IBDS faz parceria com entidades estudantis para auxiliar vítimas das enchentes do RS

O Instituto Brasileiro de Direito do Seguro oferece treinamento para as assessorias jurídicas gratuitas dentro de universidades

Fonte: IBDS

Um dos desafios sofridos pela população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul é a perda total ou parcial de bens, móveis e imóveis. Para auxiliar as pessoas que tiveram perdas desse tipo, o Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS) criou um programa de parceria com entidades estudantis de universidades gaúchas a fim de treinar estudantes de Direito para o atendimento gratuito da população e ajudar a dirimir dúvidas sobre seus seguros contratados.

A Assessoria Jurídica Hernani Estrella (AJHE) da faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi a primeira a firmar a parceria. “Além da defensoria pública, as universidades brasileiras oferecem assistência jurídica gratuita à população que não tem acesso à advocacia privada. Além da defensoria pública, as universidades brasileiras têm as assessorias jurídicas universitárias, que oferecem auxílio para quem não tem acesso ao direito privado”, explica a advogada Helena Chagas, do escritório ETAD – Ernesto Tzirulnik Advocacia e membro do IBDS. “No caso da UFRGS, todos os alunos da Assessoria Jurídica Hernani Estrella (AJHE) se reuniram em uma grande força tarefa para ajudar a população impactada”, destaca.

Dúvidas e contatos de outras instituições de ensino interessadas podem ser encaminhados ao e-mail [email protected]. O Governo Federal, por meio da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, também disponibiliza canal especial para esclarecimentos e reclamações: 0800-0218484.

O IBDS traz algumas orientações gerais:

•            O aviso de sinistro deve ser enviado assim que possível, mas tem de ser muito cuidadoso;

•            Envie, com o aviso, todos os comprovantes pertinentes: RG e CPF do segurado, fotos e vídeos do dano, documentos relacionados ao bem segurado (por exemplo, se for um veículo, enviar o documento do automóvel);

•            Guarde o registro do aviso: anote protocolos de ligações, salve e-mails, tire print das telas dos aplicativos. Registre as datas das comunicações.

Desde 2000, o IBDS promove o desenvolvimento de pesquisa e estudos em Direito do Seguro e difunde o conhecimento por meio de fóruns, palestras e cursos com especialistas brasileiros e estrangeiros. Além disso, o Instituto é a entidade que impulsiona a tramitação do projeto de lei de contrato de seguro brasileiro, PLC 29/2017, em fase final de aprovação no Senado Federal.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS