Zurich Seguros e Instituto BRK lançam projeto para escolas em terras indígenas

Primeira fase do projeto atenderá 20 instituições de ensino e fornecerá aproximadamente 220 mil litros de água tratada por dia, beneficiando18.000 pessoas de forma direta e indireta

O projeto “Fonte de Futuro”, lançado pelo Instituto BRK em parceria com a Zurich Seguros, busca transformar a vida de comunidades indígenas, rurais e áreas afastadas dos centros urbanos, levando água tratada e educação ambiental para escolas nessas regiões. O estado do Tocantins é o primeiro a receber a iniciativa, que impactará diretamente cerca de 10.500 pessoas na região, incluindo alunos e funcionários de 20 instituições de ensino. A primeira fase do projeto fornecerá aproximadamente 220 mil litros de água tratada por dia, beneficiando 18.000 pessoas de forma direta e indireta.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, 32 milhões de brasileiros ainda vivem sem acesso à água potável. A situação é particularmente grave nas áreas indígenas e rurais, onde 9% das escolas não contam com acesso à água tratada, segundo o Censo Escolar de 2022. Em Tocantins, escolas como a Tainá, na Aldeia Canoanã, e a Escola Municipal Rural Sebastião Lopes da Silva, no Assentamento Lagoa da Onça, serão as primeiras a receber os sistemas de tratamento de água desenvolvidos pela PWTech, empresa brasileira responsável por eliminar 100% dos vírus e bactérias da água.

“Um projeto como o Fonte de Futuro é um aliado valioso, ainda mais em escolas indígenas. Ele contribui com diversos aspectos, principalmente com relação à saúde e ao bem-estar dos alunos e funcionários”, destacou Leomarcia Ferreira Maia, coordenadora pedagógica da Escola Tainá, em nota.

Carlos Almiro, presidente do Instituto BRK, ressaltou o impacto social do projeto: “Acreditamos que o saneamento básico pode transformar a vida das pessoas. Com esse projeto inovador, ampliamos o acesso à água tratada em áreas fora do escopo contratual da empresa e levamos educação ambiental para as comunidades beneficiadas.”

A Zurich Seguros, que também apoia a iniciativa, vê no projeto uma oportunidade de reforçar seu compromisso com a sustentabilidade. “Contribuir com o projeto Fonte de Futuro significa melhorar a vida da comunidade em torno da escola. Estamos muito satisfeitos em atuar nesse projeto ao lado do Instituto BRK”, afirmou Nathalia Abreu, gerente de Sustentabilidade da Zurich, em nota.

O projeto abrange ainda a capacitação de funcionários das escolas para a manutenção dos sistemas, garantindo a sustentabilidade da iniciativa após o término da parceria. Ao longo de 12 meses, os profissionais da BRK cuidarão da manutenção dos filtros, enquanto treinam os funcionários das escolas para assumir essa responsabilidade futuramente.

A expectativa é que o projeto atenda a 20 escolas em Tocantins, Macaé (RJ) e Goiás até o final de 2024, levando dignidade e qualidade de vida a milhares de pessoas por meio do acesso à água potável e educação ambiental.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS