Allianz registra lucro operacional da de R$ 279,5 milhões e receita de R$ 9,2 bilhões em 2023

Consistência e diversificação contribuempara crescimento da Allianz em 2023

A Allianz atingiu, em 2023, R$ 9,2 bilhões em prêmios. O valor representa um aumento de 5,3% em relação a 2022. Já o lucro operacional (antes de impostos) alcançado no período foi de R$ 279,5 milhões, de acordo com os planos alinhados para 2023.

“Os resultados obtidos são reflexos de ações tomadas em 2021 e 2022 para dar consistência à seguradora e aperfeiçoar sua operação. O nosso modelo de negócio, baseado em portfólio amplo e escala, tem potencial para seguir com um crescimento sustentável”, avalia Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros. “Outro fator que deve continuar contribuindo para o cenário é a regularidade da subscrição, com o objetivo de obter equilíbrio entre valor do prêmio e custo de sinistro”, complementa o executivo.

O ano de 2023 foi marcado pela concretização dos esforços para a retomada da rentabilidade da companhia, que havia sido afetada principalmente pelos reflexos da pandemia no mercado de Automóveis, com o aumento de preços de veículos e peças. Houve ainda melhora na carteira de Agrocultivo, até então impactada pelas secas da safra de verão 2021/2022, principalmente na região Sul do país. Diferentemente do exercício anterior, em 2023 o ramo não sofreu com os efeitos dos eventos climáticos adversos. “A melhoria do índice de sinistralidade a níveis de mercado nas principais carteiras da seguradora – 65% em Automóvel e 41% em Rural – também contribuíram fortemente para os resultados obtidos, assim como o crescimento significativo de 27% em prêmios nas linhas Patrimoniais; 31% em Rural; e 20% em Responsabilidades”, afirma Andreas Kerl, CFO da Allianz Seguros.

Para Andreas, a expectativa de uma economia mais favorável em 2024, deve impactar positivamente o mercado segurador brasileiro. “As perspectivas são bastante positivas para este ano, tanto na sustentação para alavancar o crescimento da companhia quanto na melhoria da rentabilidade”, diz. Segundo ele, a empresa está confiante nas oportunidades para o setor nos períodos subsequentes, no que diz respeito ao seguro Auto, às linhas Corporativas, com o lançamento da Allianz Commercial, e ao seguro de Pessoas. “As principais alavancas para acelerar o crescimento nos próximos anos são a diversificação da carteira, a atuação regional e a busca por novos canais de distribuição”, finaliza.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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