Fonte: Reinsurance News
Um conjunto de provedores de soluções de resseguro e seguro expressaram seu apoio à ‘Declaração Conjunta sobre Aumento de Crédito para Financiamento Soberano com Vinculação à Sustentabilidade para a Natureza e o Clima’, lançada na COP28.
Durante a conferência anual sobre mudanças climáticas nos Emirados Árabes Unidos, uma série dos principais bancos multilaterais de desenvolvimento do mundo e outras organizações internacionais assinaram uma Declaração Conjunta e lançaram uma Força-Tarefa global para impulsionar o financiamento soberano vinculado à sustentabilidade para a natureza e o clima.
Segundo relatos, essa Declaração Conjunta e o subsequente estabelecimento da Força-Tarefa visam atender às necessidades dos países do Sul Global, oferecendo soluções fiscais de longo prazo, evitando alívio da dívida de curto prazo que depende exclusivamente de assistência internacional para o desenvolvimento.
Logo após o anúncio na COP28, Alliant, AXA, Gallagher Re, Howden, Mosaic Insurance, Munich Re e WTW se comprometeram a colaborar com a Força-Tarefa e trabalhar com os governos para reduzir os custos de empréstimos para países em desenvolvimento.
Eles também expressaram disposição para apoiar a emissão de instrumentos de dívida soberana vinculados ao desempenho sustentável, abordando a crise tripla da dívida, clima e natureza.
Uma declaração de intenções assinada pelas empresas mencionadas disse: “Existe uma necessidade urgente de ações ambiciosas para reduzir o custo de capital para países em desenvolvimento e combater os impactos da perda da natureza e das mudanças climáticas”.
“Aumentar a emissão de dívida soberana com vinculação à sustentabilidade e escalar o uso de indicadores-chave de desempenho (KPIs) de sustentabilidade em refinanciamento da dívida e estruturas de finanças mistas são soluções plausíveis para ajudar os soberanos a financiar suas economias diante de uma crise tripla de dívida, natureza e clima.”
“Transações bem-sucedidas exigirão colaboração entre atores do setor público e privado dispostos a estruturar soluções de risco compartilhado. Essas soluções devem facilitar o acesso a capital acessível, incentivar investimentos em iniciativas com impacto positivo na natureza e melhorar as condições socioeconômicas. Nossas organizações estão comprometidas em apoiar a Declaração Conjunta e trabalhar com a Força-Tarefa.”
“Ao trabalharmos juntos, e com os soberanos, podemos permitir um maior investimento na natureza, comunidades e negócios.”
A Força-Tarefa está programada para realizar sua primeira reunião em janeiro de 2024 e será liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Corporação Financeira Internacional dos Estados Unidos (DFC).