Crescimento sólido e inovação marcam os 20 anos da Azul Seguros

"Temos a ambição de crescimento de forma sustentada, adaptável às mudanças, mas sem deixar de lado o atendimento qualificado com agilidade e responsabilidade socioambiental", finaliza o diretor da Azul Seguros

A Azul Seguros me convidou para uma conversa sobre a comemoração dos 20 anos da companhia. Conhecida como a versão low cost do grupo Porto, a seguradora com base no Rio de Janeiro registra uma trajetória de crescimento expressivo no setor de seguros. Tudo começou quando a seguradora francesa AXA vendeu a carteira de auto para a Porto. “Era uma seguradora enxuta, redonda. E isso fez com que Jayme Garfinkel, na época presidente e um dos herdeiros da Porto, decidisse criar uma nova companhia dentro do grupo e não incorporá-la, como geralmente se faz”, conta Gilmar Pires, que migrou da AXA para a Azul e hoje ocupa o cargo de diretor executivo da companhia especializada em seguro automóvel.

Hoje o grupo Porto, líder na venda de seguro de carro no Brasil, trabalha com quatro marcas de seguros para carro: Porto Seguros, Itaú, Azul e Mitsui. Segundo o balanço financeiro do primeiro trimestre de 2024, o seguro auto registrou vendas 5,4% maiores do que os do primeiro trimestre de 2023, para R$ 3,8 bilhões. A frota segurada teve um aumento de 320 mil novos veículos. No total, a Porto alcançou a marca recorde de 6 milhões de veículos segurados.

Desde sua fundação em 2004, a Azul Seguros tem como diferencial ser a companhia com custos mais acessíveis e assim expandiu significativamente sua base de clientes e presença no mercado, consolidando-se como uma das principais seguradoras do Brasil, alcançando a 6ª posição no ranking da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Em 2004, a empresa contava com 80 mil segurados. Até maio de 2024, a carteira de clientes ultrapassa a marca de 2,4 milhões itens segurados.

Inicialmente conhecida apenas no Sul e Sudeste, a Azul Seguros ampliou sua atuação para todo o território nacional, Em 2004, a empresa contava com 1,5 mil corretores. Atualmente, mais de 37 mil corretores em todo o país emitem seguros da Azul, facilitando o acesso e a distribuição dos produtos. “A evolução reflete a estratégia da Azul Seguros de oferecer produtos com custos mais acessíveis, mantendo foco no seguro auto, e utilizando uma estrutura de custo reduzido. A empresa mantém instalações otimizadas e oferece um modelo de negócios voltado para a democratização do seguro, com produtos mais enxutos e ajustados às necessidades do consumidor”, comenta Pires.

Ao longo de duas décadas, a Azul Seguros diversificou sua linha de produtos. No início, a oferta se limitava ao seguro auto tradicional. Hoje, a empresa oferece produtos como Auto Roubo, Auto Leve, Auto Tradicional e o Azul por Assinatura, com opções de personalização feitas pelos corretores para atender a diferentes perfis de consumidores. “O Azul por Assinatura, por exemplo, é um produto inovador, flexível e com vigência e recorrência mensal, destacando-se no mercado por sua acessibilidade”, destaca o executivo.

Pires relata que a partir de 2007, a Azul Seguros passou a compartilhar a estrutura de atendimento da Porto, elevando o padrão de serviço prestado aos seus clientes. A unificação de produção e a integração das operações trouxeram benefícios significativos, como a utilização de uma plataforma única para cotação de seguros e renovação, facilitando o trabalho dos corretores e garantindo agilidade nos processos.

Nos últimos anos, a digitalização e a simplificação dos processos foram aprimoradas para proporcionar maior conveniência e eficiência tanto para os corretores quanto para os clientes. Este é um modelo importante, segundo Pires, pois a integração das plataformas da Azul e da Porto gera sinergias que resultam em uma operação mais enxuta e custos reduzidos, sem comprometer a qualidade dos serviços.

Pires enfatiza que a Azul Seguros continua a inovar e se preparar para o futuro, com novos projetos e melhorias previstas para os próximos anos. A estratégia de manter um portfólio diversificado, com foco em eficiência e custo-benefício, garante à empresa um papel de destaque no mercado de seguros brasileiro. No entanto, não está descartada uma incorporação da seguradora com a Porto Seguros, numa saúda para redução de custos, mantendo a marca Azul no portfolio do grupo Porto.

“Nossa estratégia da Azul passa pela expansão dos produtos nas regiões mais populares do país, proximidade com o corretor e desenvolvimento de soluções mais tecnológicas, como por exemplo, a inserção de apólices totalmente digitais e integração de serviços como guincho e chaveiro que podem ser acionados diretamente pelo App Porto e também em plataformas de multicálculos. Esse posicionamento reforça a ambição de crescimento de forma sustentada, adaptável às mudanças, mas sem deixar de lado o atendimento qualificado com agilidade e responsabilidade socioambiental”, finaliza o diretor da Azul Seguros.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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