A Azul Seguros me convidou para uma conversa sobre a comemoração dos 20 anos da companhia. Conhecida como a versão low cost do grupo Porto, a seguradora com base no Rio de Janeiro registra uma trajetória de crescimento expressivo no setor de seguros. Tudo começou quando a seguradora francesa AXA vendeu a carteira de auto para a Porto. “Era uma seguradora enxuta, redonda. E isso fez com que Jayme Garfinkel, na época presidente e um dos herdeiros da Porto, decidisse criar uma nova companhia dentro do grupo e não incorporá-la, como geralmente se faz”, conta Gilmar Pires, que migrou da AXA para a Azul e hoje ocupa o cargo de diretor executivo da companhia especializada em seguro automóvel.
Hoje o grupo Porto, líder na venda de seguro de carro no Brasil, trabalha com quatro marcas de seguros para carro: Porto Seguros, Itaú, Azul e Mitsui. Segundo o balanço financeiro do primeiro trimestre de 2024, o seguro auto registrou vendas 5,4% maiores do que os do primeiro trimestre de 2023, para R$ 3,8 bilhões. A frota segurada teve um aumento de 320 mil novos veículos. No total, a Porto alcançou a marca recorde de 6 milhões de veículos segurados.
Desde sua fundação em 2004, a Azul Seguros tem como diferencial ser a companhia com custos mais acessíveis e assim expandiu significativamente sua base de clientes e presença no mercado, consolidando-se como uma das principais seguradoras do Brasil, alcançando a 6ª posição no ranking da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Em 2004, a empresa contava com 80 mil segurados. Até maio de 2024, a carteira de clientes ultrapassa a marca de 2,4 milhões itens segurados.
Inicialmente conhecida apenas no Sul e Sudeste, a Azul Seguros ampliou sua atuação para todo o território nacional, Em 2004, a empresa contava com 1,5 mil corretores. Atualmente, mais de 37 mil corretores em todo o país emitem seguros da Azul, facilitando o acesso e a distribuição dos produtos. “A evolução reflete a estratégia da Azul Seguros de oferecer produtos com custos mais acessíveis, mantendo foco no seguro auto, e utilizando uma estrutura de custo reduzido. A empresa mantém instalações otimizadas e oferece um modelo de negócios voltado para a democratização do seguro, com produtos mais enxutos e ajustados às necessidades do consumidor”, comenta Pires.
Ao longo de duas décadas, a Azul Seguros diversificou sua linha de produtos. No início, a oferta se limitava ao seguro auto tradicional. Hoje, a empresa oferece produtos como Auto Roubo, Auto Leve, Auto Tradicional e o Azul por Assinatura, com opções de personalização feitas pelos corretores para atender a diferentes perfis de consumidores. “O Azul por Assinatura, por exemplo, é um produto inovador, flexível e com vigência e recorrência mensal, destacando-se no mercado por sua acessibilidade”, destaca o executivo.
Pires relata que a partir de 2007, a Azul Seguros passou a compartilhar a estrutura de atendimento da Porto, elevando o padrão de serviço prestado aos seus clientes. A unificação de produção e a integração das operações trouxeram benefícios significativos, como a utilização de uma plataforma única para cotação de seguros e renovação, facilitando o trabalho dos corretores e garantindo agilidade nos processos.
Nos últimos anos, a digitalização e a simplificação dos processos foram aprimoradas para proporcionar maior conveniência e eficiência tanto para os corretores quanto para os clientes. Este é um modelo importante, segundo Pires, pois a integração das plataformas da Azul e da Porto gera sinergias que resultam em uma operação mais enxuta e custos reduzidos, sem comprometer a qualidade dos serviços.
Pires enfatiza que a Azul Seguros continua a inovar e se preparar para o futuro, com novos projetos e melhorias previstas para os próximos anos. A estratégia de manter um portfólio diversificado, com foco em eficiência e custo-benefício, garante à empresa um papel de destaque no mercado de seguros brasileiro. No entanto, não está descartada uma incorporação da seguradora com a Porto Seguros, numa saúda para redução de custos, mantendo a marca Azul no portfolio do grupo Porto.
“Nossa estratégia da Azul passa pela expansão dos produtos nas regiões mais populares do país, proximidade com o corretor e desenvolvimento de soluções mais tecnológicas, como por exemplo, a inserção de apólices totalmente digitais e integração de serviços como guincho e chaveiro que podem ser acionados diretamente pelo App Porto e também em plataformas de multicálculos. Esse posicionamento reforça a ambição de crescimento de forma sustentada, adaptável às mudanças, mas sem deixar de lado o atendimento qualificado com agilidade e responsabilidade socioambiental”, finaliza o diretor da Azul Seguros.