IRB(Re) publica seu primeiro Relatório de Sustentabilidade

Companhia destaca que atuação do setor de seguros e resseguros está diretamente relacionada ao conceito de sustentabilidade e lista avanços não financeiros

Fonte: IRB

O IRB(Re) publicou hoje (28/06) seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade, referente a 2023. O documento, alinhado às orientações da Global Reporting Initiative (GRI), aborda aspectos ambientais, sociais e de governança. “Em 2024, celebramos 85 anos e a apresentação desse relatório é um marco. Nossas atividades são diretamente conectadas ao conceito de sustentabilidade, pois representam um instrumento de gestão de riscos para o tratamento adequado e a minimização dos impactos que possam afetar o desempenho das empresas e a vida das pessoas”, afirma Marcos Falcão, CEO do IRB(Re).

De acordo com o relatório, o estudo de materialidade concluído no ano passado pelo ressegurador tem como objetivo identificar potenciais riscos de sustentabilidade na atividade principal e na gestão da companhia. “Os riscos de sustentabilidade englobam, entre outros, riscos climáticos, ambientais e sociais, e a gestão desses riscos é crucial para as nossas operações e para as linhas de negócio nas quais atuamos. De todos os riscos apontados pelo estudo, o risco de alterações climáticas é o que merece mais atenção. Por isso, temos iniciativa voltada diretamente para pesquisas envolvendo o tema alterações climáticas. Também abordamos esses riscos em estudos, análises e monitoramentos”, comenta Thaís Peters, diretora de Controles Internos, Riscos e Conformidade do IRB(Re).

Além de considerar os resultados econômico-financeiros apurados pelo IRB(Re) em 2023, quando a companhia retomou a lucratividade, o Relatório de Sustentabilidade destaca resultados não financeiros como a implementação do Programa de Integridade, o fortalecimento da estrutura de governança corporativa, a redução em 70% do consumo de energia, a diminuição de 20% no gasto de água e a participação no índice de diversidade da B3, entre outros avanços.

“Estamos cientes do nosso papel, como ressegurador, em identificar, avaliar, monitorar, mitigar e controlar adequadamente os riscos relacionados aos temas de sustentabilidade e em induzir a integração dessas questões como práticas de gestão da cadeia de seguros e resseguros. Entre as iniciativas implantadas em 2023, destaco o nosso Programa de Integridade que também tem um olhar focado para a sustentabilidade dos nossos negócios. Esse programa é direcionado a todos os nossos colaboradores, bem como aos parceiros de negócio, fornecedores e terceiros”, acrescenta Thaís.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS