Icatu Seguros lança assistente com AI generativa para revolucionar o dia a dia dos corretores

Inovação reduz tempo de cotação em 85%. Profissionais poderão enviar áudio, foto e texto para consultar comissão, inadimplência e realizar cotações em segundos

A Icatu Seguros anuncia o lançamento da A.V.I. (Assistente Virtual da Icatu) projetada para facilitar a gestão de carteira e o apoio às vendas dos corretores no segmento de Vida Individual. Mais uma funcionalidade e inovação da Casa do Corretor, portal da companhia dedicado aos profissionais, a tecnologia foi desenvolvida por meio de avançados modelos de automação e Inteligência Artificial (IA) generativa para entregar uma experiência ágil, inédita e personalizada aos corretores na palma da mão, via WhatsApp.

Vai funcionar assim: a assistente recebe a ordem e dados que o corretor passar. Acessa dados do Portal do Corretor, onde estão as informações dos produtos e dos corretores. O texto não é frio e antipático. É personalizado e tem um toque humano, carregado de educação financeira para mostrar a importância do seguro de vida no orçamento familiar. Se o corretor aprovar o texto, dá um comando, por voz ou texto, e a A.V.I. envia a proposta para o WhatsApp do cliente. 

É realmente uma revolução para o corretor de seguros, uma vez que o tempo hoje é um dos ativos mais valiosos do ser humano. Há 10 anos, o corretor de seguros sequer vendia seguro de vida, segmento dominado por bancos tanto na venda de planos coletivos como individuais. Ai foi a vez de canais alternativos. Empresas como um grande canal de clientes, como redes de varejo (de supermercados a comércio virtual), imobiliárias, telecomunicações, concessionárias, fintechs, entre outros disputarem com o bancassurance os clientes com produtos modulares, simples e preços acessíveis.

Com a pandemia, o segmento vida passou por uma revolução que teve a tecnologia e a conscientização sobre a importância do seguro de vida como um instrumento importante dentro do planejamento financeiro familiar. Como resultado, o corretor passou a demandar produtos e tecnologia para explorar infinitas possibilidades dentro da carteira de clientes de seguro de carro, empresarial, saúde entre outros. Esta demanda fez a Icatu Seguros, que é a principal seguradora não ligada a banco, a desenvolver diversos projetos que culminaram no lançamento da assistente. 

“A A.V.I. é a primeira e única assistente IA para corretores do mercado segurador que permite a gestão da carteira de seus clientes na palma da mão. Ela nasce para trazer mais agilidade e produtividade, o que tende a permitir a escalabilidade dos seus negócios. Na prática, é o pioneirismo e eficiência da Icatu colocado à disposição desses grandes parceiros nessa jornada de proteção financeira da sociedade”, destaca Luciano Soares, CEO da Icatu Seguros.

Alexandre Vilardi, vice-presidente corporativo da Icatu Seguros, conta que assistente está programada para se adaptar a diferentes perfis de clientes, baseando-se em fatores como histórico, risco e cobertura. “Um corretor, agora, pode enviar dados básicos como sexo biológico, idade e valor de cobertura desejada e, em cerca de 40 segundos, receber uma cotação – uma otimização impressionante de 85% do tempo tradicional, que era de aproximadamente 5 minutos”, cita. 

A A.V.I. oferece uma série de funcionalidades que facilitam a vida do corretor. Com alguns cliques, é possível fazer a cotação, verificar informações sobre inadimplência na carteira de Seguro de Vida, conferir o valor de comissões das diversas linhas de negócios (Vida, Previdência ou Capitalização) e sanar dúvidas sobre produtos e soluções da Icatu, sempre adequando-se ao perfil de cada cliente.

A grande inovação da A.V.I. reside na combinação de tecnologias avançadas de automação, APIs proprietárias da Icatu e algoritmos de IA integrados ao WhatsApp Business. Isso permite que a assistente ofereça respostas automáticas e personalizadas a perguntas diversas, feitas por escrito, comando de voz ou envio de imagens e arquivos. Essa tecnologia, que compreende voz e imagens instantaneamente, proporciona agilidade, precisão e satisfação no atendimento ao cliente.

Para Vilardi, a IA é uma aliada fundamental: “A Icatu vê a tecnologia e a Inteligência Artificial, principalmente, como um suporte e ferramenta para as pessoas. Será essencial para alavancar o trabalho de venda consultiva que é intenso e complexo. No fim do dia, o que queremos é que a jornada do corretor seja mais fluida e que ele tenha tempo para se dedicar ao que é mais importante: ouvir seus clientes. A A.V.I. nasce de um compromisso da Icatu com a inovação e a melhoria contínua dos nossos processos.”

Inicialmente, a A.V.I. atuará no segmento de seguro de vida, mas a previsão é que, em médio prazo, ela abranja todas as linhas de negócio da companhia, focando na proteção financeira completa. No futuro, a ferramenta deve ainda incluir a capacidade de prever a predisposição dos clientes a comprar outros produtos, oferecendo insights valiosos para vendas mais eficazes, graças a modelos de IA preditivos.

A palavra de ordem é mobilidade e agilidade na palma da mão com o uso de tecnologia para tornar o dia a dia do corretor de seguros mais dinâmico, o que soa como mantra na vida dos empreendedores. “Queremos contribuir para otimizar o tempo do corretor de seguros e ele tenha mais tempo livre para investir em atividades mais estratégicas. Com a A.V.I., ele pode sair de uma reunião e pedir para a assistente, por voz ou foto de um anotações, que a assistente virtual elabore uma proposta de seguro de vida individual”, afirma Eduardo Vieira dos Santos, superintendente de Soluções Digitais da Icatu Seguros. 

Para Santos, a A.V.I. não é apenas uma assistente virtual; é o símbolo do compromisso da Icatu com a inovação e a excelência no atendimento, tornando a jornada dos corretores mais eficiente e produtiva, enquanto prepara o terreno para um futuro onde a tecnologia e o toque humano caminham lado a lado. “Esse lançamento chega na esteira de diversas outras inovações que temos trazido para a nossa base de corretores nos últimos anos. Esse novo movimento estratégico é resultado do reconhecimento, da valorização e do apoio que nos comprometemos a ter diariamente com estes profissionais.”

O grupo Icatu bateu recorde de R$ 4,2 bilhões em prêmios retidos em 2023, um crescimento de 21% em relação a 2022, destacando-se os produtos de Vida Individual, que cresceram 90%. O balanço do primeiro semestre deste ano está previsto para ser divulgado em breve. A expectativa com este lançamento é dar um importante salto nas vendas entre os 10 mil corretores de seguros ativos. “Não temos números, uma vez que este modelo de negócio começa agora. O que sabemos é que a oferta de seguro pelos corretores vai aumentar muito e com isso a chance de novos negócios é relevante”, finaliza Vilardi.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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