O Instituto Lean, com mais de duas décadas de atuação no Brasil, tem se destacado ao oferecer soluções para transformar a gestão no setor de seguros. Sob a liderança de Augusto Fonseca, que acumula oito anos de experiência no Instituto e passagens por empresas como Zurich, MAG e SulAmérica, a metodologia Lean tem sido aplicada para solucionar problemas, agilizar processos e conectar as estratégias empresariais à experiência do cliente.
Fonseca enfatiza a necessidade de evolução na gestão tática das seguradoras, destacando três pilares principais do Lean: criar sistemas que conectem o cliente à estratégia da empresa, evitando soluções paliativas. “Atrasos no pagamento de comissões podem ser reflexo de uma goteira que precisa ser consertada, não de algo que se resolve apenas colocando baldes”, exemplifica.
Além disso, programas de treinamento estruturados em até nove meses capacitam equipes para entender problemas e implementar soluções alinhadas à estratégia da empresa. Por fim, ele destaca a importância de garantir que os colaboradores estejam preparados para atender às expectativas dos clientes, especialmente em cenários de crise.
A Zurich Seguros, cliente do Instituto Lean, é um exemplo de sucesso na aplicação dessa metodologia. Segundo Lucía Sarraceno, diretora de Marketing e Clientes, o programa Zurich Lean Experience visa capacitar colaboradores para liderar melhorias nos processos com mais protagonismo. “Lean só se aprende fazendo. As competências são desenvolvidas por meio de aplicações piloto, combinando treinamento e ação, que geram resultados imediatos e criam referências para toda a empresa”, explica.
Desde 2021, o programa implementou mais de 450 melhorias, reduziu cerca de 4 mil horas de trabalho em diferentes diretorias e encurtou 872 dias nos prazos de demandas de clientes, parceiros e colaboradores. Além disso, as palestras realizadas em parceria com o Instituto Lean impactaram 85% dos colaboradores, com uma avaliação NPS de 95%.
Lucía também destacou o impacto da metodologia Lean na experiência de trabalho dos colaboradores. “O engajamento voluntário e massivo dos nossos agentes, trazendo ideias, energia e comprometimento, mostra que a cultura Lean é feita de pessoas para pessoas”, afirmou. Até agora, o programa certificou cerca de 140 colaboradores, reforçando a eficiência em diversas áreas da empresa.
MAG Seguros aposta em metodologia Lean para aprimorar eficiência e qualidade operacional
A MAG Seguros firmou uma parceria estratégica com o Instituto Lean para implementar a filosofia Lean em seus processos internos, com o objetivo de melhorar continuamente a eficiência, a qualidade e a agilidade no atendimento a clientes e parceiros de distribuição. “A filosofia Lean nos permite identificar e eliminar desperdícios, otimizando recursos e agregando valor em todas as etapas de nossa operação. Além disso, essa iniciativa reflete nosso compromisso com a inovação e a excelência operacional”, informou Rafael Rosas, superintendente de produtos digitais da MAG Seguros.
Desde o início do trabalho com o método Lean, em julho de 2023, a MAG Seguros já percebe avanços significativos em seus processos internos. De acordo com a seguradora, as soluções digitais e os serviços de integração via API tornaram-se um diferencial competitivo, garantindo alta disponibilidade e qualidade no atendimento aos parceiros de distribuição.
“Foram realizadas ações importantes, como a introdução de reuniões de Gerenciamento Diário (GD), nas quais analisamos indicadores em desvio e buscamos solucionar os problemas de forma sistemática e na raiz. Isso resultou, por exemplo, na redução do tempo para pagamento de sinistros e na desobstrução das esteiras de análises”, informou Marco Antônio Giorgetti, diretor de operações da MAG Seguros.
A empresa também destacou que conseguiu reduzir para um dia o tempo entre o recebimento, análise e implantação de propostas, além de aumentar a precisão no pagamento de comissões e ajustar controles de emissão de prêmios individuais e grupais. “Algo muito relevante foi estabelecer ainda mais o acompanhamento por indicadores, sempre buscando a solução completa dos problemas, ao invés de ações paliativas que geram custos adicionais no longo prazo”, explicou Giorgetti.
A metodologia Lean também trouxe impactos positivos no engajamento dos colaboradores da MAG Seguros. A seguradora apontou que as práticas adotadas fortaleceram o comprometimento das equipes com a gestão, uma vez que os profissionais passaram a participar ativamente na identificação de melhorias e resolução de problemas.
“Ao perceberem que suas contribuições têm impacto direto nos resultados, o engajamento aumenta, criando um ambiente colaborativo e orientado para a excelência”, concluiu Rosas.
Evento
O Lean Summit 2025, organizado pelo Instituto Lean, será realizado em agosto no Anhembi, com a expectativa de reunir mais de 1,5 mil pessoas. O evento promete fomentar a troca de experiências e apresentar cases de sucesso, consolidando o Lean como uma ferramenta essencial para a transformação da gestão no setor de seguros.