”

A Tokio Marine tem investido em iniciativas que vão desde programas de capacitação até eventos que promovem a reflexão sobre diversidade e inclusão. “Promovemos, periodicamente, eventos, palestras e workshops conduzidos por especialistas em diversidade e universo feminino, gerando empatia e oferecendo suporte emocional às colaboradoras para enfrentarem os desafios da carreira”, explica Luciana.

Um dos destaques é o programa “Tokio com Todos”, criado em 2017, que funciona como um guarda-chuva para todas as iniciativas voltadas à promoção da igualdade e diversidade. “Esse programa compreende a inclusão de mulheres, pessoas com deficiência, indivíduos com mais de 50 anos e outros grupos, valorizando a diversidade de pensamento e o respeito às diferenças”, destaca a executiva.

Além disso, em 2019, a empresa criou o Grupo de Diversidade e Inclusão, um espaço democrático para pensar, construir e fomentar ações que contribuam para um ambiente de trabalho mais justo e respeitoso. “O grupo promove ações como a Semana de Diversidade, que convida os colaboradores a refletir sobre questões como empatia, racismo, homofobia, machismo e sororidade”, conta Luciana.

As políticas de diversidade e inclusão da Tokio Marine já refletem em números expressivos. Em 2023, o percentual de mulheres promovidas foi de 57,3%, e a média de tempo de casa das colaboradoras é de 7,2 anos, chegando a 13,2 anos entre as líderes. “Esses indicadores mostram que estamos no caminho certo, mas sabemos que ainda há desafios a superar”, pondera Luciana.

Para ampliar ainda mais a participação das mulheres no setor de seguros, Luciana acredita que as empresas precisam adotar políticas de inclusão de gênero e investir constantemente em capacitação e treinamentos. “É importante que as seguradoras invistam no desenvolvimento profissional das mulheres, aumentando sua representatividade e potencializando suas habilidades”, afirma.

A executiva também destaca a importância de olhar para o perfil dos novos profissionais. “Os jovens de hoje prezam por ambientes de trabalho diversos e acolhedores. Precisamos nos reinventar enquanto mercado segurador para atender a essas expectativas”, diz.

Luciana reconhece que ainda há muito a evoluir no que diz respeito à equidade salarial entre homens e mulheres no setor de seguros. “De acordo com o 4º Estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil, a proporção é de dois homens para cada mulher em cargos de liderança”, comenta.

No entanto, a Tokio Marine tem adotado medidas para garantir um ambiente de trabalho mais justo e igualitário. “Acreditamos que a tendência é que a equidade salarial evolua nos próximos anos. Nossa missão é promover uma cultura inclusiva, onde a remuneração igual para trabalho igual seja uma realidade”, reforça Luciana. “Estamos orgulhosos dos avanços que alcançamos, mas sabemos que ainda há muito a ser feito”, diz Luciana. “Nosso objetivo é continuar promovendo um ambiente de trabalho onde todas as colaboradoras possam se desenvolver, crescer e alcançar seu potencial máximo.”

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS