Enchentes no RS: imóveis com financiamento têm cobertura para reconstrução

Pessoas que tiveram seu imóvel danificado pelas enchentes e que possuem financiamento ativo, podem acionar o seguro Habitacional

Por Rossana Costa, fundadora e diretora da GEO

Estamos vivendo a maior enchente da história do Rio Grande do Sul, onde os estragos já atingiram 80% do estado. Em uma situação onde centenas de pessoas perderam a vida e milhares suas casas, fica a dúvida de como será a reconstrução, após a tragédia. 

Uma notícia que pode acalentar quem adquiriu ou construiu imóveis por meio de financiamento imobiliário são as coberturas presentes no seguro Habitacional. Este seguro é obrigatório em todos os financiamentos imobiliários, contratados em quaisquer bancos, bem como para as  incorporadoras ou construtoras que fazem a venda parcelada do imóvel. “O seguro Habitacional é uma proteção para todo o ecossistema do crédito imobiliário, e neste momento é essencial para as familias”, afirma Rossana Costa, diretora da GEO, companhia especializada em tecnologia para seguros de linhas financeiras.

Cobertura de Danos Físicos ao Imóvel (DFI)

A cobertura de DFI tem como objetivo garantir a integridade do imóvel financiado. Além de oferecer proteção contra danos causados por incêndio, raio e explosão, estão ainda cobertos os prejuízos por eventos de causa externa, decorrentes de: inundação ou alagamento, ainda que decorrente de chuva, entre outros. Se houver necessidade de desocupação do imóvel devido à ocorrência de sinistro coberto, deverá ser prevista indenização, correspondente aos encargos mensais do financiamento.

Cobertura de Morte e Invalidez Permanente (MIP)

Além do DFI, o seguro habitacional também inclui cobertura MIP. Esta cobertura garante a quitação da dívida imobiliária e por conseguinte a permanência do imóvel com a família, em caso de falecimento do(s) contratante(s) do financiamento imobiliário. Além da quitação da dívida em caso de falecimento, também assegura a liquidação da dívida do devedor em caso de Invalidez Permanente Total por Acidente ou Doença

Como acionar o seguro

O movimento mais indicado é solicitar o acionamento do seu seguro Habitacional diretamente com o banco financiador, incorporadora ou construtora onde o crédito imobiliário foi contratado.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS