CNseg integra Câmara Temática para modernização do sistema agropecuário brasileiro

O diretor de relações institucionais da CNseg, Esteves Colnago, destacou a importância de incluir representantes de diversos setores do país para debater a modernização desses instrumentos financeiros

Fonte: CNseg

– A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) vai atuar como uma das 46 entidades que vão compor a recém-criada Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio (CNPA). A iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) propõe o fortalecimento do setor agropecuário em todo o país, e deve aprimorar os mecanismos de financiamento privado, estimular a competitividade e diminuir custos para o produtor rural.

O diretor de relações institucionais da CNseg, Esteves Colnago, destacou a importância de incluir representantes de diversos setores do país para debater a modernização desses instrumentos financeiros e a criação de novos mecanismos que atendam às necessidades do setor agrícola nos estados e municípios. 

“Parabenizamos o MAPA pois esta é uma importante iniciativa para fomentar as discussões sobre os desafios que estamos passando e que iremos passar com as mudanças climáticas. A criação da Câmara Temática de Gestão de Risco Agropecuário é um passo importante também para a construção de políticas públicas eficientes para o agronegócio brasileiro, promovendo a segurança e o desenvolvimento sustentável do setor”, afirmou.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informa que o colegiado irá desenvolver modelos de financiamento para irrigar o mercado e fazer a agropecuária crescer ainda mais. “Essa Câmara cumpre o papel de pensar novas formas de financiamento para que a agropecuária cumpra o grande papel de gerar oportunidades, empregos e renda para o povo brasileiro”, ressaltou.

Para compor a nova Câmara, foram nomeados os membros titulares e suplentes de diversos setores relacionados ao agronegócio, tanto públicos quanto privados. Entre eles estão associações, empresas do setor, instituições de pesquisa, bancos, seguradoras e órgãos governamentais.

Fortalecimento e diálogo

A CNPA é o resultado da modernização da antiga Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio, que estava voltada para mecanismos públicos de crédito agrícola. A Portaria Nº 56/24, que institui a CNPA e lista seus integrantes, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10/5).

As Câmaras Temáticas tratam temas transversais relacionadas a cadeias produtivas, são constituídas por representantes de entidades de caráter nacional, de produtores, trabalhadores, consumidores, empresários, autoridades do setor privado e de órgãos públicos, técnicos governamentais e instituições financeiras.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS