RIMS 2024: Prestação de serviços aos clientes é o diferencial da Brokerslink num cenário competitivo

"Um risco bem gerenciado é tratado de forma diferente no mercado, que passará, em breve, a considerar também os critérios de sustentabilidade no processo de subscrição", diz Ariel Couto

Ariel Couto, CEO da MDS Brasil e Americas Regional Manager da Brokerslink, afirma que há um consenso no mercado internacional que o efeito “hardening” ficou para trás, o que não significa que as taxas começaram, imediatamente a cair.  “A combinação região e atividade segue norteando o apetite do mercado segurador e ressegurador.  Riscos mais sujeitos às catástrofes naturais seguem enfrentando resistência do mercado no processo de renovação”, diz ele durante sua participação no RISKWORLD, evento promovido pela RIMS, associação de gestores de riscos dos EUA, que acontece entre 5 e 8 de maio em San Diego, Califórnia.

A Brokerslink, mais uma vez é a única rede de corretores com stand no evento, que conta com uma delegação de aproximadamente 80 executivos, representando cerca de 40 países. Sendo a delegação mais internacional do RIMS, a Brokerslink procura passar ao mercado a mensagem de que é a solução global para todas as necessidades relacionadas à contratação de seguros, resseguros e serviços ligados ao segmento.

Segundo Couto, a atratividade de um determinado risco para o mercado é função de alguns aspectos como a sinistralidade histórica, sua atividade, características físicas, processos de governança – incluindo planos de manutenção, contingência e recuperação, bem como a saúde financeira da empresa. “Um risco bem gerenciado é tratado de forma diferente no mercado, que passará, em breve, a considerar também os critérios de sustentabilidade no processo de subscrição”, diz.

Ter uma politica ESG já se tornou uma exigência para obter um programa de seguros com mais facilidade e em condições mais acessíveis, segundo ele. “Com a publicação da Circular Susep 666 as seguradoras que operam no Brasil deverão, de acordo com um cronograma definido, passar a considerar as políticas ESG na aceitação e precificação dos riscos.  Ao firmarem compromissos relacionados ao meio-ambiente, alguns resseguradores e algumas seguradoras internacionais já possuem políticas mais restritas para aceitação de riscos relacionados a atividades mais poluentes, por exemplo’, cita.

Para o executivo, se diferenciar num cenário de acirrada concorrência no mundo dos corretores, a palavra chave é a prestação de um serviço diferenciado, que engloba contar com uma equipe altamente qualificada, com amplo conhecimento técnico, bom relacionamento com os mercados, alcance global e o uso da tecnologia a favor dos clientes, promovendo experiências cada vez mais completas, seguras e amigáveis.

Além de contar com um stand no evento, a Brokerslink promoveu um café da manhã na segunda-feira, dia 6, para todos os membros presentes, além de oferecer, no mesmo dia, em conjunto com a corretora norte-americana Alliant, membro da rede nos Estados Unidos, uma recepção para todo o mercado, que contou com cerca de 1000 participantes.  Os corretores da Brokerslink presentes ao evento se dividiram entre as inúmeras reuniões com clientes, seguradores e os muitos eventos promovidos no período.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS