Com uma abordagem alinhada à sua estratégia de ESG e ao posicionamento de suas marcas, o Grupo HDI anuncia apoio a uma série de projetos incentivados e patrocínios em 2025 – escolhidos por meio de chamamento público realizado em 2024. Como parte de seu compromisso com o desenvolvimento em prol do meio ambiente e da responsabilidade social para promover um impacto positivo e sustentável nas comunidades em que atua, a empresa tem direcionado recursos para iniciativas voltadas à educação, cultura, esporte e inclusão social.
Os projetos socioeducacionais apoiados pelo Grupo têm como objetivo proporcionar educação e ensino profissionalizante para jovens de baixa renda e comunidades em situação de vulnerabilidade, facilitando sua inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de carreiras sustentáveis, além de contribuir para a segurança econômica e a resiliência financeira de suas famílias.
Entre eles, estão a Formação Continuada de Professores das Redes Públicas, do Instituto Esporte e Educação – que atuará em quatro polos no Sul do Brasil, impactando mais de 400 profissionais da rede pública ao longo de todo o ano de 2025 e promovendo a qualificação e aprimoramento das práticas pedagógicas no esporte educacional – e a Juventude Tecnológica, da ONG Vocação, em São Paulo, que oferece cursos de Web Design, Linguagem de Programação, Excel e Power BI para adolescentes em situação de vulnerabilidade, visando ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.
Outro projeto contemplado é o programa Yes Juventude Prolongada, do Instituto de Pesquisas e Projetos Empreendedores – que proporciona capacitação voltada para o empreendedorismo, mentorias e eventos de networking para pessoas acima de 60 anos e proporcionam a geração de renda. A expectativa é de beneficiar mais de 8 mil idosos até outubro de 2026, reforçando o compromisso do Grupo HDI em fomentar o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de pequenos e médios negócios para, assim, viabilizar a diversidade e inclusão.
A companhia também contribui com eventos culturais e esportivos visando incentivar o esporte e a cultura, especialmente por meio de atividades ao ar livre, como ferramentas para conectar as pessoas, aumentar a consciência sobre situações ambientais e promover a saúde e o bem-estar. Para o campo cultural, a empresa patrocina os concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), realizados na Sala São Paulo e no Festival de Inverno de Campos do Jordão, que contará com diferentes ativações de marca ao longo do ano.
Além deles, outros projetos culturais foram escolhidos, como o Festival de Luzes de São Paulo, realizado pela Visualfarm, e o Cine Autorama, um cinema itinerante ao ar livre. Já no esporte, os patrocínios incluem o campeonato Makai Beach Tennis, o festival Energy Land de yoga, meditação e corrida, e a tradicional Maratona de Florianópolis, que visa incentivar o bem-estar e o turismo esportivo.
No setor da saúde (Pronon), o Grupo HDI apoia a implementação do Centro de Intervenção Minimamente Invasivo para Diagnóstico e Tratamento do Câncer no Nordeste, um projeto da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer voltado à modernização de equipamentos médicos, que permite maior acesso ao diagnóstico precoce e tratamentos oncológicos menos invasivos, beneficiando mais de 10 mil pacientes ao ano.
“Nosso compromisso vai além da oferta de serviços de seguros. Queremos deixar um impacto positivo e sustentável nas comunidades em que atuamos, investindo em projetos que promovam educação, cultura e qualidade de vida, com foco em enfrentar desafios socioambientais”, afirma André Truzzi, vice-presidente de Transformação do Grupo HDI, em nota.
“Por meio do apoio a ações como essas, que agregam valor à sociedade, conseguimos demonstrar que estamos continuamente comprometidos em promover a inclusão social e a sustentabilidade, alinhando os valores corporativos do Grupo HDI – e das nossas marcas HDI, Yelum e Aliro – a iniciativas concretas que beneficiam milhares de pessoas em diferentes regiões do Brasil.”