Darwin Seguros recebe autorização da SUSEP para atuar como seguradora

Fonte: Darwin

A Darwin Seguros, seguradora digital autorizada pela SUSEP que utiliza tecnologia, dados e inteligência artificial para oferecer um seguro de auto simples, personalizado e acessível, acaba de receber a autorização para operar como seguradora S3 em todo o Brasil e mira quadriplicar sua receita até o final de 2024.

No final de 2022 a Darwin Seguros recebeu a autorização para operar como seguradora, inicialmente na segunda edição do programa Sandbox da SUSEP. A saída da Darwin Seguros do programa em um período tão curto de operação pode ser considerado um caso de sucesso para o mercado, eis que menos de 5% das empresas selecionadas pela SUSEP para o programa conseguiram este feito. Com a licença de seguradora S3, a empresa poderá complementar e ampliar as coberturas atuais oferecidas ao mercado em seu produto auto (que eram antes limitadas pela regulamentação do Sandbox), bem como atuar em outros segmentos de seguro.

A saída do programa veio em meio a um crescimento bastante forte – em seu primeiro ano de vendas a empresa já superou a marca de 25 milhões de ARR (receita recorrente anual), evidenciando sua rápida ascensão no mercado. Segundo Beto Souza Barros, fundador e Co-CEO da Darwin Seguros, a companhia pretende ultrapassar os 100 milhões de ARR já em 2024.

“Poderíamos ter crescido ainda mais em 2023, mas temos um foco muito grande na gestão de riscos e no lucro da carteira. Seguiremos crescendo fortemente, sem nunca renunciar à responsabilidade. No ano passado, reduzimos o burn rate da companhia em 50%, e nossa principal meta para 2024 é atingir o breakeven”.

Uma das estratégias que têm impulsionado o sucesso da Darwin Seguros é a distribuição de seguros através do canal corretor. Esse modelo revelou-se mais eficiente e eficaz – com um custo de aquisição de cliente (CAC) e índices de sinistralidade significativamente melhores em comparação ao modelo de venda direta, estratégia que é adotada por alguns concorrentes.

“A combinação da digitalização do corretor, com a telemetria do nosso app, que identifica o modo de condução dos motoristas, e nossa subscrição proprietária, tem se mostrado vencedora para termos uma sinistralidade abaixo do mercado em 2023” disse ele.

Mesmo com as limitações do Sandbox, a Darwin Seguros já está presente em todos os estados do Brasil e com uma experencia diferenciada da contratação ao atendimento, o que tem sido um diferencial para o mercado. Mesmo com o forte crescimento, o nível de reclamações da companhia é consideravelmente abaixo de seus concorrentes.

“Em 2023, atingimos a marca de 20 mil veículos segurados e fizemos isso preservando o que temos de mais importante – o segurado e a saúde da Companhia. Estamos muito felizes e confiantes com o modelo e nível de atendimento que entregamos, assim como a forma na qual estamos escalando nossa operação. Temos a missão máxima de ser digital sem perder o toque humanizado, e o resultado positivo está vindo rápido, tanto dos nossos clientes, quanto dos corretores parceiros. Estamos orgulhosos do nosso primeiro ano de operação de vendas e ansiosos para os próximos passos, que certamente serão transformacionais para nós”, afirma Firmino Freitas, também fundador e Co-CEO da companhia.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS