Players da indústria de resseguros/seguros apoiam nova iniciativa lançada na COP28

A Força-Tarefa está programada para realizar sua primeira reunião em janeiro de 2024 e será liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Corporação Financeira Internacional dos Estados Unidos (DFC).

Fonte: Reinsurance News

Um conjunto de provedores de soluções de resseguro e seguro expressaram seu apoio à ‘Declaração Conjunta sobre Aumento de Crédito para Financiamento Soberano com Vinculação à Sustentabilidade para a Natureza e o Clima’, lançada na COP28.

Durante a conferência anual sobre mudanças climáticas nos Emirados Árabes Unidos, uma série dos principais bancos multilaterais de desenvolvimento do mundo e outras organizações internacionais assinaram uma Declaração Conjunta e lançaram uma Força-Tarefa global para impulsionar o financiamento soberano vinculado à sustentabilidade para a natureza e o clima.

Segundo relatos, essa Declaração Conjunta e o subsequente estabelecimento da Força-Tarefa visam atender às necessidades dos países do Sul Global, oferecendo soluções fiscais de longo prazo, evitando alívio da dívida de curto prazo que depende exclusivamente de assistência internacional para o desenvolvimento.

Logo após o anúncio na COP28, Alliant, AXA, Gallagher Re, Howden, Mosaic Insurance, Munich Re e WTW se comprometeram a colaborar com a Força-Tarefa e trabalhar com os governos para reduzir os custos de empréstimos para países em desenvolvimento.

Eles também expressaram disposição para apoiar a emissão de instrumentos de dívida soberana vinculados ao desempenho sustentável, abordando a crise tripla da dívida, clima e natureza.

Uma declaração de intenções assinada pelas empresas mencionadas disse: “Existe uma necessidade urgente de ações ambiciosas para reduzir o custo de capital para países em desenvolvimento e combater os impactos da perda da natureza e das mudanças climáticas”.

“Aumentar a emissão de dívida soberana com vinculação à sustentabilidade e escalar o uso de indicadores-chave de desempenho (KPIs) de sustentabilidade em refinanciamento da dívida e estruturas de finanças mistas são soluções plausíveis para ajudar os soberanos a financiar suas economias diante de uma crise tripla de dívida, natureza e clima.”

“Transações bem-sucedidas exigirão colaboração entre atores do setor público e privado dispostos a estruturar soluções de risco compartilhado. Essas soluções devem facilitar o acesso a capital acessível, incentivar investimentos em iniciativas com impacto positivo na natureza e melhorar as condições socioeconômicas. Nossas organizações estão comprometidas em apoiar a Declaração Conjunta e trabalhar com a Força-Tarefa.”

“Ao trabalharmos juntos, e com os soberanos, podemos permitir um maior investimento na natureza, comunidades e negócios.”

A Força-Tarefa está programada para realizar sua primeira reunião em janeiro de 2024 e será liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Corporação Financeira Internacional dos Estados Unidos (DFC).

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS