Cilia Tecnologia é premiada por funcionalidades em IA para os setores automotivo, de seguro e locadoras

A avaliação de sinistros se torna mais precisa, permitindo que os peritos concentrem seus esforços em casos complexos, enquanto a IA automatiza operações e conecta todo o ecossistema automotivo

Fonte: Cilia

A Cilia Tecnologia, referência em inovação para seguradoras e o setor automotivo, foi reconhecida no Prêmio EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, em parceria com o Centro de Excelência em IA (CEIA) e o Centro de Competência EMBRAPII em Tecnologias Imersivas (AKCIT).

O projeto premiado, desenvolvido em colaboração com o CEIA, transformou a maneira como as seguradoras realizam a avaliação e regulação de sinistros, permitindo que orçamentos sejam gerados com base em uma única foto. “Nosso sistema é treinado diariamente com 25 mil orçamentos de carros batidos”, segundo Daniel Barbosa, fundador e CEO da Cilia. A nova versão da tecnologia agora utiliza modelos sintéticos gerados por computador, aumentando a precisão na análise dos itens que necessitam de reparo e garantindo mais assertividade nas indenizações.

Esse reconhecimento reforça o compromisso da Cilia Tecnologia com a digitalização e otimização dos processos para seguradoras, entregando soluções baseadas em inteligência artificial que reduzem custos, aceleram a liquidação de sinistros e melhoram a experiência dos segurados.

Tecnologia a serviço das seguradoras

Dando continuidade ao seu compromisso com a inovação, a Cilia Tecnologia, em parceria com a Tokio Marine, lançou a IA PRO MAX, uma solução avançada para a regulação de sinistros. A tecnologia garante maior precisão na orçamentação, validando automaticamente a conformidade dos cálculos com as regras da seguradora. Com a inteligência artificial, a análise de danos é feita em minutos, reduzindo drasticamente o tempo de resposta para segurados e corretores, além de eliminar a necessidade de vistorias presenciais em muitos casos.

Para oficinas credenciadas às seguradoras, a Cilia Tecnologia também disponibiliza uma nova funcionalidade no Cilia Oficinas: um catálogo completo de peças genuínas, originais e compatíveis de fornecedores próximos, acessível com apenas um clique. Essa inovação facilita a gestão de estoque, acelera a aprovação de orçamentos e garante mais agilidade na execução dos reparos, beneficiando diretamente o setor segurador ao reduzir o tempo de reparação dos veículos.

Além dessas inovações, a Cilia Tecnologia segue investindo no aprimoramento de suas ferramentas e no desenvolvimento de novas soluções voltadas para a eficiência e a modernização dos processos das seguradoras.

Liderança em tecnologia para seguros automotivos

Com sede em Goiânia (GO), a Cilia Tecnologia é referência na criação de soluções inovadoras para seguradoras e demais players do ecossistema automotivo. Desde sua fundação em 2012, a empresa se destacou por integrar tecnologia de ponta e inteligência artificial para otimizar processos e ampliar a eficiência operacional no setor de seguros. A partir de 2018, intensificou seus investimentos em IA, desenvolvendo ferramentas avançadas que aumentam a produtividade, reduzem custos operacionais e garantem maior precisão nas análises.

A IA desenvolvida pela Cilia Tecnologia revoluciona a regulação de sinistros ao integrar processamento de linguagem natural, visão computacional e inteligência de dados. Com isso, seguradoras ganham mais agilidade e precisão na avaliação de sinistros, permitindo que os peritos concentrem seus esforços em casos mais complexos, enquanto a IA automatiza processos e conecta todo o ecossistema segurador. Essa evolução reduz custos operacionais, acelera prazos de indenização e melhora a experiência de seguradoras, corretores e segurados.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS