Preço do seguro cibernético tem perspectiva estável, afirma AM Best

A gravidade dos sinistros diminuiu, mais do que compensando o aumento da frequência, e os resultados em base anual foram estáveis, segundo o relatório

A AM Best atribuiu uma perspectiva estável ao segmento global de seguros cibernéticos, citando uma maior demanda e perspectivas favoráveis de crescimento a médio prazo, à medida que as taxas de adesão melhoram continuamente.

A nova perspectiva atribuída é detalhada em um dos dois relatórios sobre o mercado cibernético emitidos conjuntamente pela AM Best. O Relatório de Segmento de Mercado da AM Best intitulado, “Ciber nos EUA: ‘Preços Quentes Esfriam e Crescimento Rápido Estagna'”, aborda o desempenho da indústria e observa que o crescimento dos prêmios diretos emitidos foi estável em 2023, em comparação com o ano anterior. Isso ocorreu após um período de crescimento rápido que fez com que o prêmio do segmento cibernético dos EUA mais que triplicasse de 2019 a 2022.

“A redução nas taxas deve-se a vários fatores, incluindo o aumento da concorrência do lado da oferta”, disse Christopher Graham, analista sênior da indústria na AM Best. “Além disso, a melhoria das práticas de segurança cibernética e a diminuição da frequência de sinistros também levaram à redução das taxas após um período de aumentos acelerados de taxas impulsionados por um surto de ataques de ransomware em 2020 e 2021.”

“Boas práticas cibernéticas e a conscientização sobre a importância da higiene cibernética têm se mostrado benéficas tanto para os segurados quanto para os seguradores”, disse Fred Eslami, diretor associado da AM Best. “Essas práticas levaram a uma queda constante na taxa de sinistralidade do segmento, apesar de um aumento acentuado nos ataques de ransomware em 2023, que resultou em um aumento de 50% nos sinistros de primeira parte.”

A perspectiva estável da AM Best para o segmento cita fatores positivos como a contínua melhoria da segurança cibernética, expectativas de lucratividade a médio prazo, bem como melhores práticas de subscrição e linguagem de apólice.

“Esperamos que a cobertura cibernética continue a crescer ao longo do tempo, à medida que a conscientização crescente sobre os riscos cibernéticos contribua para um aumento nas exposições e, consequentemente, um aumento na demanda por seguros cibernéticos”, disse Eslami.

O relatório também destaca alguns fatores contrários importantes, incluindo a crescente concorrência e o crescimento modesto dos prêmios nos Estados Unidos, o que pode ser uma indicação do que pode acontecer internacionalmente. Além disso, a crescente sofisticação dos ataques cibernéticos usando Inteligência Artificial, bem como o ransomware e o comprometimento de e-mails comerciais, podem representar desafios para a subscrição de seguros cibernéticos.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS