Daycoval Seguros destaca o potencial de crescimento das redes supermercadistas

Setor tem demanda de coberturas diferenciadas

A Daycoval Seguros aposta na personalização de seguros para supermercadistas, com coberturas sob medida para este segmento da economia, com clientes como OXXO e DIA. Adriano Batistela, Diretor de Digital & Growth da Daycoval Seguros, ressalta que o setor supermercadista tem se mostrado altamente promissor devido à sua resiliência econômica e grande capilaridade. “Como parte essencial do abastecimento, a demanda por seguros é inevitável, abrangendo desde grandes redes até pequenos negócios. Isso cria uma oportunidade de oferecer produtos robustos e de longo prazo, com alto potencial de fidelização”, afirma.

Segundo Batistela, as principais demandas dos seguros direcionados para as redes supermercadistas podem incluir a “proteção patrimonial” (cobertura contra incêndios, explosões, roubos, danos elétricos e fenômenos da natureza), responsabilidade civil (garantias contra danos causados a terceiros, como acidentes com clientes dentro do estabelecimento) e ”Seguro de lucros cessantes”, para perdas financeiras decorrentes da interrupção das atividades devido a eventos cobertos, como incêndios, e riscos de alimentos perecíveis (cobertura para produtos que estragam por falhas elétricas ou mecânicas).

Batistela destaca que, conforme previsto no Decreto-Lei nº 73/66 e no Decreto nº 61.867/1967, o seguro contra riscos de incêndio para bens móveis e imóveis de pessoas jurídicas é obrigatório, não se limitando apenas a supermercados. Ele ressalta que as coberturas básicas geralmente incluem riscos inerentes ao negócio, danos elétricos e fenômenos naturais, mas também podem contar com coberturas adicionais, como responsabilidade civil – que abrange danos a clientes – e roubo de veículos no estacionamento, por exemplo. O executivo alerta ainda que essas coberturas devem ser negociadas e detalhadas no contrato.

Para atender as especificidades do setor, a Daycoval Seguros oferece aos supermercadistas a opção de agrupamento de todas as unidades em uma única apólice, unificando as coberturas e limites para toda a rede, como também oferece análises individualizadas para atender às necessidades específicas de cada estabelecimento. A distribuição dos custos é feita de forma proporcional, levando em consideração o valor segurado de cada unidade, seu perfil de risco, o tipo de operação e o histórico de sinistros, com unidades de maior armazenamento de perecíveis, por exemplo, podendo ter prêmios mais elevados.

“Os supermercados representam um segmento estratégico para o setor de seguros devido ao volume de operações, normalmente com diversas unidades que ampliam a necessidade de apólices complexas e abrangentes, a recorrência de sinistros devido ao elevado fluxo de pessoas e movimentação de mercadorias que os tornam mais propenso a eventos que demandam cobertura e seu potencial de fidelização que, com apólices personalizadas e suporte técnico, possibilitam estabelecer relações de longo prazo”, conclui Batistela.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS