CCS-SP promove evento em homenagem à diretora da Porto Eva Miguel

Marcado pela emoção, encontro registrou o reconhecimento dos corretores de seguros ao dedicado trabalho da profissional ao longo de 39 anos.

Por Márcia Alves, de São Paulo

O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) realizou um encontro especial, fora do calendário do seu tradicional almoço mensal, para homenagear a diretora Comercial da Porto, Eva Miguel, que encerra sua carreira de 39 anos na seguradora neste ano. O evento foi realizado no dia 27 de novembro, no Il Ristorante Famiglia Mancini, com a participação de membros da diretoria Comercial da Porto, associados e lideranças dos corretores de seguros.

O mentor do CCS-SP, Álvaro Fonseca, relatou que não foi fácil manter em segredo a homenagem surpresa à Eva Miguel. “Quando receberam o convite, muitos me perguntaram o motivo do almoço, mas eu não podia dizer. Peço desculpa por tanto suspense”, disse. Em seguida, ele justificou: “É um almoço especial para agradecermos a você, Eva, tudo o que fez pelo mercado e pela categoria”.

O sucessor de Eva Miguel no cargo, Emerson Valentim, responsável pela área Comercial da diretoria de SP Capital e Metropolitana da Porto, lembrou que dois anos atrás, por ocasião da posse do mentor Álvaro Fonseca no CCS-SP, foi apresentado já como substituto da diretora. “Agora, tenho a honra de apresentar o meu amigo e parceiro Rodrigo Vasconcelos, que assumirá a diretoria da Capital Metropolitana”, disse.

Emocionado, Valentim se recordou do seu primeiro encontro com Eva Miguel, há 15 anos, justamente no período em que ocorreu a fusão da Itaú Seguros com a Porto. Na época, recém-casado e com a esposa grávida, ele temia por seu futuro profissional. “O almoço que deveria durar 1 hora, terminou quase 3 horas depois. A Eva cancelou a sua agenda e me disse para confiar no processo, porque a Porto era muito justa, cuidava das pessoas”.

Valentim disse, ainda, que jamais imaginou que teria a oportunidade de suceder a Eva Miguel. “Sinto-me honrado por você ter me confiado essa missão e por poder dar sequência ao seu maravilhoso trabalho. Estamos aqui para homenageá-la por ter realizado com maestria o seu trabalho e por ser responsável pelo crescimento de tantas pessoas. Receba o abraço de todos os corretores”, disse. Todos os convidados se levantaram e aplaudiram longamente.

Homenagem do CCS-SP

O mentor Álvaro Fonseca também se recordou de quando conheceu Eva Miguel. “Ela é uma companheira de longa data, à qual agradecemos por seu carinho e dedicação aos corretores de seguros”, disse. Em seguida, ele entregou uma placa do CCS-SP para a homenageada, ressaltando o seu trabalho e comprometimento com a categoria. Para marcar especialmente o momento, o mentor também a presenteou com um quadro de fotos. 

“Para registrar de maneira especial os momentos em que você esteve no Clube, preparamos esta lembrança”, disse. Durante o evento, outras entidades também prestaram homenagens à Eva Miguel. “A forma como ela administra crises, como pondera e conversa é impressionante. A você, o nosso respeito e admiração”, disse o presidente do Sincor-SP, Boris Ber.

“O trabalho de humanização e empatia perante seus pares e corretores de seguros, abrilhantaram sua trajetória”, foram os dizeres da placa entregue pelo presidente da UCS, Augusto Esteves. Na placa entregue pelo presidente do CCS-OR, Marcos Motta, estava escrito: “A sua trajetória majestosa é admirada por todos”. Marcelino Odlevati, diretor do CCS-ABC que representou o mentor Carlos Alberto Pelais, entregou uma placa. “Sua sabedoria e experiência são exemplos para todos”.

Bastante emocionada, Eva Miguel agradeceu as homenagens e afirmou que o seu sentimento, após de 39 anos de trabalho, era de gratidão, sobretudo aos corretores de seguros, aos quais atribui a sua evolução profissional. “Desde o primeiro dia em que entrei na Porto, eu me apaixonei pelos corretores, pela causa e o empreendedorismo da categoria, que vai à luta todos os dias motivada. Registro aqui a minha admiração e gratidão a vocês”, disse.

Convidada pelo mentor do CCS-SP para desenvolver um trabalho na entidade na área de sucessão empresarial, Eva Miguel explicou porque aceitou prontamente. “Agora, terei algo que nunca tive, tempo. Então, vou dedicar a minha experiência e tempo a vocês, corretores, devolvendo minha gratidão na forma de trabalho pela sucessão, para que essa carreira continue perene e tenha sustentabilidade ao longo do tempo. Obrigada por tudo que me deram”, disse.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS