Matéria atualizada às 12h40
O grupo Porto encerrou o ano de 2024 com resultados financeiros robustos, impulsionado pela estratégia de diversificação e fortalecimento de suas quatro unidades de negócio. O lucro líquido anual atingiu R$ 2,7 bilhões, um aumento de 18% em comparação com 2023. As receitas totais do grupo cresceram 13% no acumulado do ano, alcançando R$ 37 bilhões, enquanto o número de clientes chegou a 18 milhões, reforçando a consistência do desempenho da empresa.
Em auto, uma das principais forças do grupo Porto com um peso de 60% do resultado, o aumento dos prêmios foi de 2%. A frota segurada avançou 1%. Para 2025, Paulo Kakinoff, CEO da holding, espera crescimento moderado, em linha com o que os principais bancos projetam para o crescimento do financiamento de veículos.
Em fevereiro de 2025, os grandes bancos divulgaram durante a apresentação dos balanços do ano passado previsões sobre o crescimento dos financiamentos para carros, indicando um cenário de moderação no crédito para o setor automotivo. As projeções apontam para um crescimento mais contido em comparação com anos anteriores, influenciado por fatores como a retração na oferta de crédito, as pressões inflacionárias e o custo mais elevado de veículos, incluindo peças e mão de obra.
Os bancos destacaram que a taxa de juros para financiamentos de veículos deve se manter em patamares elevados, refletindo o cenário macroeconômico e as políticas monetárias adotadas pelo Banco Central. Além disso, a demanda por crédito pode ser impactada pela redução do poder de compra dos consumidores, especialmente em um contexto de inflação persistente e desaceleração econômica.
As instituições financeiras também mencionaram que a expansão do crédito para carros elétricos e híbridos deve continuar, impulsionada por incentivos fiscais e pela crescente conscientização ambiental. No entanto, o volume total de financiamentos para veículos convencionais pode apresentar um crescimento mais modesto, com estimativas variando entre 2% e 4% em 2025, dependendo da instituição.
O CEO da Porto acrescenta que os bancos de montadoras têm mostrado interesse em subsidiar os juros para compra de carros, o que traz mais força para o seguro auto, uma vez que a maioria da compra dos seguros é feita no momento da compra de veículos novos e seminovos.
“Acompanhamos estes cenários diariamente e temos ferramentas suficientes para adaptar nossas ofertas. A precificação de um seguro é complexa e tem vários itens que monitoramos para ter um preço adequado ao consumidor e competitivo para o corretor de seguros”, argumentou.
Um deles é o ganho financeiro, previsto como um ponto forte para o setor, uma vez que as reservas técnicas das seguradoras são aplicadas em papeis de renda fixa. “Isso reduz a pressão que a inflação ou a alta do dólar trazem para os custos de reparo e indenizações dos veículos”, argumentou Celso Damadi, vice-presidente Financeiro, Controladoria, Investimento e Planejamento na Porto.
No quarto trimestre de 2024, o lucro líquido, excluindo efeitos extraordinários, foi de R$ 710 milhões, um crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A rentabilidade sobre o patrimônio líquido (ROAE) manteve-se em 20% no trimestre, refletindo a solidez financeira da companhia. Durante todo o ano, todas as unidades de negócio – Seguros, Saúde, Banco e Serviços – registraram rentabilidade superior a 20%.
A Porto Seguro, unidade de seguros do grupo, apresentou crescimento de 4% nas receitas no quarto trimestre, com destaque para os segmentos Patrimonial (14%) e Vida (10%). No segmento de automóveis, os prêmios aumentaram 2%, e a frota segurada cresceu 1%. O Índice Combinado, que mede a relação entre sinistros e despesas em relação aos prêmios, ficou em 89%, alinhado à estratégia de preservação das margens operacionais.
A Porto Saúde registrou um crescimento expressivo de 37% nas receitas anuais, impulsionado pelo aumento de 24% no número de vidas no Seguro Saúde, que atingiu 675 mil beneficiários, e de 27% no segmento Odontológico, com 995 mil pessoas atendidas. O lucro da unidade no quarto trimestre foi de R$ 139 milhões, um salto de 109% em comparação com o mesmo período de 2023.
O Porto Bank também teve um desempenho destacado, com crescimento de 21% nas receitas no quarto trimestre. Todas as linhas de produtos registraram avanços: Consórcio (35%), Capitalização (21%), Riscos Financeiros (16%) e Cartão, Financiamento e Empréstimos (15%). A inadimplência das operações de crédito acima de 90 dias recuou para 5,2%, abaixo da média do mercado, refletindo a melhoria na qualidade do crédito. O lucro líquido anual do Porto Bank cresceu 53%, totalizando R$ 632 milhões.
A Porto Serviço, por sua vez, registrou R$ 641 milhões em receita no quarto trimestre, com 1,4 milhão de atendimentos realizados. As vendas ao consumidor final cresceram 62%, enquanto as parcerias estratégicas avançaram 25%, representando 27% do faturamento do período.
O índice de eficiência operacional, que mede a relação entre despesas administrativas e receita total, apresentou melhora tanto no trimestre (11,2%, redução de 0,6 pontos percentuais) quanto no ano (11,4%, redução de 0,4 pontos percentuais), refletindo ganhos de produtividade e otimização de custos.
Além dos resultados financeiros, a Porto destacou-se no âmbito digital, com 80 milhões de interações e atendimentos digitais no quarto trimestre e 3,8 milhões de usuários ativos no aplicativo da empresa. Cerca de 57% dos acionamentos para serviços de carro ou residência foram realizados por meio do aplicativo ou do WhatsApp.
O ano de 2024 também marcou a comemoração dos 20 anos da entrada da Porto na Bolsa de Valores brasileira, além da recente inclusão da empresa no índice Ibovespa, consolidando sua trajetória de crescimento e reconhecimento no mercado.
Genial projeta um bom ano para a Porto
A Genial divulgou que espera um outlook positivo para a Porto em 2025, impulsionado pelo crescimento acelerado das unidades mais rentáveis, como Bank, Saúde, Vida e Patrimonial, que deve superar o avanço do segmento de seguro automóvel, menos lucrativo. “Esse movimento será complementado por ganhos de eficiência operacional e pela estratégia de diversificação de produtos, ajudando a expansão estrutural do ROE da companhia. Embora a alta dos juros deva desacelerar a emissão de prêmios, esse impacto tende a ser mais do que compensado por um resultado financeiro mais robusto. Projetamos para 2025 um crescimento de +15,5% a/a no lucro líquido, alcançando R$ 3,15 bilhões, o que representa um sólido ROE de 22,9% (+1,4 pp a/a)”, comentou em relatório.
Recompra de ações
A Porto também comunicou que seu Conselho de Administração aprovou a renovação do programa de recompra de ações, podendo adquirir até 18.472.080 ações ordinárias, que representam 10% do total de papéis em circulação, no prazo de um ano. Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa destaca que o objetivo do programa é manter as ações em tesouraria, cancelamento ou alienação, sem redução do capital social. A recompra também poderá ser vinculada ao plano de remuneração de ações da Porto.
Agora só falta valorizarem os prestadores!!!