Icatu Seguros registra aumento em procura por seguro de vida entre os jovens 

De 2022 a 2023, aumento foi de 23% entre os jovens de 18 a 24 anos; Em recorte ampliado, de 25 a 40 anos, aumento foi de 18%

A contratação de seguro de vida vem crescendo no Brasil entre os jovens. Segundo a Icatu Seguros – companhia 100% brasileira líder entre as independentes em Seguro de Vida, Previdência e Capitalização -, houve um aumento de 23% na aquisição do produto entre pessoas de 18 a 24 anos e um crescimento de 18% entre 25 a 40 anos. É o que revela o levantamento interno da empresa, que considerou o período de 2022 a 2023.

Ainda de acordo com a seguradora, a participação dos contratados de 25 a 40 anos representava 38% dos clientes da carteira ao fim de 2023. Os jovens entre 18 e 24 anos, 8%. Entre os mais jovens, a presença das mulheres também se destaca. Hoje, elas representam 51% da carteira na faixa etária de 18 a 24 anos.

“Temos visto uma maior conscientização da população em relação à proteção financeira, inclusive nos jovens. E o aumento neste público não só reflete isso, mas também é impulsionado por algumas características desse público, que é uma maior preocupação com a proteção do seu presente. O seguro de vida se trata justamente disso: proteção dos riscos imediatos e das incertezas da vida, algo que tem sensibilizado cada vez mais as pessoas mais jovens, em especial as mulheres. É sobre se proteger em vida, hoje”, afirma a Diretora de Produtos de Vida da Icatu Seguros, Luciana Bastos, em nota.

Pioneira no desenvolvimento de inovações para o segmento, a Icatu coleciona cases como o Vida Digital, projeto para disseminar um seguro de vida com jornada 100% digital para diferentes canais e parceiros – como bancos, varejo e fintechs, que atraem especialmente o público mais jovem. Como parte do seu modelo de negócios B2B2C, a companhia conta ainda com a força de venda de mais de 9 mil corretores parceiros no país.

Desempenho geral – Em 2023, a Icatu bateu recorde de R$ 4,2 bilhões em prêmios retidos, evolução de 21% em relação a 2022, resultado acima do mercado (9,5%). Ainda em 2023, a companhia retornou R$1,2 bilhão em indenizações, o que representa 8% do mercado segurador de pessoas, que devolveu cerca de R$15 bilhões no mesmo período, de acordo com a Fenaprevi. Entre as modalidades do segmento, de acordo com a Icatu, o Vida Individual teve destaque, com 90% de crescimento.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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