Andreas Berger assume em julho o cargo de CEO da resseguradora Swiss Re

O processo de seleção para seu sucessor foi iniciado

A Swiss Re anunciou hoje que Andreas Berger, CEO da Swiss Re Corporate Solutions, se tornará CEO do grupo Swiss Re a partir de 1º de julho de 2024, substituindo Christian Mumenthaler, que deixará o cargo. “Estou honrado com a decisão do Conselho de me nomear para liderar esta grande empresa. A Swiss Re possui uma excelente rede de clientes globais em resseguros e soluções corporativas, sustentada pela marca incrivelmente forte e solidez de capital da Swiss Re. Estou ansioso para trabalhar com todos os meus colegas do Comitê Executivo do grupo, com os funcionários da Swiss Re e com o Conselho de Administração para fortalecer ainda mais a marca e servir os clientes da Swiss Re para atingir seus objetivos”, disse Andreas Berger em nota.

De acordo com Jacques de Vaucleroy, vice-presidente do Conselho de Administração da Swiss Re, o Conselho determinou por unanimidade que Andreas Berger é a pessoa certa para aproveitar o momento atual da empresa e liderar a Swiss Re na próxima fase de seu desenvolvimento. “Após cinco anos na Swiss Re, ele tem um histórico convincente, ressaltado pela recuperação bem-sucedida da unidade de negócios de soluções corporativas que liderou. Ele demonstrou um forte foco na execução e, ao mesmo tempo, inovou o negócio com soluções baseadas em análise de dados. Ele levará adiante uma cultura de desempenho e conquistas e fortes valores de liderança. O minucioso processo de planejamento de sucessão do Conselho resultou na nomeação de um excelente candidato para o cargo de CEO do Grupo, ao mesmo tempo que demonstrou a força e a profundidade da liderança da Swiss Re.”

O Conselho também agradeceu a Christian Mumenthaler, que conduziu a empresa durante um período com elevada atividade de catástrofes naturais, um ambiente de taxas de juros baixas sem precedentes e a pandemia de COVID-19. Durante o seu mandato de oito anos, os prêmios ganhos e as receitas de taxas da Swiss Re cresceram de cerca de US$ 30 bilhões em 2015 para US$ 45 bilhões em 2023. A capitalização do grupo também foi substancialmente fortalecida, como evidenciado pelo aumento do índice do teste de solvência suíço.

“Com os ventos favoráveis para cumprir todas as metas financeiras para 2023, um aumento de dividendos e os efeitos positivos da reorganização do grupo, agora é o momento certo para a sucessão do CEO. Christian é um líder incrivelmente dedicado, apaixonado e intelectualmente forte que causou impacto, também além da Swiss Re. Em nome do Conselho, quero expressar gratidão e apreço pelo seu forte compromisso e pelas suas contribuições para o sucesso da empresa. Desejamos a ele tudo de melhor”, ressaltou Vauckeroy em comunicado enviado à imprensa.

“Foi um verdadeiro privilégio servir e liderar a Swiss Re por tanto tempo”, comentou Christian Mumenthaler. “Estou imensamente grato pela experiência e pelo progresso que toda a empresa fez durante esse período, reunindo tantos talentos excepcionais em torno de um propósito significativo. Tenho o prazer de entregar o comando quando a empresa conseguiu cumprir suas promessas. Sinto que agora é o momento certo para seguir em frente. É fantástico nomearmos um de meus colegas para me suceder. Com Andreas, a Swiss Re estará em boas mãos.”

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS