MetLife premia corretores de seguros com um mergulho na cultura inca e nas belezas de Machu Picchu

"Foram quatro dias intensos que geraram momentos inesquecíveis e novos negócios para muitos. “E saibam. Este era o plano B. Esperamos colocar no ar o plano A na edição desta viagem em 2025”, concluiu o VP, Ramon Gomez

A MetLife, uma das maiores seguradoras de vida do mundo, realizou um evento especial para seus corretores de seguros, o “Be Private”, de 24 a 28 de setembro, no Peru. A jornada começou no Aeroporto Internacional de São Paulo, onde 160 convidados, entre corretores e staff, se reuniram para uma experiência marcante. O ponto alto? A visita a Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo.

“O nosso negócio, seguros, é baseado em confiança e tem como objetivo a construção de relacionamentos para manter nossas empresas saudáveis e em ritmo de crescimento. Trabalhamos num mercado movido por empatia, confiabilidade e respeito. Este evento constrói relações e conexões, e desejo que todos aproveitem esta experiência planejada com muita dedicação de todos especialmente para vocês”, disse o CEO da MetLife, Breno Gomes, aos convidados.

Segundo Ramon Gomez, vice-presidente comercial da MetLife, o evento foi planejado por seis meses internamente. Para os 74 corretores de seguros da categoria “Private”, com faturamento anual em torno de R$ 2 milhões, e seus acompanhantes, a experiência começou um mês antes, com sete vídeos do jornalista Eduardo Bueno, que os preparou com histórias fascinantes sobre a cultura inca, criando um clima de expectativa crescente para conhecer o Império do Sol, o luminoso reino Inca, instalado no coração das cordilheiras dos Andes, no Peru.

“Nunca houve uma arquitetura tão conectada com a natureza quanto a dos incas. Tampouco houve uma cidade como Machu Picchu, instalada no topo dos picos andinos, nem uma gastronomia tão única e saudável quanto a cozinha que os incas desenvolveram, baseada em mais de 30 tipos de milho e cerca de mil variedades de batatas, além de superalimentos como quinoa, chia e amaranto, cultivados no mágico e místico Peru, um lugar cósmico, que conecta o Sol e a Terra”, narrou Bueno nos vídeos, detalhando os locais que o grupo visitaria em uma aventura inesquecível de quatro dias.

Participaram do evento 33 corretores de São Paulo, 10 do Sul, 21 de Minas Gerais, Centro-Oeste e interior, e 10 do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Nordeste, todos com acompanhantes. Desse grupo, cerca de 80% já haviam participado de experiências anteriores criadas pela seguradora anualmente para premiar os melhores, e 20% eram corretores que registraram um crescimento extraordinário e conquistaram um lugar nesse seleto grupo. No ano passado, a viagem foi para Fernando de Noronha. Em 2022, uma expedição para nunca mais esquecer na Floresta Amazônica.

O primeiro dia tinha tudo para parecer uma experiência cansativa – 12 horas entre o primeiro e o último convidado chegarem ao Aeroporto Internacional de São Paulo, de onde partiram dois voos no final da noite de segunda-feira, 23. SQN. Foi um reencontro. Um momento de muita descontração em um restaurante fechado para acomodar e alimentar todos antes da viagem de 5 horas até Lima. A viagem é algo desejado e esperado pelos corretores que já se tornaram amigos, quase uma confraria, nascida nas viagens da MetLife em parceria com a Motivation, agência responsável por toda a jornada desenhada por Ramon Gomez e sua equipe comercial, de marketing e comunicação.

Ao desembarcar na capital do Peru, na terça-feira, o grupo teve a tarde livre para explorar a cidade e à noite foi recebido com um coquetel seguido de um jantar extraordinário no Cala Restaurant, à beira do Oceano Pacífico, onde o chef Alfredo Aramburu, premiado internacionalmente, preparou um menu de quatro etapas. “O ceviche era tão espetacular que roubou a cena”, comentou Gomez. Praticamente todos concordam com Ramon. O ceviche, uma das especialidades da gastronomia peruano, estava realmente sensacional.

Na quarta-feira, o grupo seguiu para Cusco, antiga capital do Império Inca, situada nos Andes peruanos. Os corretores ficaram hospedados em dois luxuosos hotéis: o Belmond Palacio Nazarenas e o Belmond Hotel Monasterio. A recepção, realizada em um antigo monastério, incluiu uma belíssima interpretação de “Ave Maria”, criando um ambiente de reverência e encantamento. Mesmo com os desafios da altitude, que causaram desconforto para alguns, Gomez comentou em tom descontraído: “Avisamos para não beber no primeiro dia, mas ninguém nos ouviu”, brincou.

Na quinta-feira, após um café da manhã típico da culinária peruana, os corretores visitaram o sítio arqueológico de Moray e as Salinas de Maras, com guias locais escolhidos a dedo para compartilhar histórias e curiosidades sobre as criações dos incas.

Seguiram para um almoço no Belmond Sacred Valley, um cenário deslumbrante, cercado pelo Rio Urubamba e pelas montanhas do Vale Sagrado. “O sol simplesmente se abriu para nós, foi um momento de grande descontração”, comentou Ramon, que cantou “Hey June”, dos Beatles, junto com Gustavo Doria, influenciador de inovação em seguros, e Luiz Vicente, proprietário da Motivation.

Nesse dia, também houve uma visita à comunidade Chinchero, a 30 quilômetros de Cusco, conhecida como a cidade do arco-íris, que preserva muitos dos costumes andinos. “Nas nossas viagens, priorizamos trazer um pouco das comunidades locais para enriquecer culturalmente o grupo e também ajudar a população local”, destacou Gomez. Os convidados receberam cachecóis de lã como presente da MetLife e, claro, saíram carregados de lembranças para si e seus familiares.

Na sexta-feira, dia 28, aconteceu o ponto alto da viagem: a visita a Machu Picchu, um santuário de profunda conexão espiritual e histórica. Divididos em dois grupos, os participantes partiram em trens – “Hiram Bingham, A Belmond Train” e “PeruRail Vistadome Observatory” – rumo à cidade Inca, construída no topo dos picos andinos no início do século XV e redescoberta por Baltasar de Ocampo no final do século XVI.

Elevada à categoria de Patrimônio Mundial pela UNESCO e uma das sete maravilhas do mundo, Machu Picchu recebe cerca de 3,6 mil turistas por dia. Os convidados tiveram experiências únicas, alguns meditando ou caminhando descalços entre as ruínas. “Foi emocionante. Eu vi pessoas chorando de emoção. A previsão era de chuva, mas tivemos um céu com sol e nuvens, criando um cenário dramático e inesquecível”, destacou Gomez no encerramento do encontro, no sábado, dia 28, na capela do Monastério.

O evento da MetLife não apenas celebrou a importância dos corretores para o sucesso da empresa, mas também proporcionou uma experiência repleta de aprendizado cultural e momentos de descontração, fortalecendo ainda mais a conexão entre a companhia e seus parceiros de negócios.

Nos quatro dias, o tema principal entre os convidados era o dificil cenário do mercado para renovação de contratos de planos de saúde, com reajustes que mesmo com muita consultoria, soluções e inovações para administração da carteira, tem gerado muitos conflitos entre os participantes do mercado. Por outro lado, os corretores comemoraram as renovações dos programas de seguro de vida, que vive um bom momento, assim como o seguro odontológico.

A viagem, marcada por risadas, conexões e novas amizades, certamente ficará na memória de todos os participantes. “Foram quatro dias intensos, que geraram momentos inesquecíveis e novos negócios. E saibam, este era o plano B. Esperamos colocar no ar o plano A em 2025”, concluiu Gomez, instigando a competição entre os corretores especialistas em planos de benefícios empresariais.

Como ressaltou Eduardo Bueno em um dos vídeos, o Peru é um lugar para estabelecer profundas conexões. “O Peru nos proporciona uma autodescoberta, com o trem das nuvens serpenteando entre as montanhas para revelar um novo mundo. Um mundo onde a vida selvagem e humana devem permanecer seguras. Afinal, não é isso o que todos queremos? Uma vida segura e plena, tanto na terra dos incas quanto em nossa própria terra, em uma conexão que transforma.”

Sim! É o que querem, literalmente, todos os participantes que mergulharam nesta jornada de conexão no Peru, segundo relatos dos participantes ao Sonho Seguro. O comprometimento de todos com o crescimento da área de benefícios é o que realmente faz o segmento de pessoas avançar. Segundo a CNseg, confederação das seguradoras, o segmento registra um ano aquecido, com a projeção de crescimento saltando de 8,4%, em dezembro de 2023, para 15,1% na projeção atual, puxado por seguros de vida e prestamista, além dos planos da família VGBL. Se o segmento de saúde desafia a todos, a área de vida equilibra os negócios, afirmam os parceiros comerciais. Mas este debate fará parte de outra reportagem.

Obrigada MetLife, por dar o exemplo do cuidado, do querer bem. De gerenciar riscos, mitiga-los. De sempre achar uma solução amorosa para os problemas corriqueiros que uma viagem desta apresenta. Se este foi o plano B, certamente em 2025 teremos uma sociedade ainda mais protegida. Afinal, todos querem vivenciar o plano A sem sequer saber o que será. Os corretores só têm uma certeza: será sempre excepcional estar com a MetLife.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS