Corretora Madalozzo Seguros aposta em insurtech própria, faz aquisições e avança na conquista de clientes

"Entendemos que o aumento da participação do seguro no Brasil depende do desenvolvimento constante de produtos, de uma jornada fluida e da evolução da cultura do brasileiro sobre o seguro", comentam os irmãos

O segmento de corretores de seguros vive um boom de fusões. Foram centenas neste ano e a previsão de especialistas é de que este movimento se intensifique ainda mais em 2025. Uma corretora, no entanto, se destaca neste mar agitado. Fundada em 1932, a corretora Madalozzo Seguros investe em insurtech própria, inova em produtos e jornada do cliente e, consequentemente, cresce organicamente e por meio de aquisições.

Com quase um século de história, a empresa valoriza a experiência de gerações anteriores. Liderada pela quarta geração de executivos, Lucas Madalozzo e Daniel Madalozzo, são movidos pelo amor ao que foi construído por seus antepassados e verdadeiramente comprometidos com a satisfação dos clientes finais pelos serviços que prestam. A corretora encerra este ano com um crescimento notável de 38% em prêmios vendidos em comparação ao ano anterior. “Esse número é relevante considerando a substancial queda de tarifas, especialmente no auto e frotas, e a competitividade das seguradoras em praticamente todos os produtos”, destaca Lucas Madalozzo.

A Madalozzo investiu significativamente em tecnologia através de sua insurtech própria, a Madatech, fundada em 2020. “No Automóvel e Caminhões, tivemos uma excelente evolução em automação e digitalização. Atualmente, com nossas maiores seguradoras, 91% das cotações, efetivações e emissões são feitas por automações em tempo real, sem intervenção humana”, ressalta Lucas. 

Isso permitiu que os profissionais focassem onde fazem a diferença: na prospecção e negociação com os clientes. Em outros produtos massificados, como residencial, empresarial PME e vida, a corretora já está integrada nas etapas de cotação e efetivação com as seguradoras. “Para o próximo ano, finalizaremos as demais etapas de pós-venda, buscando criar uma jornada eficiente para nossa equipe e nossos segurados”, diz Daniel.

Com atuação nacional em 34 cidades distribuídas por sete estados, a empresa possui mais de 40 produtos, atendendo tanto o varejo quanto o mercado de médios e grandes riscos. “Em um mercado que projetava desafios de arrecadação, tivemos uma performance satisfatória”, afirma Daniel Madalozzo. A corretora também concluiu seis novas operações de fusões e aquisições em 2024, sustentando sua estratégia de crescimento inorgânico.

Um dos pontos altos do ano foi a melhoria na eficiência operacional. “Comemoramos nosso melhor ano em termos de produtividade. Apesar do aumento relevante de receita e em itens, tivemos uma redução de 18% no número de colaboradores na matriz operacional”, explica Lucas. Esse resultado é atribuído aos avanços tecnológicos e à revisão de processos internos. “Devemos essa conquista às seguradoras que nos apoiaram muito em 2024, abrindo as portas nas áreas de produtos e de tecnologia”, complementa Daniel.

Historicamente, a Madalozzo tem uma equipe ativa no desenvolvimento conjunto com as seguradoras de soluções para nichos pouco atendidos. “Destacamos o ramo de Equipamentos e de Caminhões, especialmente rebocadores e semi-reboques, que possuem aceitações mais limitadas no mercado”, comenta Lucas. A empresa tem três décadas de participação em projetos que aceleraram nos últimos cinco anos, especialmente em caminhões e frotas. “Estamos otimistas com os resultados e o apoio das seguradoras envolvidas”, acrescenta Daniel.

Assumindo a responsabilidade como corretores, a empresa lançou em novembro de 2024 a Madaz, sua agência de marketing e publicidade. “O objetivo é levar ao público a importância do seguro e as evoluções do nosso mercado com uma comunicação leve e descontraída”, explica Lucas. A campanha pretende tirar a impressão de muitos clientes de que o mercado é atrasado e chato. “Tivemos um pequeno teaser nas nossas redes sociais sobre esse lançamento no início de dezembro, mas estamos animados com o que está por vir em 2025”, revela Daniel.

A visão estratégica da Madalozzo inclui também a evolução tecnológica. “Iniciamos nosso projeto de tecnologia própria em 2016, nadando contra a correnteza das teses dos investidores internacionais que apostavam na venda direta pelas seguradoras”, lembra Lucas. Essa aposta se mostrou acertada. “O cenário se inverteu completamente a partir de 2023, quando os investidores perceberam que o corretor de seguros é a grande força de propagação da cultura do seguro, especialmente em países latinos como o Brasil”, enfatiza Daniel.

Valorizar seus talentos é uma das bases do bom desempenho da corretora. Com mais de 300 colaboradores e atendendo a mais de 100 mil clientes ativos, a Madalozzo Seguros reforça seu compromisso com a inovação e a eficiência. “Esse diferencial de produtividade permite treinar e remunerar nossa equipe cada vez mais. Em 2024, tivemos nosso recorde de promoções na matriz”, destaca Lucas. 

Para 2025, o otimismo vem de todos da empresa. “Tendo a oportunidade de escutar de primeira mão nosso avô, que completou 90 anos em 2024, é nítido o desenvolvimento do nosso mercado”, comenta Daniel. “Entendemos que o aumento da participação do seguro no Brasil depende do desenvolvimento constante de produtos, de uma jornada fluida e da evolução da cultura do brasileiro sobre o seguro”, acrescenta Lucas. A empresa continua focada em expandir sua atuação e contribuir para o crescimento do mercado de seguros no país. “Sem dúvida, a Madalozzo continuará fazendo a sua parte em 2025”, afirmam aos irmãos.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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