Newe Seguros estrutura nova área comercial comandada pelo vice-presidente Henrique Camillo

Com mais de 25 anos de experiência, Camillo aposta na visão estratégica 100% focada no cliente

Fonte: Newe Seguros

À frente da vice-presidência Comercial, Parcerias, Marketing e Atendimento ao Cliente da Newe Seguros, Henrique Camillo conta que tomou a decisão de aceitar o convite para estruturar a nova área atraído pelos desafios do ousado plano de negócios da seguradora para os cinco próximos anos.

Há três meses no cargo, o que, segundo o próprio, parecem três anos, o novo executivo usou esse tempo para conhecer processos e pessoas, e pôde compartilhar com elas o seu olhar provocativo para a necessidade de saída da zona de conforto para atingimento das metas previstas no plano estratégico de crescimento para 2029. “Participei de diversas reuniões individuais e com equipes de todas as áreas, e reuni os principais pontos de atenção que precisamos endereçar para alcançar os objetivos traçados pelo board da companhia. E com a entrada dos novos investidores internacionais, cujo fundo é gerido pela BlueOrchard, estamos evoluindo para uma estrutura de negócios mais ampla, o que nos exigirá a conquista de novos canais de distribuição e a criação de novos produtos, incluindo os princípios ESG”, afirma. 

Com mais de 25 anos de experiência em posições executivas para grandes organizações no Brasil, América Latina, Caribe e EUA, e tendo atuado os últimos 10 anos como empreendedor e fundador de startups, Camillo esteve diretamente envolvido em questões relacionadas à estratégia, desenvolvimento de negócios, liderança de pessoas, gestão de riscos e estrutura de programas de seguros. Dessa forma, acredita que pode contribuir com este novo ciclo de vida da Newe, que passa a buscar novos segmentos, sem deixar de ser especialista em agronegócios e linhas financeiras, com visão estratégica focada no cliente.

Camillo conta, ainda, que quer fortalecer o segmento do agronegócio com seguros diferenciados para lavoura, máquinas e equipamentos e também o seguro paramétrico: “Estamos reforçando nossa ida ao campo para verificar outras dores do agricultor, como finanças, transportes e garantias financeiras. Consigo trazer produtos próprios ou tenho que conectar parceiros estratégicos como MGAs (Managing General Agent) para fortalecer soluções e serviços? Por que não ofertar um serviço de telemedicina internacional com parceiro para o agricultor, que em sua grande maioria reside afastado de um hospital de ponta?”, vislumbra o executivo.  

Ele afirma ter chegado à Newe num momento de grandes mudanças no mercado de seguros: “A grande tragédia do Sul instigou ainda mais preocupações e precisamos mostrar que existem soluções para cidades e para empresas que vão muito além do risco de catástrofe e dos riscos nomeados e operacionais. O seguro paramétrico, por exemplo, pode solucionar as limitações que vemos hoje com cobertura para alagamentos, de catástrofes, e perdas por eventos da natureza. Há grande experiencia internacional nesses cenários, como Estados Unidos, Japão e países da Europa que podem ser adaptadas para eventos recorrentes como temos tido no Brasil, principalmente para proteger a infraestrutura”. 

Segundo ele, o paramétrico pode ser usado em infinitas possibilidades e não apenas para mensurar danos de safras. “No Texas, por exemplo, há seguro paramétrico que cobre danos causados por um tiroteio até 90 metros da residência do segurado. É isso que estamos levantando neste momento. Soluções que aliviem a dor dos clientes e que vão diferenciar a Newe da concorrência, nos tornando a primeira opção do cliente”, citou Camillo. 

O novo vice-presidente ainda tem a missão de apoiar o crescimento das demais carteiras da Newe e equilibrar, ao patamar dos produtos rurais, as ofertas de Seguro Garantia, Fiança Locatícia e Responsabilidade Civil, incluindo Seguro Cibernético, Erros&Omissões e M&A. Em seus planos, estão a construção de novas parcerias, criação de novos produtos e investimento em tecnologia voltado para facilitar o trabalho do corretor, dar agilidade aos processos e transparência à gestão. 

Ele destaca que a Newe se posiciona como a seguradora que tem em seu DNA a criação de soluções para pequenas e médias empresas que a maioria das vezes ficam fora dos planos de negócios do mercado: “Temos o nosso poder de decisão local, agilidade na criação de novos produtos e um painel de resseguradores globais que agregam ainda mais consistência à operação. Existe um universo de possibilidades nessa faixa de mercado e, com esses diferenciais, nos apresentamos como a melhor opção para as PMEs.”

E o mais importante, segundo Camillo, é colocar essas possibilidades em pauta, não somente para agregar novas soluções à carteira da Newe mas, também, para que a cultura do seguro se estabeleça e tenha aderência ao dia a dia das pessoas e das empresas: “Estamos prontos para debater sobre como elevar a participação do seguro no Brasil, de forma que ele exerça o papel de proteger o que realmente é necessário para o crescimento sustentável da economia”, finaliza. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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