CVG-RJ comemora a chance de inclusão dos microsseguros no Programa Bolsa Família

Inserido no “Programa Bolsa Família” o microsseguro chegará aos beneficiários nas modalidades de seguro de vida, saúde, propriedade, agrícola e funeral

Fonte: CVG-RJ

O presidente do CVG-RJ, Edson Calheiros, fundador e presidente da Associação Nacional das Microsseguradoras (ANM) é um dos precursores da ideia da proposta que deu origem a um projeto de Lei (PL n. 273/2025 de autoria do Deputado Max Lemos PDT/RJ), que está na pauta e em tramitação no Congresso, visando a inclusão dos microsseguros no Programa Bolsa Família.

Em 10 de outubro de 2024, Calheiros esteve reunido com o Ministro Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, no seu gabinete em Brasília. “O encontro foi uma excelente oportunidade de criar um canal de comunicação com o governo atual para falar da relevância do microsseguro e dos seguros inclusivos como instrumento de proteção para as camadas mais vulneráveis da sociedade. Ampliar esse acesso ao seguro inclusivo é incluir essa garantia como parte da cesta básica dos brasileiros que mais precisam” alerta o presidente do CVG-RJ. 

O propósito, segundo descreveu à nossa reportagem o líder do CVG-RJ, é promover a inclusão para garantir amparo a milhares de famílias que não dispõe sequer de recursos para um sepultamento digno de seus entes queridos.

Inserido no “Programa Bolsa Família” o microsseguro chegará aos beneficiários nas modalidades de seguro de vida, saúde, propriedade, agrícola e funeral. 

O papel do CVG-RJ – “O CVG-RJ, o pioneiro dos CVG´s, tem como principal missão difundir a cultura do seguro, em especial os seguros de benefícios, pelo país. E nós estamos abraçando esta causa nobre na entidade não só como uma meta a ser cumprida, mas com a absoluta convicção de que é uma entidade chave no processo educacional e de difusão de conhecimento para levar o seguro para quem mais precisa.

“Eu, pessoalmente, gostaria de deixar este legado, já que foi o mercado securitário que me ajudou a educar meus filhos e prover a minha família. O ideal de levar o seguro para a população necessitada através do “Programa Bolsa Família” vem para coroar a minha luta convicta de que o seguro é um instrumento de inclusão social, o seguro é para todos”, destacou o presidente Edson Calheiros, que finalizou agradecendo “Prezados, sem o esforço da busca não há alegria no encontro. Portanto, me sinto honrado e quero agradecer a vocês que contribuíram e contribuem para chegarmos até aqui. Obrigado a todos que acreditaram e acreditam nos microsseguros e seguros inclusivos como um verdadeiro projeto de inclusão social no Brasil”.

Histórico – Edson Calheiros é conhecido no mercado de seguros por sua luta constante, há mais de 17 anos, em prol da disseminação dos microsseguros e seguros inclusivos no Brasil. Entre as diversas iniciativas que empreendeu destacamos algumas: a fundação, em 2016,  da Associação Nacional das Microsseguradoras e Seguros Inclusivos, com agenda voltada para divulgação e disseminação do conceito deste importante seguro Brasil afora; Idealizador da maior e primeira grande conferência já realizada no país sobre o tema – A Primeira Conferência Nacional do Microsseguros – com participação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2020; em junho de 2023 lançou o livro “Dos Microsseguros aos Seguros Inclusivos no Brasil”, com Helios Lavrador; em julho de 2023, foi a principal fonte da matéria que foi chamada de capa do Jornal o GLOBO: “Mercado de seguros para baixa renda vive boom no país. CABE NO BOLSO microempreendedor individual e autônomos recorrem ao modelo”, da jornalista Letycia Cardoso; no carnaval de 2024 foi o autor do inédito enredo sobre seguros da Escola Protegidos da Princesa, de Florianópolis/SC, com mais de 2 (dois) mil componentes desfilando na Passarela do Samba Nego Quirido as mais diversas formas de seguros.

Olhar atento – O próximo passo agora é acompanhar atentamente a tramitação do Projeto de Lei nº 273/2025 de autoria do deputado Max Lemos do PDT/RJ sobre a inclusão dos microsseguros no Programa Bolsa Família e oferecer apoio até que seja aprovado pela Câmara. “O CVG-RJ, a ANM, e as famílias que aguardam por este benefício importantíssimo para suas vidas, estaremos de olho na tramitação do processo e sempre à disposição para contribuir, sugerir e aperfeiçoar o Projeto”, finaliza o líder do CVG-RJ.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS