Oferta de benefícios relacionados a prática esportiva é destaque em pesquisa da corretora de seguros Lockton

Entre as tendências identificadas estão o aumento da licença maternidade e paternidade e a oferta de benefícios focados em práticas esportivas

Fonte: Lockton

A corretora de seguros Lockton apresentou na última terça-feira, dia 19 de dezembro, os principais resultados da 8ª Pesquisa de Benefícios. A edição contou com a participação de 577 empresas de mais de 12 setores diferentes. Localizadas nas regiões sudeste e sul do país, 51% das organizações participantes contam com mais de 1.000 colaboradores e 57% delas possuem faturamento bruto anual superior a R$ 500 milhões. 


A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e novembro de 2023 e avaliou os benefícios oferecidos pelas empresas e as políticas adotadas pelos departamentos de Recursos Humanos. A apresentação ficou por conta de Cesar Lopes, Diretor de Consultoria da Lockton Brasil e Bruno Cerboncini, Líder de Pesquisas Lockton LATAM, que abordaram os principais destaques dos 27 tópicos analisados ao longo de toda a pesquisa. 
 

Dentre as tendências identificadas, a licença maternidade e paternidade ganhou destaque, já que 49% das empresas informaram oferecer um período maior que a legislação quando o assunto é o afastamento para a mãe e 47% para os pais. Outro ponto de destaque foi o aumento das empresas que passaram a oferecer benefícios focados em práticas esportivas, como Gympass ou TotalPass, enquanto apenas 45% delas aderiram ao benefício em 2022, o número saltou para 64% em 2023. 

A flexibilização do Vale Refeição (VR) e Vale Alimentação (VA) também foi um tema de destaque na Pesquisa. Cerca de 49% das empresas informaram que oferecem os dois benefícios de forma unificada, permitindo que os colaboradores escolham a melhor opção de utilização. 

Os dados de Previdência Complementar, foram apresentados por Dayane Aguiar, Consultora Sênior de Previdência da Lockton Brasil. Além de mostrar os números da Pesquisa, a executiva também fez uma análise sobre o Projeto de Lei nº 5.503/2019. “Com a PL, os participantes e assistidos do plano podem escolher qual regime de tributação preferem, progressivo ou regressivo. Isso vale para novos entrantes e também para aqueles que já fazem parte do plano de previdência complementar. Sendo um excelente ganho para os beneficiários”, comentou Dayane. 

“A Lockton é uma referência no setor de seguros e estamos focados em expandir isso para a área de benefícios. A nova edição da pesquisa reforça este nosso compromisso com os milhares de gestores de RH do Brasil, que buscam sempre se atualizar sobre as tendências e movimentações de políticas corporativas e benefícios”, comenta Eduardo Lucena, Deputy CEO da Lockton.
 

Benchmark: Saúde Corporativa no Brasil 2023

Além da apresentação da Pesquisa, o evento também abordou a primeira edição do “Benchmark: Saúde Corporativa no Brasil 2023”. 126 empresas, de diferentes segmentos e tamanhos, com mais de 131 bilhões de receita bruta anual, participaram do estudo. A apresentação dos resultados foi feita por Dr. Luiz Ribeiro, Diretor Médico da Lockton Brasil, que conduziu o estudo. 

Considerando quatro pilares de análise (gestão organizacional, inteligência de dados, gerenciamento de riscos e gestão dos custos do benefício saúde), o estudo classificou a Maturidade em Saúde Corporativa das empresas respondentes em ouro (11%), prata (21%) e bronze (67%). 

As empresas com nível mais elevado de maturidade, mesmo diante do cenário de elevação dos custos com o benefício saúde, conseguiram implementar medidas para a redução dos custos per capita (10%) ou conseguiram desacelerar este aumento (29%).

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS