Fonte: Kakau
Com o aumento dos sinistros envolvendo smartphones, tornou-se fundamental a eficiência na gestão do risco no mercado de seguros. Em 2023, apenas na cidade de São Paulo foram mais de 103 mil roubos, segundo o Portal da Transparência da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, sendo necessário simplificar as vistorias para garantir uma avaliação precisa na hora de contratar uma cobertura.
Para solucionar isso, a Kakau Tech – empresa inovadora e focada em transformação digital que faz parte do Grupo Kakau -, em parceria com a Amazon Web Services (AWS), desenvolveu uma solução inovadora para simplificar e proteger as vistorias de seguros de smartphones utilizando Inteligência Artificial. Trata-se do Sonar, uma ferramenta projetada para identificar e prevenir todas as possibilidades de fraude, exigindo a criação de verificações para confirmar informações.
Apesar do Sonar usar seis tipos de validações, ainda enfrentava o desafio de fraudes relacionadas à prova de vida, e que executando uma verificação de prova de vida seria uma camada extra de segurança.
O fluxo de dados na arquitetura do Sonar seguia 6 validações descritas abaixo:
- SMS: um código único é enviado para o número de telefone cadastrado, confirmando quem é o titular do aparelho.
- IMEI: o IMEI (International Mobile Equipment Identity) do dispositivo é verificado, garantindo que o aparelho em uso seja o mesmo que foi cadastrado.
- Reconhecimento facial: Utilizada para confirmar a face humana.
- Câmera: verificar o seu funcionamento e dos dados que comprovam pertencer de fato ao aparelho vistoriado.
- Tela: a tela do dispositivo é verificada para garantir que não esteja danificada ou comprometida.
- Impressão digital do aparelho: o dispositivo pode ser verificado em todas as fases do processo.
Arquitetura
O Sonar é uma solução que conta com serviços: Amazon EC2 para hospedagem de servidores de aplicação, O Amazon Rekognition para análise das fraudes e prova de vida, Amazon S3 como armazenamento de objetos, Amazon RDS para hospedagem de Banco de Dados e o Amazon SNS para envio de notificações.
A integração entre as instâncias EC2 e o Amazon Rekognition é feita por meio de SDK, e dentro de um bucket do Amazon S3 são armazenados os assets e as imagens obtidas durante as verificações feitas pela plataforma. A parte principal da arquitetura vem do uso e integração com o Amazon Rekognition Face Liveness, que ajuda a verificar se um usuário que está passando pela verificação facial está fisicamente presente na frente de uma câmera. Ele detecta ataques falsos apresentados a uma câmera ou tentando contornar uma câmera. Os usuários podem concluir uma verificação de Face Liveness tirando uma pequena selfie em vídeo, seguindo uma série de instruções destinadas a verificar sua presença.
A vivacidade facial é determinada com um cálculo probabilístico e, em seguida, uma pontuação de confiança (entre 0 e 100) é retornada após a verificação. Quanto maior a pontuação, maior a confiança de que a pessoa que recebe o cheque está viva. O Face Liveness também retorna uma moldura, chamada de imagem de referência, que pode ser usada para comparação e pesquisa de faces.
Resultados
Com a adoção do Amazon Rekognition Face Liveness, a Kakau adicionou a verificação de prova de vida, fortalecendo as camadas de segurança em sua plataforma. Além disso, o tempo de processo de verificação de prova de vida foi reduzido de 10% a 20%, resultando em melhorias operacionais substanciais para o time da Kakau.
“A implementação do Amazon Rekognition Face Liveness pela Kakau demonstra como a tecnologia pode melhorar processos no setor de seguros. A nova camada de verificação de prova de vida no Sonar fortaleceu a segurança do processo de vistorias. Além disso, reduziu o tempo de processamento, mantendo a experiência do usuário simplificada. Vale ressaltar ainda que ter uma parceria com a AWS é muito gratificante e nos coloca numa posição de destaque”, explica o CEO da Kakau Tech, Henrique Volpi.