Quer entender qual o cenário atual e as tendências para 2025 do mercado de seguros, que deve encerrar o ano com vendas próximas a R$ 400 bilhões? Então acompanhe as notícias sobre o CQCS Insurtech & Inovação, maior evento de inovação em seguros da América Latina, que acontece dias 12 e 13 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. Praticamente 100% do PIB de seguros está presente no evento.
A programação do CQCS Insurtech & Inovação 2024 é dividida em duas partes: pela manhã, o evento oferece palestras dos Keynote Speakers — líderes globais em inovação e proteção — que trarão suas perspectivas sobre o futuro dos seguros, com a participação de especialistas da América Latina, Europa, Ásia e América do Norte.
No período da tarde, o evento disponibiliza painéis simultâneos em cinco salas, onde serão discutidas diretrizes e oportunidades de crescimento para o setor. Essas sessões permitirão que o público conheça experiências de players importantes de diferentes países e discuta novas formas de expandir o mercado de seguros de forma mais conectada e inclusiva.
Praticamente impossível acompanhar todos os debates, mas o Sonho Seguro elegeu alguns temas prioritários para a cobertura, usando também notícias do CQCS, com o devido link para a leitura completa das matérias. Este post será atualizado até quinta-feira, com a cobertura se encerrando no pós evento diante da sua grandiosidade.
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A inteligência artificial e o seguro se conectam a todo instante. No dia 12/11 foi o primeiro dia do CQCS Insurtech & Inovação e levou os mais de dois mil participantes à reflexão sobre o papel da tecnologia, destacando a importância da inteligência humana.
Pedro London, diretor executivo do CQCS, realizou a abertura do evento e iniciou seu discurso agradecendo a presença de todos. Ele valorizou a jornada de trabalho ao lado do Gustavo Doria Filho, idealizador do evento. “É uma alegria caminhar ao lado de um amigo, onde aprendo a todo o instante com sua liderança e proatividade, em todos os momentos”.
Gustavo Doria Filho, fundador do CQCS, lembrou que a chegada da Inteligência Artificial no Mercado de Seguros gerou inquietação para os profissionais do setor, que se viram diante da possibilidade do trabalho humano ser substituído pela tecnologia, porém, as iniciativas técnicas auxiliam os procedimentos no que diz respeito a Formatação de Produtos, Precificação, Gerenciamento de Riscos, Atendimento ao Cliente, Assistência 24 horas, Gestão das Indenizações, Renovações e Relações com os Corretores.
“Nós chegamos a conclusão de que a Inteligência Artificial está em todo lugar e nos perguntamos onde o ser humano fica nessa jornada. Temos muito a caminhar. É preciso haver o trato adequado e isso precisa acontecer em todas as companhias. Os sistemas ainda não se integram e é preciso organização. Sozinha, a tecnologia não consegue se colocar no lugar do ser humano. A real transformação virá de uma maneira rápida e quanto mais humanos formos, menor a possibilidade da Inteligência Artificial dominar a inteligência humana”, concluiu.
O diretor presidente da Bradesco Vida e Previdência, Jorge Nasser, destacou que a inteligência artificial não é coisa do futuro: é passado e presente. No entanto, é preciso saber utilizá-la da maneira correta, especialmente no Mercado de Seguros. Apesar da importância, a IA não conseguirá substituir o que é humano, a empatia, emoção, tolerância e a proximidade daquilo que é o entendimento e a realidade das pessoas.
O tema “Como a tecnologia e a inovação vão transformar o seguro nos próximos anos” foi pauta do debate que reuniu Ivan Gontijo, Presidente do Grupo Bradesco Seguros, Paulo Kakinoff, CEO do Grupo Porto, Eduardo Dal Ri, CEO do Grupo HDI e Felipe Montenegro, CEO da Caixa Seguridade. A discussão evidenciou o compromisso das liderança sem tornar o seguro cada vez mais acessível, eficiente e personalizado, destacando a união da Inteligência Artificial, análise de dados e plataformas digitais para fortalecer uma indústria conectada é centrada no cliente, onde as experiências digitais facilitam a o dia a dia de todos os envolvidos e ajudam a impulsionar um futuro promissor e inovador.
Hoje, 14, o CEO da MAG Seguros, Helder Molina, receberá em sua casa cerca de 80 representantes da Central Única das Favelas (CUFA) do mundo inteiro, que participam do G20, grupo que reune as maiores economias do mundo. “Minha família está no setor de seguros há muitos anos, mas esse é o projeto da minha vida”, afirmou Molina. “Quero ir embora e deixar algo importante como este projeto”, disse ele durante o evento CQCS Insurtech & Inovação. A CUFA está envolvida no G20 por meio do G20 Favelas, uma iniciativa que visa levar as demandas das favelas para o cenário global. Trata-se de uma cúpula social organizada pelo governo brasileiro para ampliar a participação da sociedade civil nas decisões do G20, no evento que acontece no Rio entre 14 e 16 de novembro.
No primeiro dia do evento, a sala Marcelo Blay, debateu o tema “A Tecnologia e os Seguros de Vida e Previdência – Para onde estamos indo?”. Estiveram presentes no painel o Presidente da Bradesco Vida e Previdência e da Bradesco Capitalização, Jorge Nasser, a Presidente da Brasilprev, Ângela Assis e o Presidente da MetLife Brasil, Breno Gomes. os especialistas refletiram sobre o compromisso das seguradoras em adaptar seus processos e utilizar inovações tecnologias para otimizar a gestão de riscos e a experiência do cliente. Visando um futuro mais conectado e ágil, os produtos estão cada vez mais alinhados às principais expectativas dos consumidores, prometendo ainda avanços significativos para os próximos anos.
CQCS SEGURO E PREVIDÊNCIA EM TRANSFORMAÇÃO
“Seguros e Previdência em Constante Transformação”, reuniu três grandes nomes do setor que compartilharam suas perspectivas sobre como a longevidade, as novas tecnologias e as mudanças no comportamento dos consumidores estão moldando o futuro dos produtos de seguros e previdência no Brasil. Na sala denominada “Vinicio Fonseca”, Nilton Molina, presidente do Instituto de Longevidade da MAG, Silas Kasahaya, CEO da Samplemed, e Alexandre Dominguez, CEO da ALM, discutiram como o mercado de seguros e previdência está se adaptando a um cenário em constante evolução.
CQCS DADOS E AI EM SEGURO DE PESSOAS
O tema “Dados e Inteligência Artificial transformando o seguro de pessoas e previdência”. Estiveram presentes no painel o Presidente do Fórum Mário Petrelli, Marco Antonio Gonçalves, o CEO da CAPEMISA Seguradora, Jorge Andrade e o Presidente da PrevData, Carlos de Paula. Os especialistas destacaram os impactos transformadores dos dados e da Inteligência Artificial para o Mercado de Seguros. A troca de ideias ressalta como as tecnologias estão permitindo que as seguradoras personalizem produtos, otimizem processos e ofereçam uma experiência mais eficiente, tornando o setor mais ágil, preciso e preparado para atender às novas demandas, consolidando uma era modificada para os serviços de seguros.
Jailson Meireles, diretor da Confitec; Rodrigo Botti, executivo do mercado financeiro; e Eduardo Toledo, vice-presidente de Resseguros da Alper Seguros participaram do painel intitulado “Resseguro na Era Digital”. Questionado sobre a democratização do resseguro no Brasil, Eduardo Toledo, vice-presidente da Alper Seguros, destacou o progresso que o país tem feito nesse sentido. “Estamos dando passos largos, e o Brasil é um mercado com potencial decisivo para esse setor. Acho que estamos no caminho certo, e o país vem se preparando, apesar de ainda sermos novos nesse conceito,” concluiu Toledo, demonstrando otimismo quanto à evolução do mercado de resseguros no território nacional.
Valdirene Secato, diretora executiva da Bradesco Seguros, Rafael Domingues Conessa, diretor comercial e marketing CAIXA Vida e Previdência, e Pedro London, diretor executivo do CQCS Conhecimento debateram sobre ‘Capacitando em Seguros para a era exponencial’. Durante o evento, Pedro London lançou, em primeira mão, o CQCS Conhecimento, a plataforma de educação do CQCS, a maior comunidade de profissionais do setor de seguros do mundo. Em parceria com a Suhai Seguradora, o CQCS conta com um case, a Suhai Capacita, que tem aulas ao vivo, atividades externas, com certificados, acesso a vídeos, podcasts e outros conteúdos em diferentes formatos bem como a gamificação integrados com dados. “A gente tem, hoje, mais de 40 mil cadastros. Sabemos o quanto a vida dos parceiros é corrida e, ainda assim, alcançamos mais de 25 mil acessos único”, disse.
Otimizar processos, ampliar a análise de grande volume de dados e personalizar produtos são algumas das possibilidades que a inteligência artificial proporciona aos mais variados segmentos. Devido à presença cada vez maior dessa tecnologia no dia a dia de pessoas e empresas, o CQCS Insurtech & Inovação 2024, evento que teve início nesta terça-feira (12/11), em São Paulo, trouxe o tema para o painel “Capitalização na Era da IA e do Digital”. O presidente da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), Denis Morais, participou do debate abordando as principais aplicações dessa ferramenta no setor. Ele destacou ainda as questões de governança e segurança envolvidas nesse processo.
Durante o CQCS Insurtech Inovação, realizado em São Paulo, Mirka Vahtera, líder de contas estratégicas de seguros e Llder da EMEA na ICEYE, detalhou o apoio oferecido pela empresa a empresas e governos na resposta a inundações, tanto no Brasil quanto em outras regiões afetadas por desastres naturais.
O painel “Reinventando o Seguro de Vida Todo Dia” trouxe para discussão os desafios e oportunidades do mercado de seguros de vida no Brasil. O debate contou com a presença de Nuno David, diretor comercial de marketing da MAG Seguros, Ramon Gomez, vice-presidente comercial da MetLife, e Rogério Araújo, sócio da TGL Corretora de Seguros.
O debate reforçou a necessidade de inovar no setor, buscando um equilíbrio entre a evolução tecnológica e a inclusão de um público diverso e, muitas vezes, desassistido. Os participantes enfatizaram a importância de adaptar o seguro de vida às diferentes realidades do Brasil e de investir em educação para que a população entenda e valorize a proteção financeira proporcionada pelo seguro.
Caribou Honig destacou os principais limites do conhecimento e das inovações. O Sócio Geral da SemperVirens, destacou ser importante lembrar que as ações no setor de seguros impactam diretamente as pessoas. Embora tecnologias sejam celebradas e ofereçam avanços, também trazem desafios e implicações. “Muitas recebemos propostas de seguros com valores variados, algumas sem coberturas essenciais, como incêndio, e até recusas de empresas que não estavam interessadas em oferecer apólices. Em uma das cotações. Essas experiências expõem um “mercado perdido”, onde há uma necessidade real, mas os produtos oferecidos não atendem às expectativas e necessidades dos consumidores. Precisamos ser conscientes do impacto que as escolhas do setor de seguros causam nas pessoas e na sociedade”, disse.
Manuela Diviach, head de Operações, Organização e Dados da Allianz SE, apresentou uma visão detalhada sobre o papel da confiança e da transformação digital como pilares de sucesso a longo prazo na era da inteligência artificial. Ela destacou que empresas centenárias, como a Allianz, a Coca-Cola e o JP Morgan, compartilham mais do que apenas sua longevidade: sustentam sua posição de liderança por meio da capacidade de inovar e de manter a confiança como valor central em suas operações. “A confiança é o valor fundamental, e somos reconhecidos no setor financeiro como uma das empresas mais confiáveis do mundo. No entanto, ela deve evoluir junto com os desafios, especialmente no contexto da inovação tecnológica”, afirmou Diviach.
Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox, Eduardo Viegas, vice-presidente de Operações da Kovr Seguradora, e Antonio Sánchez, vice-presidente do Departamento de Dados e Conectividade da Solera, estiveram no painel “Dados na Criação de Novos Negócios”. Os especialistas discutiram as melhores práticas para coletar, analisar e interpretar dados, transformando informações brutas em insights valiosos que ajudam na tomada de decisões estratégicas.
Durante o painel “Precificação Inteligente & Tecnologia”, Alexandre Schujmann, CEO e fundador da Cost House, Ricardo Lachac, head LATAM da Earnix, e Gilvan Braz, consultor de mercado da CARBIGDATA, abordaram a importância da análise de dados e inteligência artificial na definição de preços mais precisos e competitivos. A tecnologia está transformando a precificação de produtos e serviços, oferecendo soluções que permitem uma definição de preços mais precisa e competitiva.
CQCS SANDBOX, RESSEGURO E CAPITAL DE RISCO
Camila Leal Calais, sócia do Mattos Filho, Rafaela Barreda, diretora-presidente do Lloyd’s Brasil, e Rafaela Andrade, partner da Mundi Ventures, debateram o “Sandbox, Resseguro e Capital de Risco: Caminhos de Inovação para o Seguro” do CQCS Insurtech & Inovação 2024, destacaram como as empresas oferecem um ambiente controlado para a experimentação de novas soluções e tecnologias, permitindo que seguradoras testem produtos inovadores, o que estimula a criatividade e a agilidade.
No painel “MGA como modelo de ampliar possibilidades de proteção a novos riscos” no primeiro dia do CQCS Insurtech e Inovação 2024, Daniel Lamboy, CUO da Latú, Adriano Guatimosim, sócio do escritório de advocacia Mattos Filho, e Solon Barreto, vice-presidente comercial da Alba Seguradora, discutiram o impacto crescente das MGAs no setor de seguros, especialmente no que diz respeito à maior agilidade, inovação e regulação.
De acordo com Tunde Saloko, CEO do Africa Insurtech Lab, o gap de proteção na África é grande e exige atenção: “A África tem uma população de 1,6 bilhão de pessoas localizada no centro do globo. Quando você olha esse continente, [percebe que] tem uma penetração de menos de 3%”, disse o executivo. Pensando nisso, os trabalhos da empresa africana – que agrega todas as partes interessadas no mercado de seguros e tecnologia – giram em torno de três setores verticais principais, sendo a criação de empreendimentos um dos focos principais. O compromisso é de construir e co-construir empreendimentos inovadores centrados em seguros, destinados a resolver problemas da massa.
O tema “O Seguro minimizando perdas em tempos de mudanças climáticas” foi debatido por Rivaldo Leite, CEO de Seguros do Grupo Porto, Adiel Avelar, presidente da Copart Brasil, e pelo CEO da Sancor Seguros. Eles evidenciaram o importante papel do seguro na minimização de perdas causadas por desastres naturais, especialmente em um cenário de mudanças climáticas. A discussão entre os líderes ressaltou como a adaptação às novas condições climáticas vem transformando a maneira como as seguradoras oferecem proteção e enfrentam os desafios rápidos pelo aumento da frequência e intensidade dos eventos climáticos.
Painel “Tecnologia e Inovação criando novos mercados em seguro Auto’ contou com apresentação, Eduardo Borges, vice-presidente do Grupo Autoglass e head da Maxpar, Patrícia Chacon, COO da Porto Seguro, e Rafael Ramalho, vice-presidente de auto do Grupo HDI, foram os convidados. A discussão reforçou a importância de adaptar produtos e serviços às necessidades específicas dos consumidores, com foco em eficiência e acessibilidade. O movimento impulsiona o crescimento do setor bem como a inclusão de um público mais amplo no mercado de seguros automotivos, mostrando que a inovação é essencial para manter a competitividade e a relevância no setor.
“Formatação de produtos para um mercado em constante transformação” foi tema do painel que contou com a presença de Igor Mascarenhas, CEO da Pier; Alfredo Lalia Neto, CEO da SOMPO; e Eduardo Juliano, Superintendente Executivo de Seguros da Núclea, que debateram os desafios e as estratégias de adaptação de produtos em um cenário de constantes mudanças. Alfredo Lalia Neto, CEO da SOMPO, compartilhou como a companhia tem adotado a inteligência artificial para melhorar a subscrição de produtos e o gerenciamento de riscos. “Recebemos, em média, três milhões de processos, e com isso utilizamos uma ferramenta que analisa esses casos, trazendo agilidade e precisão na aprovação das seleções na carteira de clientes, além de precificação e gerenciamento de riscos”, explicou. Segundo ele, a inteligência artificial tem permitido alcançar uma precisão quase artística no processo de subscrição, sendo fundamental para a SOMPO se manter na liderança do segmento de seguros de transportes.
Bruno Porte, vice-presidente tecnologia e transformação da AXA Brasil, Daniel Nogueira, Superintendente de Desenvolvimento Tecnológico da Wiz Co, e Domingos Monteiro, CEO da Neurotech, para debaterem sobre “Data-Driven Insurance: Estratégias para a Inovação”. Com foco em estratégias data-driven, os palestrantes exploraram o papel fundamental da tecnologia na transformação do mercado, destacando como o uso inteligente de dados pode aumentar a precisão, personalização e eficiência dos serviços de seguros. O painel reforçou a importância de uma abordagem orientada por dados para atender às demandas do consumidor moderno, otimizar operações e criar novas oportunidades de inovação no setor.
“Plataformas e Balcões ampliando a penetração do Seguro” com Caio Valli, diretor de canais proprietários e estratégia da Wiz Co, Mauro Santos, sócio da Safe2Go, e Devanir Brisola, gerente de desenvolvimento de negócios da Sicredi. O painel trouxe discussões fundamentais sobre como plataformas e balcões estão promovendo a expansão da penetração do seguro no Brasil. As perspectivas abordadas reforçam o papel das insurtechs e de novos canais de distribuição no alcance a novos públicos, bem como na ampliação da inclusão financeira, ressaltando a importância de parcerias e soluções digitais no fortalecimento do mercado de seguros no país, mas, sem deixar o corretor de fora do processo.
O tema “Inteligência de Dados que Turbinam o Mercado de Seguros Financeiros”. O debate contou com a presença de importantes líderes do setor: Roque de Holanda, CEO da Junto Seguros; Eduardo Juliano, Head de Seguros da Núclea; e Felippe Astrachan, CEO da Avla. Esse painel destacou como os líderes do setor estão encarando os desafios e explorando as oportunidades oferecidas pela tecnologia de dados, mostrando que o mercado segurador, com a base certa, está pronto para abraçar uma nova era de eficiência e inovação.