Porto registra lucro líquido de R$ 2,7 bilhões em 2024, alta de 18% no ano

"Seguimos nos aperfeiçoando para honrar este compromisso, elevando o setor e impactando a sociedade, sempre com o propósito de sermos cada vez mais um porto seguro para as pessoas e para os seus sonhos”, diz o CEO

Matéria atualizada às 12h40

O grupo Porto encerrou o ano de 2024 com resultados financeiros robustos, impulsionado pela estratégia de diversificação e fortalecimento de suas quatro unidades de negócio. O lucro líquido anual atingiu R$ 2,7 bilhões, um aumento de 18% em comparação com 2023. As receitas totais do grupo cresceram 13% no acumulado do ano, alcançando R$ 37 bilhões, enquanto o número de clientes chegou a 18 milhões, reforçando a consistência do desempenho da empresa.

Em auto, uma das principais forças do grupo Porto com um peso de 60% do resultado, o aumento dos prêmios foi de 2%. A frota segurada avançou 1%. Para 2025, Paulo Kakinoff, CEO da holding, espera crescimento moderado, em linha com o que os principais bancos projetam para o crescimento do financiamento de veículos. 

Em fevereiro de 2025, os grandes bancos divulgaram durante a apresentação dos balanços do ano passado previsões sobre o crescimento dos financiamentos para carros, indicando um cenário de moderação no crédito para o setor automotivo. As projeções apontam para um crescimento mais contido em comparação com anos anteriores, influenciado por fatores como a retração na oferta de crédito, as pressões inflacionárias e o custo mais elevado de veículos, incluindo peças e mão de obra.

Os bancos destacaram que a taxa de juros para financiamentos de veículos deve se manter em patamares elevados, refletindo o cenário macroeconômico e as políticas monetárias adotadas pelo Banco Central. Além disso, a demanda por crédito pode ser impactada pela redução do poder de compra dos consumidores, especialmente em um contexto de inflação persistente e desaceleração econômica.

As instituições financeiras também mencionaram que a expansão do crédito para carros elétricos e híbridos deve continuar, impulsionada por incentivos fiscais e pela crescente conscientização ambiental. No entanto, o volume total de financiamentos para veículos convencionais pode apresentar um crescimento mais modesto, com estimativas variando entre 2% e 4% em 2025, dependendo da instituição.

O CEO da Porto acrescenta que os bancos de montadoras têm mostrado interesse em subsidiar os juros para compra de carros, o que traz mais força para o seguro auto, uma vez que a maioria da compra dos seguros é feita no momento da compra de veículos novos e seminovos.

“Acompanhamos estes cenários diariamente e temos ferramentas suficientes para adaptar nossas ofertas. A precificação de um seguro é complexa e tem vários itens que monitoramos para ter um preço adequado ao consumidor e competitivo para o corretor de seguros”, argumentou. 

Um deles é o ganho financeiro, previsto como um ponto forte para o setor, uma vez que as reservas técnicas das seguradoras são aplicadas em papeis de renda fixa. “Isso reduz a pressão que a inflação ou a alta do dólar trazem para os custos de reparo e indenizações dos veículos”, argumentou Celso Damadi, vice-presidente Financeiro, Controladoria, Investimento e Planejamento na Porto.

No quarto trimestre de 2024, o lucro líquido, excluindo efeitos extraordinários, foi de R$ 710 milhões, um crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A rentabilidade sobre o patrimônio líquido (ROAE) manteve-se em 20% no trimestre, refletindo a solidez financeira da companhia. Durante todo o ano, todas as unidades de negócio – Seguros, Saúde, Banco e Serviços – registraram rentabilidade superior a 20%.

A Porto Seguro, unidade de seguros do grupo, apresentou crescimento de 4% nas receitas no quarto trimestre, com destaque para os segmentos Patrimonial (14%) e Vida (10%). No segmento de automóveis, os prêmios aumentaram 2%, e a frota segurada cresceu 1%. O Índice Combinado, que mede a relação entre sinistros e despesas em relação aos prêmios, ficou em 89%, alinhado à estratégia de preservação das margens operacionais.

A Porto Saúde registrou um crescimento expressivo de 37% nas receitas anuais, impulsionado pelo aumento de 24% no número de vidas no Seguro Saúde, que atingiu 675 mil beneficiários, e de 27% no segmento Odontológico, com 995 mil pessoas atendidas. O lucro da unidade no quarto trimestre foi de R$ 139 milhões, um salto de 109% em comparação com o mesmo período de 2023.

O Porto Bank também teve um desempenho destacado, com crescimento de 21% nas receitas no quarto trimestre. Todas as linhas de produtos registraram avanços: Consórcio (35%), Capitalização (21%), Riscos Financeiros (16%) e Cartão, Financiamento e Empréstimos (15%). A inadimplência das operações de crédito acima de 90 dias recuou para 5,2%, abaixo da média do mercado, refletindo a melhoria na qualidade do crédito. O lucro líquido anual do Porto Bank cresceu 53%, totalizando R$ 632 milhões.

A Porto Serviço, por sua vez, registrou R$ 641 milhões em receita no quarto trimestre, com 1,4 milhão de atendimentos realizados. As vendas ao consumidor final cresceram 62%, enquanto as parcerias estratégicas avançaram 25%, representando 27% do faturamento do período.

O índice de eficiência operacional, que mede a relação entre despesas administrativas e receita total, apresentou melhora tanto no trimestre (11,2%, redução de 0,6 pontos percentuais) quanto no ano (11,4%, redução de 0,4 pontos percentuais), refletindo ganhos de produtividade e otimização de custos.

Além dos resultados financeiros, a Porto destacou-se no âmbito digital, com 80 milhões de interações e atendimentos digitais no quarto trimestre e 3,8 milhões de usuários ativos no aplicativo da empresa. Cerca de 57% dos acionamentos para serviços de carro ou residência foram realizados por meio do aplicativo ou do WhatsApp.

O ano de 2024 também marcou a comemoração dos 20 anos da entrada da Porto na Bolsa de Valores brasileira, além da recente inclusão da empresa no índice Ibovespa, consolidando sua trajetória de crescimento e reconhecimento no mercado.

Genial projeta um bom ano para a Porto

A Genial divulgou que espera um outlook positivo para a Porto em 2025, impulsionado pelo crescimento acelerado das unidades mais rentáveis, como Bank, Saúde, Vida e Patrimonial, que deve superar o avanço do segmento de seguro automóvel, menos lucrativo. “Esse movimento será complementado por ganhos de eficiência operacional e pela estratégia de diversificação de produtos, ajudando a expansão estrutural do ROE da companhia. Embora a alta dos juros deva desacelerar a emissão de prêmios, esse impacto tende a ser mais do que compensado por um resultado financeiro mais robusto. Projetamos para 2025 um crescimento de +15,5% a/a no lucro líquido, alcançando R$ 3,15 bilhões, o que representa um sólido ROE de 22,9% (+1,4 pp a/a)”, comentou em relatório.

Recompra de ações

A Porto também comunicou que seu Conselho de Administração aprovou a renovação do programa de recompra de ações, podendo adquirir até 18.472.080 ações ordinárias, que representam 10% do total de papéis em circulação, no prazo de um ano. Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa destaca que o objetivo do programa é manter as ações em tesouraria, cancelamento ou alienação, sem redução do capital social. A recompra também poderá ser vinculada ao plano de remuneração de ações da Porto.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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