Yelum, ex-Liberty Seguros, estreia com doação de R$ 1,5 milhão para reconstrução do Sul

"Com a Yelum, teremos a oportunidade de alcançar ainda mais consumidores, já que passaremos a oferecer mais opções de proteções personalizadas", afirma o CEO Eduardo Dal Ri

Depois de muito suspense, os executivos do grupo HDI anunciaram a marca que substituirá o nome Liberty Seguros: Yelum Seguradora. “Tudo fica igual. A Yelum vem para surpreender, combinando excelência na jornada a um preço competitivo, mantendo o portfólio atual de produtos e focando na evolução da experiência de todos os públicos. Apenas deixamos de usar a marca Liberty Seguros por uma questão contratual”, explicou o CEO Eduardo Dal Ri durante a festa de lançamento em Florianópolis (SC) nesta quarta-feira, 5.

Antes mesmo do anúncio da nova marca, Dal Ri chamou ao palco o diretor de operações e sinistros da seguradora, Marcio Probst, para falar sobre tudo que tem sido feito no Sul. “Já pagamos R$ 100 milhões em sinistros relacionados à tragédia no Rio Grande do Sul. Estamos atendendo nossos clientes e corretores de forma presencial e remota para sairmos deste primeiro momento de emergência de salvar pessoas. Agora estamos na fase de remover os veículos, que representam praticamente 90% do valor pago em indenizações, e iniciamos a nova fase, de ajudar a reconstruir o Estado”, disse.

Na sequência, Dal Ri anunciou uma nova doação do grupo por meio da Yelum de R$ 1,5 milhão para ajudar na reconstrução do Sul, e chamou ao palco dois executivos estrangeiros que vieram para participar do lançamento, reforçando a importância do Brasil na estratégia mundial do grupo alemão. “A América Latina é uma região muito importante para o grupo e o Brasil já responde por 50% de todos as receitas da unidade internacional. Tenho certeza de que podemos crescer muito mais e estamos muito felizes de poder ofertar três marcas diferenciadas aos brasileiros”, afirmou o CEO Internacional da HDI, Wilm Langenbach, ao lado do Head da HDI International na América Latina, Nicolas Masjuan. 

Foram mais de seis meses para criar a marca que dará continuidade ao legado da Liberty, cujo nome deixa de existir a partir de novembro, e agora o grupo Talanx atua com três marcas no Brasil. A Yelum com a venda de produtos no varejo como seguros auto, residencial e vida entre os principais do portfolio; a HDI segue com os produtos de varejo, empresarias e também grandes riscos; e a Aliro como marcas dos produtos com preços mais acessíveis e experiência de compra simplificada.

“Todas têm papeis indispensáveis na operação e se complementam de modo a atender a diferentes perfis de consumidores e parceiros. A partir de agora, nosso portfólio passa a ser um dos maiores e mais competitivos do mercado, algo que, sem dúvidas, trará novas oportunidades aos nossos parceiros e mais liberdade e segurança para todos os segurados. Temos 18 produtos apenas em auto no portfólio para atender o corretor de seguros. A Yelum vem para surpreender, combinando excelência na jornada a um preço competitivo, mantendo o portfólio atual de produtos e focando na evolução da experiência de todos os públicos. Traz liberdade de escolha, simplicidade e proximidade”, destaca Marcos Machini, vice-presidente da HDI Brasil.

Como continuidade ao grande lançamento da Yelum, os executivos do Grupo HDI iniciaram uma série de roadshows com corretores pelo Brasil, começando com Salvador (BA) no dia 6 de junho. Os próximos estão marcados para 11 de junho, em Belo Horizonte (MG), 13 de junho, em São Paulo (SP), e 26 de junho, em Curitiba (PR).

Os encontros têm como objetivo apresentar a nova marca para corretores e demais parceiros de cada região do país. Além disso, também é um momento em que a companhia vai reforçar como o processo de transição da Liberty para a Yelum acontecerá de forma gradual até o mês de novembro, incluindo sistemas, plataformas e o próprio site institucional.

“Um dos principais pilares de negócios do Grupo HDI é a proximidade com os corretores, pois eles são fundamentais para todo o mercado. Com o lançamento da Yelum, entendemos que precisamos estar ainda mais próximos dos parceiros, pois eles terão novas oportunidades de sucesso a partir de agora”, comenta Machini. “Por isso, queremos dar todo o apoio necessário para que eles se familiarizem o mais rápido possível com a Yelum”, finaliza o executivo.

Construção da marca

Com investimentos parrudos, mas não divulgados, Dal Ry conta que para chegar no nome Yelum, o grupo HDI testou uma série de possibilidades. “Tínhamos 25 nomes, todos com suas nuances. Foi um trabalho interessante e que me ensinou muito sobre marca”, conta o CEO.

Após conduzir pesquisas com corretores e clientes, optou por uma nomenclatura curta, forte, sonora, que remete a liberdade, luz, simplicidade e agilidade, e pelo amarelo, cor já característica da Liberty. A nova marca é formada por diversos significados: Yel é uma abreviação de yellow ou amarelo, Lum vem de luz e Um reforça que a marca é única para cada pessoa. 

Entre os atributos, a Yelum é envolvente, pois ouve as necessidades de clientes e parceiros e cria as melhores soluções de seguros lado a lado com estes públicos, ao mesmo tempo que tem a característica ponta firme, pois sempre entrega o que promete e inspira confiança. A nova marca ainda tem sintonia com todos as pessoas, antecipando seus desejos para agir com inteligência e agilidade, e um espírito livre, inovando constantemente e experimentando novas formas de fazer melhor. 

Todo o processo criativo foi feito em parceria com o time da Ana Couto, agência com mais de 30 anos de experiência em projetos de consultoria e branding que alinham marca, negócio e comunicação para impulsionar o valor de pessoas e empresas. 

“Com a Yelum, teremos a oportunidade de alcançar ainda mais consumidores, já que passaremos a oferecer mais opções de proteções personalizadas que se encaixam nas necessidades dos clientes e que contribuem com o sucesso e com a criação de novos caminhos para os corretores parceiros”, comenta Dal Ri. “Estamos bastante otimistas em fazer essa adesão ao mercado e esperamos que a nova marca colabore com o crescimento que temos visto no segmento segurador”, completa o executivo. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS