De fora para dentro: a importância da voz regional na estratégia da Bradesco Seguros

“Precisamos conhecer mais o Brasil como um todo - desafios, dores e oportunidades - para trabalharmos de forma mais assertiva e inteligente e para alcançar resultados juntos”, afirma Leonardo Freitas, diretor comercial da Bradesco Seguros

Ter um time comercial bem alinhado dá trabalho. Exige dedicação integral do corpo executivo. Mas é essencial para obter um desempenho de dar inveja a qualquer um. Esta tem sido uma das principais estratégias do grupo Bradesco Seguros, que reúne a Bradesco Saúde, a Bradesco Vida e Previdência e Capitalização e a Bradesco Auto/RE entre outros investimentos relacionados ao ecossistema de seguridade. O grupo divulgou recentemente o balanço de 2024, com faturamento 13,6% maior, de R$ 121,1 bilhões, e lucro líquido de R$ 9,1 bilhões, 0,6% acima do ano anterior.

Os números mostram que o investimento do tempo em viagens por todo o Brasil para reforçar a parceira com os parceiros comerciais tem valido a pena. Um dos diversos eventos realizados durante o ano com a equipe comercial foi o Workshop de Líderes Comerciais da Bradesco Auto/RE, seguradora do grupo que atua com riscos patrimoniais, que reuniu superintendentes regionais para discussões sobre estratégias para 2025. “Acreditamos fielmente na importância de dar voz aos nossos líderes regionais, pois precisamos conhecer mais o Brasil como um todo – desafios, dores e oportunidades – para trabalharmos de forma mais assertiva e inteligente e para alcançar resultados juntos”, afirma Leonardo Freitas, diretor comercial da Bradesco Seguros.

Com um formato inspirado no programa “Shark Tank”, cada superintendente teve 15 minutos para apresentar estratégias e projeções, seguidos de um período de perguntas e respostas. A interação entre os líderes regionais e a alta gestão proporcionou insights valiosos para a construção de um planejamento mais alinhado às especificidades de cada mercado. “A motivação e energia desses líderes que vestem a camisa é sempre o que mais me impacta. Eu pude ver como o Workshop contribuiu para esse engajamento e, acima de tudo, vi como esse engajamento pode refletir nos negócios, com visões e estratégias cada vez mais assertivas”, ressalta Freitas.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista concedida ao Sonho Seguro:

Qual a importância de dar voz aos líderes regionais nesse tipo de evento, e como isso reflete a estratégia da Bradesco Seguros para o futuro?

Comecei o evento falando de três objetivos que temos para o ano de 2025, o primeiro deles é fortalecer o senso de unidade, o segundo é fazer das oportunidades o nosso maior ativo, e o terceiro é cultivar o senso de urgência. O Workshop de Líderes Comerciais da BARE foi o primeiro passo para atingirmos esses objetivos neste ano. Acreditamos fielmente na importância de dar voz aos nossos líderes regionais, pois precisamos conhecer mais o Brasil como um todo – desafios, dores e oportunidades – para trabalharmos de forma mais assertiva e inteligente e para alcançar resultados juntos.

O que mais lhe chamou a atenção nas apresentações dos superintendentes e como isso pode impactar as decisões estratégicas da empresa?

A motivação e energia desses líderes que vestem a camisa é sempre o que mais me impacta. Eu pude ver como o Workshop contribuiu para esse engajamento e, acima de tudo,  vi como esse engajamento pode refletir nos negócios, com visões e estratégias cada vez mais assertivas dos nossos líderes.

Como a empresa planeja incorporar as sugestões dos superintendentes e os feedbacks dos corretores na criação de novos produtos e serviços?

Foram 44 apresentações em que muitas das sugestões e contribuições se transformarão em projetos de melhorias contínuas. Continuaremos à disposição dos nossos líderes regionais, atentos a tudo que foi compartilhado ao longo do evento para que possamos, cada vez mais, construir uma empresa melhor de fora para dentro.

De que forma o evento ajuda a Bradesco Seguros a se tornar mais ágil e adaptável às necessidades de cada região do Brasil?

Em um modelo de apresentação inovador e interativo, os Superintendentes Regionais nos trouxeram todos os requerimentos, desafios e oportunidades de suas regiões, bem como a visão daquilo que podemos trazer de melhor para os nossos corretores de seguros e nossa distribuição em termos de produtos e serviços. Ao longo dos quatro dias e das apresentações de cada case, pudemos discutir a estratégia para cada uma das regiões, em cada um dos produtos, de forma personalizada.

A Bradesco Seguros pensa em criar mais oportunidades como esta para os líderes regionais compartilharem suas ideias e visões?

No dinâmico mercado de seguros, a comunicação é a ferramenta que conecta seguradoras, corretores, clientes e prestadores. Ouvir, personalizar e antecipar são os pilares da Bradesco Seguros para atender às demandas de um setor onde confiança é essencial. Por isso, desde o ano passado, a companhia tem investido continuamente em inovação e melhorias que fortalecem essas conexões. Entre as iniciativas, destacam-se o BARE com Você e os Road Shows, realizados em cidades estratégicas pelo Brasil. Esses encontros promovem interação e colaboração, permitindo ouvir as necessidades dos corretores, receber feedbacks valiosos e compartilhar informações sobre o mercado e os produtos, fortalecendo o diálogo e a confiança. E essa estratégia se estende para o nosso time, o Workshop uma iniciativa realizada com esse objetivo. Nosso intuito é continuar investindo em ações como essa, acreditamos muito que a união pode fortalecer nossos negócios.

Como o formato do evento, inspirado no “Shark Tank”, contribuiu para um ambiente mais dinâmico e inovador?

A dinâmica do evento fez parte da estratégia para que todos pudessem ser ouvidos. Cada superintendente teve 15 minutos para apresentar as estratégias para 2025, dar um panorama das entregas do último ano e propor melhorias. Além disso, ao final de cada apresentação, foram reservados 10 minutos para perguntas e respostas. O modelo fluiu muito bem e todos se mostraram bem engajados.

Que tipo de impacto a empresa espera gerar para os corretores a partir deste tipo de interação direta entre as lideranças regionais e a alta gestão?

Queremos que os nossos líderes se sintam parte do negócio, e essa interação direta proporciona muito mais que isso. Com isso, esperamos um alinhamento e uma sinergia maior tanto nas entregas, quanto na definição de estratégias, além de aprendizados importantes para todos os envolvidos.

Como o evento reflete a proposta de construir a empresa “de fora para dentro”, dando maior protagonismo aos líderes que estão em contato direto com as realidades do mercado?

O Brasil é uma país enorme e as diferenças regionais nos faz refletir sobre a melhor forma de atuar em cada região. Foi um evento de altíssimo nível e extremamente produtivo, em que muitas ideias surgiram. Continuaremos em sinergia com nossas lideranças para construir essa empresa melhor de fora para dentro, que significa construir uma empresa que está focada na experiência do cliente em primeiro lugar, na qual nossas estratégias e direcionamentos são definidos com base nas necessidades dos nossos clientes. Ou seja, o que só conseguimos fazer, de forma mais assertiva e personalizada para cada região, ouvindo quem está na ponta.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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