O segmento de corretores de seguros vive um boom de fusões. Foram centenas neste ano e a previsão de especialistas é de que este movimento se intensifique ainda mais em 2025. Uma corretora, no entanto, se destaca neste mar agitado. Fundada em 1932, a corretora Madalozzo Seguros investe em insurtech própria, inova em produtos e jornada do cliente e, consequentemente, cresce organicamente e por meio de aquisições.
Com quase um século de história, a empresa valoriza a experiência de gerações anteriores. Liderada pela quarta geração de executivos, Lucas Madalozzo e Daniel Madalozzo, são movidos pelo amor ao que foi construído por seus antepassados e verdadeiramente comprometidos com a satisfação dos clientes finais pelos serviços que prestam. A corretora encerra este ano com um crescimento notável de 38% em prêmios vendidos em comparação ao ano anterior. “Esse número é relevante considerando a substancial queda de tarifas, especialmente no auto e frotas, e a competitividade das seguradoras em praticamente todos os produtos”, destaca Lucas Madalozzo.
A Madalozzo investiu significativamente em tecnologia através de sua insurtech própria, a Madatech, fundada em 2020. “No Automóvel e Caminhões, tivemos uma excelente evolução em automação e digitalização. Atualmente, com nossas maiores seguradoras, 91% das cotações, efetivações e emissões são feitas por automações em tempo real, sem intervenção humana”, ressalta Lucas.
Isso permitiu que os profissionais focassem onde fazem a diferença: na prospecção e negociação com os clientes. Em outros produtos massificados, como residencial, empresarial PME e vida, a corretora já está integrada nas etapas de cotação e efetivação com as seguradoras. “Para o próximo ano, finalizaremos as demais etapas de pós-venda, buscando criar uma jornada eficiente para nossa equipe e nossos segurados”, diz Daniel.
Com atuação nacional em 34 cidades distribuídas por sete estados, a empresa possui mais de 40 produtos, atendendo tanto o varejo quanto o mercado de médios e grandes riscos. “Em um mercado que projetava desafios de arrecadação, tivemos uma performance satisfatória”, afirma Daniel Madalozzo. A corretora também concluiu seis novas operações de fusões e aquisições em 2024, sustentando sua estratégia de crescimento inorgânico.
Um dos pontos altos do ano foi a melhoria na eficiência operacional. “Comemoramos nosso melhor ano em termos de produtividade. Apesar do aumento relevante de receita e em itens, tivemos uma redução de 18% no número de colaboradores na matriz operacional”, explica Lucas. Esse resultado é atribuído aos avanços tecnológicos e à revisão de processos internos. “Devemos essa conquista às seguradoras que nos apoiaram muito em 2024, abrindo as portas nas áreas de produtos e de tecnologia”, complementa Daniel.
Historicamente, a Madalozzo tem uma equipe ativa no desenvolvimento conjunto com as seguradoras de soluções para nichos pouco atendidos. “Destacamos o ramo de Equipamentos e de Caminhões, especialmente rebocadores e semi-reboques, que possuem aceitações mais limitadas no mercado”, comenta Lucas. A empresa tem três décadas de participação em projetos que aceleraram nos últimos cinco anos, especialmente em caminhões e frotas. “Estamos otimistas com os resultados e o apoio das seguradoras envolvidas”, acrescenta Daniel.
Assumindo a responsabilidade como corretores, a empresa lançou em novembro de 2024 a Madaz, sua agência de marketing e publicidade. “O objetivo é levar ao público a importância do seguro e as evoluções do nosso mercado com uma comunicação leve e descontraída”, explica Lucas. A campanha pretende tirar a impressão de muitos clientes de que o mercado é atrasado e chato. “Tivemos um pequeno teaser nas nossas redes sociais sobre esse lançamento no início de dezembro, mas estamos animados com o que está por vir em 2025”, revela Daniel.
A visão estratégica da Madalozzo inclui também a evolução tecnológica. “Iniciamos nosso projeto de tecnologia própria em 2016, nadando contra a correnteza das teses dos investidores internacionais que apostavam na venda direta pelas seguradoras”, lembra Lucas. Essa aposta se mostrou acertada. “O cenário se inverteu completamente a partir de 2023, quando os investidores perceberam que o corretor de seguros é a grande força de propagação da cultura do seguro, especialmente em países latinos como o Brasil”, enfatiza Daniel.
Valorizar seus talentos é uma das bases do bom desempenho da corretora. Com mais de 300 colaboradores e atendendo a mais de 100 mil clientes ativos, a Madalozzo Seguros reforça seu compromisso com a inovação e a eficiência. “Esse diferencial de produtividade permite treinar e remunerar nossa equipe cada vez mais. Em 2024, tivemos nosso recorde de promoções na matriz”, destaca Lucas.
Para 2025, o otimismo vem de todos da empresa. “Tendo a oportunidade de escutar de primeira mão nosso avô, que completou 90 anos em 2024, é nítido o desenvolvimento do nosso mercado”, comenta Daniel. “Entendemos que o aumento da participação do seguro no Brasil depende do desenvolvimento constante de produtos, de uma jornada fluida e da evolução da cultura do brasileiro sobre o seguro”, acrescenta Lucas. A empresa continua focada em expandir sua atuação e contribuir para o crescimento do mercado de seguros no país. “Sem dúvida, a Madalozzo continuará fazendo a sua parte em 2025”, afirmam aos irmãos.