Seguradoras deslocam equipes para atendimento a segurados no RS

Em coletiva realizada ontem, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que o temporal é "o maior desastre do estado"

As seguradoras se mobilizam para atender seus segurados no Rio Grande do Sul. Nas redes sociais, HDI, Bradesco, Mapfre, Tokio Marine, Allianz e Caixa Residencial já publicaram os números de contatos para pedido de ajuda. No ano passado, somente o Rio Grande do Sul registrou arrecadação de R$ 26 bilhões para as seguradoras, com R$ 10,3 bilhões em indenizações pagas. O seguro automóvel foi responsável por vendas de R$ 4 bilhões, seguro rural por R$ 2,5 bilhões e patrimonial por R$ 1,6 bilhão, segundo a consultoria Siscorp. Seguros de vida e planos de previdência somaram arrecadações de R$ 15 bilhões.

Entre as maiores seguradoras que operam com seguro de auto no sul temos a HDI, Porto, Tokio, Bradesco, Allianz, Mapfre, Zurich, Gente, Mitsui e Suhai. Em seguros patrimoniais, temos Mapfre, HDI, Porto, Tokio, Allianz, Cardif, Bradesco, Swiss Re, Caixa e Assurant.

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29) já causaram 24 mortes e deixaram 21 pessoas desaparecidas, segundo confirmaram autoridades no início desta tarde. Até o momento, 134 municípios foram afetados, de acordo com a Defesa Civil.

Em coletiva realizada ontem, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que o temporal é “o maior desastre do estado” e que o estado vive uma “situação de guerra”. A meteorologista Cátia Valente reforçou que em algumas regiões o volume de chuva superou os 500 milímetros. O presidente Lula visita o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2).

O governo afirma que não tem capacidade de resgatar todos os isolados. Os temporais também provocaram deslizamentos, quedas de pontes e árvores, alagamentos, além da falta de energia elétrica e abastecimento.

O último boletim divulgado pelo Defesa Civil apontou que 44,6 mil pessoas foram atingidas pelos efeitos do mau tempo. São 8,3 mil moradores fora de casa. São 3.079 em abrigos e 5.257 desalojados (na casa de familiares ou amigos).

Em setembro do ano passado, Leite reforçou a importância de que fossem honradas as apólices de seguro das companhias que tiveram perdas durante a enchente. “Tenho repetido que não podemos aceitar que as pessoas sejam vítimas duas vezes. Elas já foram vítimas da tragédia, que causou danos muito grandes, e não podem também ser vítimas de desassistência. Por isso, o governo está em diálogo com as seguradoras, que têm se mostrado sensíveis a essa situação”, afirmou o governador.

Na ocasião, a CNseg, confederação das seguradoras, apresentou o substitutivo ao Projeto de Lei 1.410 que visa oferecer, para todas as regiões do país, acesso a seguro social contra desastres naturais. O PL busca oferecer direito a cobertura de bens e auxílio funeral decorrentes de eventos naturais relacionados às catástrofes como chuvas, enxurradas e deslizamentos, sendo essas reconhecidas como calamidade pública pela autoridade competente do estado afetado. O tema segue em discussão.

A proposta do Seguro Social de Catástrofe, um instrumento financeiro para amparar vítimas de desastres provocados por inundações, alagamentos e desmoronamentos, prevê mediante pagamento entre R$ 2 e R$ 3 e cobrado na conta de luz indenização de R$ 15 mil por residência e mais R$ 5 mil por óbito nesses eventos, por meio do PIX, para garantir celeridade e recursos livres para as vítimas dessas tragédias. 

Grupo HDI reforça atendimento à população do Sul do país após fortes chuvas

O Grupo HDI está tomando medidas urgentes para auxiliar a população afetada pelas fortes chuvas que assolam a região Sul do país nos últimos dias, causando desabamentos, enchentes e alagamentos em mais de 100 cidades, especialmente no estado do Rio Grande do Sul.

Como parte dos esforços, a companhia ativou seu plano de resposta a eventos catastróficos, visando garantir uma assistência rápida e eficaz aos envolvidos. Equipes especializadas em sinistros, com autonomia para tomada de decisões em diversas linhas de negócio, incluindo automóveis, propriedades e agronegócio, estão a caminho das regiões atingidas.

Os prestadores estão sendo prontamente deslocados, contando com veículos especiais 4×4 para assegurar acesso mesmo em condições adversas, mas ainda assim encontram dificuldades devido às vias totalmente bloqueadas. Além disso, o Truck da empresa, um caminhão multifuncional focado em oferecer um atendimento mais próximo e personalizado, estará em Porto Alegre a partir deste final de semana, agilizando os processos de sinistro.

Desde o início dos eventos climáticos, a equipe do Grupo HDI faz diagnósticos periódicos sobre as condições em que a região se encontra para avaliar outras possíveis ações que podem ser feitas para mitigar os problemas da população. Além disso, a empresa está em contato direto com os corretores locais para entender melhor sobre os sinistros abertos e prestar o melhor atendimento possível.

O trabalho do Grupo HDI nos estados do Sul do Brasil é um exemplo do empenho incessante da companhia em acompanhar de perto as principais áreas de risco no país. O mesmo foi feito em setembro de 2023, na mesma região, quando os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sofreram com as consequências de tempestades.

“Mais uma vez, lamentamos profundamente os desastres naturais que estão atingindo a região Sul do Brasil. O Grupo HDI está trabalhando muito para auxiliar a população afetada pelas chuvas e se coloca à inteira disposição para apoiar a todos que estão sofrendo com as consequências”, diz Márcio Probst, Chief Claims Operations Officer da companhia. “Nossa equipe está monitorando de perto tudo o que está acontecendo na região para poder prestar o melhor serviço possível a todos”, completa.

Para auxiliar os segurados neste momento, qualquer situação de emergência pode ser informada por meio dos canais oficiais do Grupo HDI através do aplicativo, website, WhatsApp ou telefone.

Tokio Marine prioriza atendimentos a clientes atingidos por chuvas intensas no Rio Grande do Sul

Desde o início da semana, a Tokio Marine vem acompanhando de perto as ocorrências nas regiões afetadas pelas fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul. A Seguradora prioriza os atendimentos aos Clientes por meio de equipes especializadas que estão em contato direto com os Corretores locais por aplicativo de mensagens a fim de agilizar a identificação de casos que exigem rápida intervenção e garantir o pagamento imediato das indenizações devidas.

Assim que for possível ter acesso por terra aos locais mais atingidos, a Tokio Marine também deslocará de São Paulo especialistas para auxiliar o trabalho das equipes locais nas avaliações de sinistros de Automóvel e Patrimonial.  Por hora, todos os acontecimentos relacionados a Segurados estão sendo acompanhados por uma célula específica na área de Operações e Rede de Serviços.  

“Priorizamos o atendimento no Contact Center para ligações de DDD das regiões que estão em situação mais crítica, como Caxias do Sul e Porto Alegre, e deslocamos prestadores de serviços para avaliar as áreas mais atingidas. A prioridade absoluta é prestar todo o auxílio necessário a nossos Clientes nesse momento tão difícil”, comenta Andrea Ribeiro, Diretora de Operações da Tokio Marine.  O contato com a Seguradora pode ser feito pelo número 0800 31 86546.

Diante da destruição causada pelas chuvas recorrentes, no dia 1º de maio, o Governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública. Desde o último sábado, 27, cerca de 147 municípios foram afetados, com 21 mortos, 12 feridos e quase 10 mil pessoas desabrigadas até a noite de quinta-feira, dia 02. Ao todo, estima-se que mais de 67 mil pessoas foram prejudicadas pelos fortes temporais até o momento. 

Bradesco Seguros inicia 45ª operação emergencial no RS

A Bradesco Seguros anuncia a 45ª Operação Emergencial de Tratamento de Sinistros no estado do Rio Grande do Sul. Nos últimos dias, o estado vem sofrendo com a incidência de chuvas intensas, alagamentos, inundações, granizo e vendavais de grande intensidade. A ação da Seguradora visa mitigar os prejuízos causados pelos eventos climáticos aos seus segurados.

Até o momento, a Bradesco Seguros atua com guinchos e carros de apoio à população nas cidades da região. Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Caxias do Sul e Porto Alegre são as com mais chamados para a seguradora que reforçou a sua equipe para atendimento.

“Realizamos a Operação Emergencial desde 2015 para os nossos clientes dos seguros Auto e Residencial. Trata-se de uma força-tarefa, mobilizada em caráter especial e com contingente reforçado para atender aos segurados da melhor forma possível. A Operação será estendida até quando for necessária”, destaca o Superintendente Executivo de Operações da Bradesco Seguros, Carlos Oliva.

Em janeiro, a Bradesco Seguros realizou a 44ª Operação Emergencial de Tratamento de Sinistros, também no Rio Grande do Sul. Durante a mobilização, a Seguradora registrou mais de 600 indenizações atendidas com mais de R$ 5 milhões pagos aos segurados. Na época, as cidades com mais atendimento pela seguradora foram Porto Alegre, Gravataí e Canoas.

Allianz reforça atenção para segurados

Em função dos fortes temporais que atingem o Rio Grande do Sul, inclusive com o decreto de calamidade pública emitido pelo governo do Estado, a Allianz Seguros está reforçando sua atenção na região. A estrutura de atendimento envolve as equipes de Assistência 24h e Sinistros, que seguem focadas e monitorando os impactos desde o dia 27 de abril.

Visando agilizar o suporte aos clientes impactados, a Allianz Seguros está preparada para:

  • Atuar, em conjunto com a Allianz Partners, empresa do Grupo Allianz de assistência 24 horas, na central e rede de prestadores, para todo o atendimento necessário.
  • Adotar procedimentos para simplificar e agilizar o processo de documentação, análise e regulação dos sinistros.
  • Ampliar o contato com os corretores parceiros locais, para auxiliar no atendimento aos segurados.

A Allianz Seguros lamenta as vítimas e se solidariza com os seus familiares, como também com os moradores que tiveram seus veículos e propriedades atingidos.

Caixa Residencial põe em ação plano emergencial

Com as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, a CAIXA Residencial, seguradora da holding CAIXA Seguridade, já iniciou o seu plano emergencial de atendimento para as famílias que contam com o Seguro Residencial e Habitacional da CAIXA e tiveram suas residências atingidas.​

Diante deste cenário de calamidade, a companhia reforçou diversas ações para atender os segurados na região, ampliar o acolhimento e restabelecer a segurança de seus lares o quanto antes possível.​

· Todos os clientes com seguros Habitacional e Residencial que estejam nas regiões atingidas estão sendo acionados por e-mail e WhatsApp sobre o atendimento e canais disponíveis para possíveis solicitações.​

· A empresa também realiza o contato ativo a partir da identificação de clientes com aberturas de assistências na região, que indiquem possível prejuízo por sinistro coberto no Seguro Residencial ou Habitacional da CAIXA.​

· A CAIXA Residencial possui procedimentos ágeis para regulação e indenização de sinistros cobertos, conforme solicitações.​

· Além disso, foi realizado o reforço da rede de prestadores, por meio de deslocamento de prestadores de regiões vizinhas, para agilizar a assistência aos segurados.​

Em caso de dúvidas, aberturas de sinistro e chamados de assistência,os segurados podem ligar no 0800 722 4923 ou por meio do WhatsApp da CAIXA Residencial (11) 99506-9519 .

Mapfre reforça equipe de call center

Frente às fortes chuvas que assolam e impactam mais de 100 municípios do Rio Grande do Sul (RS), a Mapfre divulgou que se solidariza com todas as vítimas e está adotando diversas medidas para garantir atendimento rápido e assistência integral aos afetados. 

A companhia reforçou a equipe de call center, simplificou o processo de regulação dos sinistros e aumentou a mobilização da rede de prestadores de serviços. Além disso, a Mapfre está disponibilizando guinchos para remoção de veículos em áreas afetadas para segurados e não segurados e para entrega de mantimentos, bem como está monitorando a situação por meio de equipes especializadas.  

Em caso de emergência, o segurado deve entrar em contato com a companhia através dos canais de atendimento, como a Central (0800 775 4545) e WhatsApp (11 4004-0101).

Sancor Seguros Brasil suspende eventos no Rio Grande do Sul e realoca verbas para apoio às vítimas das enchentes

Em virtude das chuvas extremas que seguem assolando principalmente cidades do Rio Grande do Sul, a Sancor Seguros Brasil informa o cancelamento do evento Clube Agro e Agroseg, até então programados para ocorrerem entre os dias 07 e 09 de maio, na região da Serra Gaúcha.

“A segurança e o bem-estar de nossos colaboradores, parceiros e comunidade em geral sempre foram prioridades para a Sancor Seguros Brasil. Diante das circunstâncias atuais e em solidariedade aos afetados pelas intensas chuvas, reconhecemos que não seria prudente expor mais pessoas a riscos desnecessários. Acreditamos firmemente que não é o momento adequado para a realização de eventos”, comenta o diretor comercial, Paulo Dawibida.

“Concordando com esta decisão, nossa Diretoria e os nossos parceiros na comercialização dos Seguros Agrícolas, ressaltam a importância de direcionarmos nossos esforços para auxiliar aqueles que estão enfrentando dificuldades neste momento. Dessa forma, vamos utilizar os recursos inicialmente destinados a realização dos eventos para contribuir com ações de apoio às comunidades mais afetadas. Com a colaboração dos nossos parceiros, contribuiremos para a doação de água potável, materiais de higiene pessoal e de limpeza, que poderão oferecer um mínimo de conforto àqueles que estão passando por essa situação tão difícil”, finaliza o diretor.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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