Em coletiva realizada hoje, a presidente da Brasilprev, Ângela Assis, destacou o lançamento de um modelo inédito no mercado: a contratação de planos de previdência complementar diretamente pelo WhatsApp. A iniciativa, pioneira no setor, busca democratizar o acesso à previdência privada, especialmente para as classes C e D, e posicionar a Brasilprev como referência em inovação e inclusão financeira.
“A longevidade traz desafios importantes para o futuro. Precisamos cuidar da saúde física, mental e, principalmente, financeira dos brasileiros. Com essa nova jornada, oferecemos uma solução acessível, direta e segura para milhões de pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de se planejar financeiramente”, ressaltou Ângela Assis.
O WhatsApp da Brasilprev, que já acumula cinco anos de experiência em conversas e conta com mais de 1,1 milhão de usuários, é o primeiro canal do mercado a permitir a contratação de planos de previdência diretamente pelo aplicativo. Atualmente em fase piloto, a iniciativa abrange produtos como PGBL, VGBL e o plano júnior, voltado para filhos e netos, com uma contribuição mínima de R$ 100.
“A contratação via WhatsApp elimina a necessidade de interação com bancos ou consultores, algo fundamental para atender públicos de menor renda que tradicionalmente enfrentam barreiras para acessar a previdência. Apesar de ser uma experiência nova, já observamos bons índices de conversão, especialmente considerando que estamos no que chamamos de ‘venda em mar aberto’”, explicou Ângela.
Um dos principais pontos de fricção no modelo atual é o método de pagamento, hoje restrito a boletos. A empresa planeja implementar o Pix recorrente quando for lançado pelo Banco Centroa, previsto para março de 2025, o que promete simplificar ainda mais o processo.
Atualmente, a Brasilprev oferece a contratação de planos individuais, tanto na modalidade PGBL quanto VGBL, por meio do WhatsApp, com uma contribuição mensal mínima de R$ 100,00. O modelo disponibiliza cinco fundos de renda fixa, com taxas de 1,50%, e 12 fundos multimercado, com taxas que variam de 1,40% a 2,40%. Além disso, com o uso de inteligência artificial, a empresa identifica o perfil do cliente e oferece uma carteira sugerida, personalizada e adequada às suas necessidades financeiras.
Campanha digital “Seu futuro te agradece”
Como parte da estratégia para promover o novo canal e reforçar a importância do planejamento financeiro, a Brasilprev lança a campanha digital “Seu futuro te agradece”, que provoca as pessoas a refletirem sobre o futuro. “Temos a intenção de provocar a geração Z a pensar em previdência, algo que está a 30 anos de distância. Esse é um grande desafio”, afirmou Ângela.
A presidente também destacou que não existem casos de sucesso de venda de previdência privada online no Brasil ou no mundo, muito menos por meio do WhatsApp, uma rede que tem forte adesão no Brasil, mas não em outros mercados. “As subsidiárias da nossa sócia Principal ficam curiosas para entender o uso explosivo do WhatsApp aqui no Brasil. Em outras partes do mundo, como na América Latina, os clientes e consultores não têm tanta adesão a essa ferramenta”, observou.
Além da inovação no WhatsApp, a Brasilprev investe em inteligência artificial para oferecer uma experiência personalizada aos clientes. Um chatbot com suporte avançado utiliza AI generativa e analítica para atender mais de 2 mil clientes e já impulsionou negócios que somam R$ 12 bilhões. A estratégia digital da empresa também foi responsável por 32% das transações financeiras em 2024, movimentando mais de R$ 2 bilhões.
A presidente destacou que o lançamento do canal via WhatsApp é um passo essencial para democratizar o acesso à previdência, especialmente em um país com baixa educação financeira e marcado por desigualdades. “Estamos construindo uma relação direta e segura com nossos clientes, algo que nunca foi feito no setor. É um exemplo de como a Brasilprev inova para transformar a previdência em algo mais acessível e relevante para a sociedade”, concluiu Ângela.
O plano piloto do WhatsApp será ampliado a partir de janeiro de 2025, com campanhas e suporte especializado para atrair novos públicos. A empresa acredita que esta iniciativa terá um impacto significativo na inclusão financeira e no planejamento para o futuro dos brasileiros.