Demanda por seguros de automóveis cresce 3,35% em junho

Levantamento divulgado pela Neurotech reforça bom momento vivido pelo setor no primeiro semestre, aquecido pelo aumento das vendas de carros novos

Fonte: Neurotech

A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis registrou, em junho, um crescimento de 3,35%, em comparação com o mesmo mês de 2023. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. Já na comparação com o mês anterior, maio de 2024, houve um segundo recuo consecutivo, desta vez de 3,30%.

O cenário geral reforça o bom momento do setor, aquecido pelo mercado de veículos novos. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves cresceu 12,7% em junho, comparado ao mesmo período do ano passado. Em relação ao mês anterior, maio, houve recuperação com um aumento de 10,52%.

“A própria Fenabrave divulgou, recentemente, uma nova estimativa de crescimento do número de emplacamentos no ano que supera a projeção feita em janeiro, passando de 12% para quase 15%. É uma diferença importante que mostra um primeiro semestre de 2024 surpreendente tanto para o setor automotivo quanto para o mercado de seguros”, analisa Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech.

Os dados da B3 evidenciam o bom momento vivido pelo mercado. Em junho, o número de financiamentos de veículos atingiu 584 mil unidades, bem acima das 485 mil unidades registradas em igual período de 2023. Foi o melhor mês desde o início da série histórica em 2013. No acumulado do ano de 2024 até o mês de junho, as vendas financiadas somaram 3,43 milhões, entre veículos novos e usados – incluindo motos, autos leves e pesados. Esse número apresentou um crescimento de 23,8% em relação ao ano de 2023, o equivale a 659 mil unidades financiadas a mais.

Ainda de acordo com o INDS, todas as regiões do Brasil apresentaram crescimento da demanda por seguros no apanhado anual. Mais uma vez, a terceira seguida, a região Norte teve o maior crescimento: 6,96%. Nordeste (+2,83%), Sudeste (+2,24%), Sul (+1,72%) e Centro-oeste (+1,20%) completam o ranking.

Demanda de seguros por idade

O Índice Neurotech de Demanda por Seguros também mostrou uma mudança de comportamento entre os condutores mais jovens. Entre os condutores de 18 a 25 anos, que tradicionalmente apresentam menor demanda às seguradoras, houve um crescimento de 24% em comparação com junho do ano passado. Já entre os condutores com 60 anos ou mais, que representam a faixa etária comumente mais cautelosa, a demanda recuou 1,95%.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS