O uso do tênis como ferramenta de inclusão social pelo Instituto Próxima Geração (IPG) sobe mais um degrau neste começo de 2025. No dia 23 de janeiro, a entidade sem fins lucrativos inaugura oficialmente sua quinta unidade, agora na região metropolitana de Belo Horizonte, com o apoio da Zurich Seguros. Nesta primeira etapa, o programa, nomeado “Próximos Campeões”, atenderá a cerca de 100 crianças e adolescentes estudantes da rede pública da capital mineira.
As aulas de tênis serão ministradas no bairro Riacho das Pedras, sob a coordenação de Gilberto Cardoso da Silva. “Todos os participantes das aulas terão equipamento, uniforme e reforço alimentar gratuitos e serão acompanhados por assistente social, nutricionista e preparador físico, somados a serviços odontológico e psicológico, além de participar de cursos profissionalizantes, como o de encordoar raquetes ou de arbitragem”, explica o coordenador nacional do IPG, Douglas Santana.
“A meta é influir na melhoria da qualidade de vida dos alunos participantes e estimular autoestima, integração social e saúde”, enfatiza o fundador do IPG, Mauro Menezes. “Temos também o compromisso de supervisionar o desempenho escolar de cada criança, já que não abrimos mão do papel da educação. A meta é o desenvolvimento integral do aluno”.
As inscrições para o programa “Próximos Campeões” ainda estão abertas para estudantes regularmente matriculados em escolas públicas, entre 6 e 18 anos. As aulas acontecerão de segunda a quinta, em turnos que vão das 8 às 15h30. Os interessados devem entrar em contato a partir do telefone ou WhatsApp: (31) 99496-3084.
Trajetória e chegada a Belo Horizonte
O Instituto Próxima Geração nasceu do sonho do ex-profissional e agora treinador e empresário Mauro Menezes, que teve grande passagem pelo tênis profissional e depois seguiu carreira como treinador e gerente de programas para clubes e academias. Segundo Menezes, o IPG é fruto do desejo de devolver à sociedade todas as oportunidades que teve em sua grande carreira como tenista.
Em 2018, o Instituto abriu a unidade de São Paulo, que ao longo dos anos atingiu mais de mil crianças. “São Paulo nos deu experiência e gabarito para iniciar o processo de expansão”, conta Menezes. “Nos últimos três anos, o IPG já inaugurou sedes em Recife, Salvador, Monte Mor e agora Belo Horizonte”.
A chegada do projeto à sede mineira foi possível graças ao apoio da Zurich Seguros, empresa que também está patrocinando a edição de 2025 do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul. O projeto “Próximos Campeões” vai ao encontro da estratégia da companhia de apoiar jovens atletas e ter o esporte como uma ferramenta para construir um futuro melhor, que é o propósito da seguradora.
“Apoiar o programa e ajudar o IPG a expandir suas atividades para a capital mineira é uma forma de deixarmos um legado para a cidade que é o berço das nossas raízes no país e que segue sendo muito relevante em nossos negócios”, afirma Nathalia Abreu, gerente de Sustentabilidade da seguradora. “Além disso, o projeto está totalmente em linha com nosso objetivo de apoiar a transformação social através do esporte e com nossa estratégia de sustentabilidade, que visa ampliar o impacto positivo nas comunidades em que atuamos, especialmente a partir do desenvolvimento integral de crianças e jovens”, finaliza.