Corretora Alper adquire a De Caprio e reforça liderança em seguros de transportes de cargas

Operação posiciona a corretora de seguros como líder no setor de seguros para transportes no mercado brasileiro. Além disso, essa é a 3ª aquisição estratégica realizada pela Alper, em 2024, e representa sua 26ª filial

A Alper Seguros, uma das maiores corretoras de seguros do Brasil, anunciou nesta segunda-feira (30/12) a aquisição da De Caprio Corretora de Seguros, consolidando sua estratégia de expansão no mercado de transportes de cargas. Sob a liderança de Marcos Couto, CEO da Alper, esta é a 20ª aquisição da corretora, sendo a quinta no segmento de transportes de carga e a terceira realizada em 2024. A expectativa é que, até 2025, a Alper se torne a maior corretora brasileira nesse setor.

A De Caprio, com sede em Santos (SP), possui 40 anos de atuação, é referência no segmento de transportes e conta com mais de mil clientes ativos. A corretora emitiu cerca de R$ 70 milhões em prêmios no último ano, com 96% de sua receita oriunda de seguros de transportes de carga. O histórico da companhia soma mais de 25 mil faturas emitidas, 13 milhões em indenizações e mais de 3 milhões de embarques gerenciados. “O Brasil, por suas características logísticas, apresenta desafios únicos que tornam o seguro de transportes essencial para a economia nacional. Nosso objetivo sempre foi liderar esse segmento, e a aquisição da De Caprio reforça essa missão”, comentou Couto em entrevista ao Sonho Seguro.

O CEO também destacou o perfil da empresa adquirida, liderada pelos irmãos Luís e Rodolfo De Caprio, que possuem profunda expertise no setor. Os 31 colaboradores da corretora serão integrados à equipe da Alper, que passa a estar presente, além da Baixada Santista, em outros polos estratégicos para o transporte de cargas, como Itajaí (SC), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Feira de Santana (BA).

O setor de seguros de transporte tem apresentado crescimento robusto, com aumento médio de dois dígitos ao ano, mesmo em cenários econômicos desafiadores. O CEO da Alper explicou que o volume transportado no país cresce independentemente do comportamento do PIB, sendo precificado com base na distância percorrida e no volume transportado. Além disso, fatores como o risco de roubo de cargas e a alta incidência de acidentes em longas distâncias tornam esse tipo de seguro indispensável.

“Nosso país, com dimensões continentais, exige soluções robustas de gerenciamento de riscos, especialmente em modais rodoviários, ferroviários e marítimos. A Alper se diferencia ao oferecer consultoria em inteligência de riscos por meio da célula Proteção 360, que analisa rotas e cargas com maior exposição, integrando tecnologia e gestão estratégica para evitar sinistros”, comenta Couto.

A Alper projeta um crescimento ainda mais agressivo nos próximos anos, sustentado por aquisições estratégicas e pela consolidação de seu portfólio em áreas-chave, como transportes e agronegócio. Couto ressaltou que o mercado de corretagem de seguros é altamente pulverizado, o que gera inúmeras oportunidades de aquisição para empresas bem estruturadas como a Alper.

“Nosso foco é adquirir empresas que tragam alta especialização e executivos experientes. Além de consolidar nossa posição no mercado de transportes, continuaremos expandindo em outros setores. Não estamos reinventando a roda, mas aplicando uma estratégia testada e eficiente, que oferece liquidez e sucessão para corretores independentes”, afirmou o CEO.

Com a aquisição da De Caprio, a Alper inaugura sua 26ª filial e reforça sua posição como referência em seguros de transportes no Brasil. “A meta de liderança nacional nesse segmento até 2025 está cada vez mais próxima, confirmando o compromisso do grupo com a excelência e inovação no setor de corretagem de seguros”, finaliza o CEO da Alper.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS