Allianz Seguros alcança energia elétrica 100% renovável em seus prédios

Também foram registradas redução na emissão de carbono, consumo de água, geração de resíduos e uso de papel

Para além dos negócios, empresas, de diferentes setores, têm desenvolvido metas voltadas à sustentabilidade, que reforçam o seu compromisso não só com a responsabilidade corporativa, mas também com o impacto positivo no mundo. Neste sentido, a Allianz Seguros estabeleceu, em 2019, objetivos que visam impulsionar a empresa em direção a um futuro mais sustentável pelos próximos anos, sendo que alguns resultados já são tangíveis: o alcance de 100% da energia elétrica de seus prédios provenientes de fontes renováveis e a redução da emissão de carbono, da geração de resíduos, do consumo de água e do uso de papel.

Elysangella Nunes, superintendente de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais da Allianz Seguros, explica que um conjunto de iniciativas vem contribuindo para atingir essas metas. “Nosso foco tem se direcionado para manter a eficiência no consumo de recursos naturais, reduzir cada vez mais as emissões de carbono, e mais do que isso: considerar as mudanças climáticas no planejamento da empresa, com estratégias para reduzir e mitigar os seus impactos”, afirma a executiva. “Priorizamos três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – 8, 13 e 17 – para orientar a integração da sustentabilidade em toda a Allianz e nos ajudar a contribuir para mudanças sociais, ambientais e econômicas”, completa.


Seguindo os padrões da sustentabilidade

No ano passado, os prédios da Allianz Brasil localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, que possuem LEED Platinum e Gold, respectivamente, passaram a contar com energia elétrica integralmente gerada por fontes renováveis. “Esse resultado se deu, sobretudo, por meio da migração para o mercado livre de energia e de certificados de neutralização de carbono, com garantia e rastreabilidade”, afirma Elysangella. Também nos prédios da companhia, as águas de chuva e condensação de ar condicionado são captadas por ralos e canaletas via tubulações específicas até um reservatório separado e, a partir disso, podem ser reutilizadas para alguns usos específicos, como descargas de vaso sanitários. Com ações como essa, no período entre 2019 e 2023, a Allianz conseguiu reduzir o consumo de água em aproximadamente 70% por colaborador.

Houve, ainda, a queda de mais de 60% na emissão de carbono por colaborador e nas emissões decorrentes de viagens corporativas. O consumo de energia também caiu em aproximadamente 60%, enquanto a geração de resíduos, também medida por colaborador, diminuiu em 80%. O consumo de papel, inicialmente previsto para 20% por apólice, atingiu praticamente 80% em 2023. No mesmo ano, a Allianz também lançou a sua Política de Sustentabilidade no Brasil em consonância com os requisitos da Circular 666 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e criou seu primeiro curso de sustentabilidade para colaboradores, no formato remoto.

“Os recursos economizados são utilizados exclusivamente em prol da Allianz e monitorados por meio de sistemas de medição, gerenciamento de consumo, processos para reduzir perdas e equipamentos eficientes, aliados às infraestruturas dos prédios e campanhas de engajamento, para o uso inteligente por parte dos funcionários e frequentadores dos edifícios”, finaliza Elysangela Nunes.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS