Newe Seguros aposta em diversificação e tecnologia para crescer dez vezes até 2029

Nosso foco é crescer com produtos que atendam as novas necessidades dos nossos clientes e parceiros, sem renunciar à especialização e agilidade que nos definem”. Rodrigo Motroni

Após enfrentar uma das maiores crises climáticas do Brasil em 2021, quando pagou R$ 1,3 bilhão em indenizações, a Newe Seguros inicia 2025 com uma estratégia renovada e ambiciosa. A companhia está agora em uma nova fase de ampliação de produtos, contratação de executivos e investimentos em tecnologia. O objetivo é ousado: alcançar R$ 1,5 bilhão de faturamento até 2029.

“2024 foi um ano desafiador para o mercado como um todo, com juros altos, menos subvenção e margem apertada para o agricultor, o que impactou as seguradoras. Mesmo assim, conseguimos avançar cerca de 45% em agro, graças ao empenho das nossas equipes e uma reestruturação comercial significativa”, explica Rodrigo Motroni, vice-presidente da Newe Seguros.

Entre os reforços na busca por nomes de peso do mercado, além da contratação feita no início de 2024 do vice-presidente Henrique Camillo, destacam-se o novo diretor Marcos Pereira, contratado em janeiro de 2025 para liderar as áreas comercial, marketing e atendimento ao cliente, e Brunno Oliveira, que assumiu a posição de head de TI. “Outras contratações virão e serão essenciais para oxigenar a companhia e reforçar nosso olhar focado nos clientes e nos parceiros comerciais, como corretores, assessorias e canais especiais”, complementa Motroni.

A Newe Seguros também irá intensificar investimentos em tecnologia para facilitar ainda mais a sua operação. “No passado, muitas seguradoras de Agro, inclusive nós, criaram soluções para cotação que os corretores não queriam. Como temos a vantagem de sermos independentes, o que nos trouxe uma rápida adaptabilidade, construímos um sistema que se conecta ao que eles já utilizam, fortalecemos nosso relacionamento e, consequentemente, o crescimento da carteira em 2024”, destaca Motroni.

Já no segmento de garantia, a estratégia tecnológica foi um acerto. A emissão digital permitiu um salto de 200% nas apólices emitidas de 2023 para 2024. “Queremos replicar esse modelo para outros segmentos, como seguros cibernéticos, o qual aumentamos nossa capacidade de R$ 1 milhão para R$ 12 milhões. Isso nos permite atender desde pequenas até médias empresas”, explica.

No Rural, a empresa desenvolveu estratégias específicas, como parcerias com cooperativas e revendas de insumos agrícolas que atuam junto aos produtores. Segundo Motroni, a mesma estratégia está sendo replicada para outras linhas de negócios, por meio de canais estruturados que tenham sinergia com os produtos que seguradora oferece ao mercado.  

Embora o agronegócio continue sendo uma área importante, a diversificação é uma prioridade para a Newe. A seguradora quer ampliar o seu atual portfólio, que já contempla coberturas para lavoura, equipamentos rurais (linha verde), garantia, fiança locatícia e riscos cibernéticos. 

“Estamos também apostando na ampliação do seguro paramétrico, que tem grande potencial, principalmente em riscos expostos a eventos climáticos, como, por exemplo, geração de energia. É uma solução inovadora que pode apoiar as pessoas, empresas e governos em situações como as catástrofes no Sul do Brasil em 2024, ao mitigar as consequências dos riscos a que estão expostos através desse seguro. Além disso, mantemos um trabalho importante com microprodutores de cacau e umbu na Bahia e no Pará, levando garantia e acesso a um mercado hoje praticamente desassistido”, explica.

Além de fortalecer a operação, a empresa pretende ampliar sua participação em outros segmentos como, por exemplo, RD equipamentos, por meio de plataformas automatizadas para cotação, venda, emissão de apólices e regulação de sinistros. Nos novos planos, também está prevista a realização de cross-sell entre as linhas que a Newe já opera e aquelas que agora entram no portfólio da companhia.

“Contamos com um painel de resseguro amplo e de primeira linha, o que nos traz aprendizado e segurança para encarar desafios futuros. Nosso foco é crescer com produtos que atendam as necessidades reais de nossos clientes e parceiros, sem abrir mão da especialização e da agilidade que nos definem”, conclui Motroni.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS