Com agilidade de insurtech, Alba Seguradora avança para conquistar parceiros comerciais e clientes

São muitas ações em andamento, que vão desde parcerias com MGAs até uma comunicação simples e eficiente para atuação em todo o Brasil, adianta o CEO Carlos Trindade

Não existe nada melhor do que amar o que faz para ter garra para enfrentar desafios com respostas inovadoras. E é isso que está acontecendo na vida de Carlos Trindade, CEO da Alba Seguradora desde o início de 2024. Mais conhecido como Beto Trindade, ele assumiu o desafio de colocar em prática o plano estratégico de tornar a seguradora, fundada em 1870, uma das líderes nos segmentos em que atua. Em tão pouco tempo e num ritmo de quem não tem tempo a perder, os resultados já sinalizam o ritmo de insurtech instalado na seguradora com sede em Salvador, Bahia.

Dados do 1º trimestre de 2024 mostram alta de 4.115% na venda de apólices de acidentes pessoais coletivos, comparado ao mesmo período de 2023. Em vida em grupo, o avanço foi de quase 4.889%. Já o seguro de garantia estendida apresentou um indicador mais tradicional de crescimento: 17%. Claro que percentuais enormes mostram que a base antes era pequena. No entanto, sinaliza o potencial adormecido do mercado de seguros, que quando bem estimulado, com boas ofertas e experiência diferenciada ao cliente, avança bravamente, principalmente em mercados pouco explorados, como Norte e Nordeste, onde a Alba tem parceria com a rede de varejo Baianão, com 44 lojas, e novas parcerias relevantes em andamento estimadas para serem divulgadas ainda neste ano.

“Nos últimos 12 meses de retomada de operação da seguradora firmamos contratos que somam R$ 108 milhões no canal parceria e R$ 163 milhões no canal corretor”, conta com imenso orgulho o executivo que antes de assumir como CEO já atuava como consultor da Alba, tendo ocupado cargos de vice-presidente e CEO de empresas, bem como participado de conselhos de administração em sua trajetória profissional de mais de 30 anos.

Sem poder citar metas e projeções para o ano completo de 2024, em razão da seguradora fazer parte da holding Grupo Aliança da Bahia e ser listada em bolsa, Trindade conta que o crescimento já exigiu investimentos para a ampliação do escritório de São Paulo e de Salvador para suportar uma equipe maior.

“Neste ano internalizamos o atendimento aos clientes e aos corretores e assessorias para preservar nossa voz aos nossos públicos. Já contratamos 10 pessoas para São Paulo e seis para Salvador. E vamos crescer mais, pois temos ampliado nossas parcerias comerciais e expandindo nossa atuação em segmentos diversos do setor de seguros”, informa.

A seguradora visa ampliar o portfólio de serviços e incluir a distribuição de seguros massificados, com foco em vida e patrimonial, principalmente para pequenas e médias empresas, uma vez que a renovação tecnológica em parceria com a i4pro, provedora de infraestrutura digital para seguros, está a pleno vapor.

“A pandemia despertou na população a importância de ter proteções financeiras como seguro. Ao mesmo tempo, revolucionou o mercado de seguros com novas tecnologias, processos, produtos e atendimento aos parceiros e clientes em diversas plataformas”, comenta. Estão no radar desde produtos simples de vida até os mais sofisticados que mesclam risco com acumulação em fundos de investimentos.

São muitas ações em andamento, que vão desde parcerias com MGAs até uma comunicação simples e eficiente para atuação em todo o Brasil, mas Trindade reluta em antecipar todas elas. Mas dá spoiler: todas elas estão conectadas ao que chama de fitdigital (venda física e por meio digital) para que assessorias, corretores e parceiros corporativos possam ofertar atendimento personalizado para cada perfil de público da cadeia de clientes e “com garantia da nossa voz, gerenciada pelo marketing, para levarmos juntos mais proteção financeira para os brasileiros”.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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