AM Best coloca IRB (RE) em perspectiva estável

A ação do IRB foi o grande destaque do mês de agosto, com disparada de 65,06%, maior avanço entre os ativos que compõem o Ibovespa

A agência de classificação de risco AM Best revisou a perspectiva do IRB(RE)de negativa para estável e manteve sua nota de força financeira em A- e a classificação de crédito de emissor de longo prazo em “a-“. A decisão reflete a solidez do balanço da empresa, desempenho operacional considerado adequado e melhorias na gestão de riscos corporativos.

A AM Best destacou que as preocupações com a adequação de capital da companhia foram parcialmente mitigadas após a conclusão de uma oferta de capitalização e a melhoria dos níveis de capital ajustado ao risco. A empresa também registrou crescimento de superávit nos últimos anos e conta com proteção por meio de um programa de retrocessão com resseguradoras bem avaliadas, o que limita suas exposições.

O IRB manteve uma participação de quase 33% no mercado de resseguros no Brasil até dezembro de 2023 e ocupou a 11ª posição no ranking global de resseguros da AM Best. A agência reconhece que a companhia implementou medidas para fortalecer sua gestão de riscos e governança, o que contribuiu para estabilizar suas operações.

Entre os fatores que poderiam impactar negativamente a avaliação estão as condições macroeconômicas do Brasil, que poderiam prejudicar o desempenho operacional do IRB e dificultar a captação de capital, caso necessário.

Analistas recomendam a ação

O Infomoney conta que a ação do IRB foi o grande destaque do mês de agosto, com disparada de 65,06%, maior avanço entre os ativos que compõem o Ibovespa e mantendo a sua trajetória de recuperação após a fraude revelada em 2020 que levou a uma derrocada das ações. No ano, os papéis avançam 14%.

A divulgação de resultados do segundo trimestre de 2024 do IRB no último dia 14 foi o catalisador para a disparada das ações do ressegurador. A companhia teve lucro líquido de R$ 65,2 milhões no segundo trimestre, um salto de 225% na comparação ano a ano e acima das previsões de analistas.

Na teleconferência sobre o resultado, o IRB(Re) compartilhou uma mensagem otimista para os próximos trimestres, segundo destacaram os analistas do Citi. “Eles (IRB) acreditam que a maioria das reivindicações sobre Rio Grande do Sul será concentrada no segundo trimestre e que o ‘buffer’ de capital atual permite que eles acelerem (o crescimento) – desde que encontrem demanda a preços certos”, acrescentaram os analistas do Citi em relatório a clientes, reiterando recomendação de “compra” para as ações.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS