Segmento de seguros corporativos da FF Seguros tem resultado recorde e prevê um 2024 ainda melhor

A seguradora deve encerrar 2023 com vendas de R$ 1,7 bilhão e o orçamento de 2024 prevê crescimento para R$ 2 bilhões, com o segmento corporate responsável por 60% da receita

A velha máxima “quem planta, colhe” cabe como uma luva para a área de Seguros Corporativos da FF Seguros (novo nome da FairFax), responsável por 60% das vendas da companhia. Até novembro, observa-se um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2022, com volume de prêmio emitido da ordem de R$ 790 milhões.

O orçamento de 2024 prevê crescimento para mais de R$ 1 bilhão apenas neste segmento. Pelo comprometimento do time de 22 pessoas que compõe a Diretoria Corporate a meta é factível, ainda mais se considerarmos que o segmento de riscos corporativos é tido como um dos mais promissores no próximo ano diante do pacote de oportunidades e investimentos em infraestrutura, saneamento básico entre outros setores da economia, aliados aos investimentos da ordem de R$ 1,7 trilhão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) anunciado pelo governo agosto último. 

“O ciclo de investimentos previsto pelo governo movimenta vários seguros, desde a garantia de construção da obra até o seguro de vida dos trabalhadores envolvidos nos empreendimentos”, afirma Carlos Eduardo Silvestre (mais conhecido por Eduardo), diretor comercial de seguros corporativos da FF Seguros.

No entanto, o crescimento da FF Seguros se dará em todas as linhas de negócios, inclusive no mais recente meio de distribuição o Canal Digital comandado por Eduardo Pitombeira. “Nossa área certamente seguirá seu ciclo virtuoso de crescimento nos próximos anos pelo time de especialistas que reunimos em nossa equipe. São executivos experientes e jovens talentos, numa convivência que agrega soluções aos mais complexos riscos trazidos pelos corretores e nossos clientes”, afirma. 

Em 2020, a FF Seguros, visando trazer mais sinergia aos negócios, fez uma grande segmentação de corretores, onde além de outras mudanças importantes, criaram o Canal Institucional com a atribuição principal de desenvolver e gerenciar negócios com os corretores que chamam de “mega e large brokers”. Este canal representou mais de 60% do prêmio emitido da FF Seguros e possuí visão holística, completa de tudo o que era transacionado pelas nossas “business units”. 

A FF Seguros atua com cinco unidades de negócios: Property & Casualty (P&C), que concentra os riscos patrimoniais de grandes empresas; Linhas Financeiras com as modalidades de seguro garantia, D&O/E&O, fiança locatícia PJ; Transportes de mercadorias; Agronegócios e Digital. A maior participação nas vendas ainda vem de grandes riscos, segmento responsável pelo início da FF Seguros que iniciou sua operação no Brasil em 2010. 

“Construímos um time comercial altamente qualificado e capacitado, com profissionais com vasta experiência no mercado, inclusive com passagens por áreas técnicas em suas antigas casas. Isto garantiu ao corretor a tranquilidade de conversar e negociar com pessoas que possuem competências que o ajudam a tratar os riscos específicos de seus negócios”, conta o executivo. 

Segundo ele, essa foi uma mudança bastante importante e que traz resultados significativos à seguradora, considerada pelos corretores como uma especialista porque é ao mesmo tempo técnica nos riscos em que atua e tem jogo de cintura para buscar soluções às demandas de riscos complexos. “Houve uma melhora importante no relacionamento do corretor com todas as Business Units da FF Seguros, uma vez que o time Corporate se dedica integralmente às necessidades dos nossos parceiros e facilita a interlocução entre todos”, acrescenta Silvestre. 

“Passados três anos da criação da área Corporate, a estrutura ganhou nova roupagem e ferramentas que nos ajudam a trabalhar com o cenário atual do mercado de seguros, com a chegada de novas seguradoras e também corretores que tornam a competição ainda acirrada neste segmento. Estamos muito felizes porque a nossa estratégia se mostrou vencedora, uma vez que colhemos frutos consistentes que já podem ser vistos nos resultados da nossa área e nos números da companhia como um todo”, destaca Silvestre. 

“Finalizando, tudo isto tem sido possível graças a sinergia de trabalho e comprometimento que há entre o nosso time Corporate e nossas Bunisess Units porque juntos buscamos o melhor resultado para nossa empresa e também para todos os nossos parceiros de negócios. Estamos bem preparados para 2024, mantendo a nossa estratégia de crescimento com resultado”, finaliza.  

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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