Fundada em janeiro de 2023, a plataforma digital Notro, da expressão “no trouble”, tem investido para conquistar o mercado de assistência 24 horas. A ferramenta nasceu para agilizar e modernizar a gestão desses serviços, proporcionando total independência para as empresas gerenciarem suas operações e se conectarem com os seus prestadores de serviços no Brasil e no exterior. A startup já transaciona mais de 5 mil atendimentos por mês, movimentando aproximadamente R$ 2,5 milhões, entre prestadores e clientes que utilizam a ferramenta.
“A criação da plataforma surgiu para solucionar diversos problemas e desafios desse mercado, oferecendo independência para seguradoras, montadoras, empresas de assistências e prestadores de serviços, com o intuito de entregar um serviço de qualidade superior”, comenta o fundador da Notro, Ricardo Alexandre, em nota.
A Notro já opera nas verticais, Automóvel, Residencial, Funeral e Seguro Viagem. “Incluímos Motos na vertical Automóvel e estamos antecipando para este ano o lançamento da assistência Pet e Cesta Básica”, informa. Também está nos planos a inclusão do Saúde.
O fundador explica que a Notro utiliza uma tecnologia moderna, descomplicada e 100% digital, integrando-se com todos os canais digitais por meio de API’s abertas, com uma arquitetura que permite atualizações e inovações constantes dentro da plataforma, e tudo isso com um investimento acessível.
“A arquitetura é totalmente customizada para atender as necessidades do cliente, fácil de incluir novas funcionalidades, sem perder a velocidade. Tudo isso, utilizando a nuvem da Amazon Web Services, que também permite escalar e trazer um importante nível de segurança para a empresa”, especifica Ricardo Alexandre.
A plataforma está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com a segurança da informação. “Ao mesmo tempo em que desenvolvemos o sistema, utilizamos todos os protocolos e procedimentos de proteção de dados recomendados pela LGPD”, valida o executivo.
Outro diferencial que o executivo destaca é que a velocidade para organizar atendimentos de Funeral e Viagem, que são atendimentos delicados, de forma totalmente digital, mas sem perder a humanização. “Na Assistência Funeral, enquanto o atendimento é organizado para trazer o melhor acolhimento para o cliente e/ou familiares, todos os itens cobertos no funeral são enviados imediatamente pela internet através do nosso portal para o prestador de serviços, inclusive por celular com a versão responsiva. Ou seja, recebe o serviço em qualquer lugar que estiver”, detalha o executivo.
A plataforma também aceita upload de documentos que permite enviar diretamente para a seguradora iniciar o processo de sinistro e indenizar mais rápido o cliente. Ou seja, com apenas um único atendimento aceleramos todo o processo do início ao fim.
“No Seguro Viagem, pelo modelo tradicional, a organização do atendimento é mais lenta para quem acessa a assistência no exterior. Pela nossa plataforma, que foi pioneiro no Seguro Viagem, imediatamente quando o pedido de atendimento do cliente é finalizado, o prestador conectado a qualquer lugar do mundo recebe o pedido de atendimento pela internet, e não por e-mail, que é o modelo executado atualmente. Ninguém faz isso no Seguro Viagem, o que é comum no Automóvel e no Residencial”.
O processo de implementação da plataforma também é descomplicado, afirma o executivo. Basta a empresa ter o seu call center, ter ou criar a sua rede de prestadores de serviços. “Nós damos todo este suporte nas configurações, treinamentos internos e para prestadores, para tudo entrar no ar muito rapidamente. Em uma operação grande, por exemplo, a migração pode ser feita por etapas, mas a plataforma está totalmente preparada para escalar rapidamente.”, explica Ricardo Alexandre.
O executivo afirma que a plataforma possibilita a todos, que fazem gestão de assistência 24 horas, uma redução considerável nos custos operacionais, entre eles, eliminando a bitributação, duplicação de custos operacionais, ganho de produtividade e redução do custo externo, utilizando roteamento e preferência dos prestadores de forma inteligente. O que costuma representar uma redução de pelo menos 20% das despesas com serviços de assistência 24 horas.