A AM Best atribuiu uma perspectiva estável ao segmento global de seguros cibernéticos, citando uma maior demanda e perspectivas favoráveis de crescimento a médio prazo, à medida que as taxas de adesão melhoram continuamente.
A nova perspectiva atribuída é detalhada em um dos dois relatórios sobre o mercado cibernético emitidos conjuntamente pela AM Best. O Relatório de Segmento de Mercado da AM Best intitulado, “Ciber nos EUA: ‘Preços Quentes Esfriam e Crescimento Rápido Estagna'”, aborda o desempenho da indústria e observa que o crescimento dos prêmios diretos emitidos foi estável em 2023, em comparação com o ano anterior. Isso ocorreu após um período de crescimento rápido que fez com que o prêmio do segmento cibernético dos EUA mais que triplicasse de 2019 a 2022.
“A redução nas taxas deve-se a vários fatores, incluindo o aumento da concorrência do lado da oferta”, disse Christopher Graham, analista sênior da indústria na AM Best. “Além disso, a melhoria das práticas de segurança cibernética e a diminuição da frequência de sinistros também levaram à redução das taxas após um período de aumentos acelerados de taxas impulsionados por um surto de ataques de ransomware em 2020 e 2021.”
“Boas práticas cibernéticas e a conscientização sobre a importância da higiene cibernética têm se mostrado benéficas tanto para os segurados quanto para os seguradores”, disse Fred Eslami, diretor associado da AM Best. “Essas práticas levaram a uma queda constante na taxa de sinistralidade do segmento, apesar de um aumento acentuado nos ataques de ransomware em 2023, que resultou em um aumento de 50% nos sinistros de primeira parte.”
A perspectiva estável da AM Best para o segmento cita fatores positivos como a contínua melhoria da segurança cibernética, expectativas de lucratividade a médio prazo, bem como melhores práticas de subscrição e linguagem de apólice.
“Esperamos que a cobertura cibernética continue a crescer ao longo do tempo, à medida que a conscientização crescente sobre os riscos cibernéticos contribua para um aumento nas exposições e, consequentemente, um aumento na demanda por seguros cibernéticos”, disse Eslami.
O relatório também destaca alguns fatores contrários importantes, incluindo a crescente concorrência e o crescimento modesto dos prêmios nos Estados Unidos, o que pode ser uma indicação do que pode acontecer internacionalmente. Além disso, a crescente sofisticação dos ataques cibernéticos usando Inteligência Artificial, bem como o ransomware e o comprometimento de e-mails comerciais, podem representar desafios para a subscrição de seguros cibernéticos.