FF Seguros planeja expandir a distribuição de seguros do agro

A seguradora vai fortalecer parcerias e treinamentos de corretores para promover a especialização no atendimento do agronegócio

Fonte: FF Seguros

A FF Seguros valida a expansão da plataforma digital FF Place, que é um ambiente personalizado e automatizado capaz de gerar apólices em cerca de um minuto. A plataforma já opera em outros segmentos da seguradora e será aplicada nas contratações do seguro Patrimonial Rural e Penhor Rural em 2025.

A seguradora está investindo na área de subscrição para aprimorar os processos de análises de propostas. O objetivo é apoiar o produtor no planejamento de safra de soja e milho 2025/26, visando garantir que a contratação do seguro agrícola ocorra no momento ideal, durante a fase de financiamento de custeio, a partir de abril de 2025.

“O plantio só costuma começar em outubro, mas é fundamental que o produtor não tome decisões tardias nem seja impactado por movimentos especulativos de mercado. Recomendamos que o agricultor programe as compras de insumos e invista na proteção da lavoura com antecedência”, orienta Guilherme Frezzarin, head de agronegócios da seguradora FF Seguros.

Além disso, há outras tecnologias aplicadas pela seguradora que facilitam a rotina e o atendimento aos clientes. “Temos ferramentas de sensoriamento remoto, previsão do clima e coleta de vários dados para a avaliação das áreas e registro de histórico de sinistros e outros problemas. As tecnologias nos ajudam nos cálculos de riscos para que possamos oferecer produtos mais assertivos e competitivos, de acordo com as reais necessidades dos produtores”, explica Frezzarin.

A FF também está planejando promover rodadas de conversas com cooperativas e instituições bancárias. De acordo com Diego Caputo, gerente comercial de cooperativas da FF Seguros, o objetivo é fortalecer parcerias, promover treinamentos de corretores especialistas no atendimento do agronegócio para aumentar aderência dos produtos.

“Conhecemos muito bem a rotina do agricultor, a janela de plantio e colheita e as necessidades de mitigação de riscos e proteção da lavoura em cada momento da safra. Nossa meta para 2025 é continuar aprimorando os nossos produtos e capilarizar a distribuição para que a FF esteja cada vez mais presente no campo em regiões estratégicas para produção nacional de grãos”, afirma Caputo.

Perspectivas de safra

O ano de 2024 foi marcado por desafios climáticos e algumas regiões tiveram problemas e perdas durante a safrinha de milho. No entanto, segundo a análise geral da seguradora, considera-se que a safra brasileira de grãos 2023/24 teve uma boa performance.

Até o momento, a perspectiva para 2025 indica que o ano poderá registrar um período de neutralidade climática ou pode ocorrer a incidência do fenômeno La Niña de baixa intensidade, o que seria um panorama favorável para os cultivos agrícolas. No entanto, ainda que a previsão inicial seja otimista, é fundamental proteger as plantações por meio da contratação de um seguro agrícola.

Para apoiar os produtores, a FF Seguros vai oferecer novas condições comerciais e atendimento de excelência, principalmente para clientes que priorizam a agricultura sustentável. “Produtores que investem em boas práticas agrícolas terão condições diferenciadas para contratar o seguro. Nós pretendemos valorizar quem faz o melhor manejo na propriedade”, revela Frezzarin.

Outro destaque previsto para 2025 envolve questões de políticas públicas. Segundo o head de agronegócio, são esperadas mudanças no Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária) que podem limitar o acesso ao programa, impactando o mercado de seguros tradicional. “Acredito que haverá uma adaptação das seguradoras para absorver diferentes demandas de seguro privado em 2025. De modo geral, o setor deseja mais investimentos e melhorias no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR)”, diz Frezzarin.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS