Um milhão de pequenas coisas que tornam a o grupo Porto uma referência em sustentabilidade no mercado de seguros. São mais de 15 anos mergulhado neste tema, mesmo quando ele ainda era moda e não prioritário como é hoje. Agora, o grupo, dividido em verticais – seguros, saúde e investimentos — colhe os frutos do investimento na conscientização da importância de se pensar na sociedade, no ambiente e na governança.
“A Porto trabalha com liderança antroposófica desde 1998 e todos os líderes passam por um programa de formação bastante consistente, totalmente ligado a soft skills. Acreditamos que, desta forma, conseguimos formar líderes mais sensíveis, inclusive a temas de meio ambiente e ações sociais. Temos uma jornada de conhecimento também para os colaboradores, em um ambiente virtual com trilhas de aprendizagem sobre os conceitos de sustentabilidade e ESG, por meio de lives, vídeos e podcast, onde mostramos o que é o ESG e como praticamos no dia a dia”, afirma Carolina Zwarg, diretora de Pessoas e Sustentabilidade da Porto.
Parece um trabalho fácil agora que flui com naturalidade, mas não é. Desde que assumiu a diretoria em 2019, Carolina abraça o desafio de tornar as ações que envolvem a sigla ESG cada dia mais integradas na cultura dos 13 mil funcionários do grupo Porto. Hoje, as diversas áreas do grupo Porto não precisam da diretoria de sustentabilidade para criar produtos. Eles já nascem com base na cultura da empresa semeada nestes anos. Hoje, boa parte da equipe já tem o hábito de questionar sobre o impacto de cada ação das verticais para a sociedade.
O investimento nessas pequenas atitudes é o alicerce da estratégia do grupo, que visa o crescimento das empresas para os próximos anos e tem o objetivo de fortalecer ainda mais o relacionamento dos colaboradores com a cultura, o propósito e a história da marca. Um dos pontos altos em 2023 foi anunciar o lançamento do Porto em Ação, programa de remuneração que irá permitir que todos os seus funcionários se tornem sócios da companhia por meio da transferência direta de ações (PSSA3). “Todos passam a ser donos e pensar como tal. Nosso propósito é construirmos juntos para ganharmos juntos. Queremos reforçar o compromisso da Porto como uma das grandes marcas empregadoras do País. Atrair e reter talentos de alta performance é um fator estratégico para a competitividade de mercado”, avalia a executiva.
O Porto em Ação integra o programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da empresa entre 2022 e 2025, e é um adicional à atual PLR, cuja política de recompensa será mantida. Os 13 mil funcionários de todas as empresas do Grupo Porto em todo o País, de todos os níveis hierárquicos, participam do programa, exceto colaboradores do Uruguai, os jovens aprendizes, temporários e estagiários. A executiva ressalta que caso a meta do período não seja atingida, nenhum funcionário terá perda financeira. Todos ganham ou todos deixam de ganhar juntos.
Um ganho certo para todos é a educação financeira. Afinal, para ter ações, é preciso cumprir todo o protocolo do mercado acionário, como ter conta de investimento, entender como aplicar, acompanhar o mercado de ações entre outras demandas de investidores em bolsa. De acordo com a executiva, gestão financeira faz parte de programas como o Saúde Integral, que trabalha os pilares de Saúde Física, Emocional e Financeira. “Um programa baseado em remuneração por meio de ações para todos os colaboradores é bastante arrojado e sabemos que somos uma das empresas precursoras deste modelo, por isso, temos a consciência e responsabilidade que o trabalho de educação financeira das pessoas é fundamental para o bom desempenho do programa”, afirma.
Como donos, todos se empenham em levar o melhor para clientes e corretores de seguros, estimulando assim o crescimento das companhias do grupo, sempre buscando atrelar a ações que visam a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social. Na vertical Porto Seguro, por exemplo, em 2022 foram adquiridas 30.402 apólices de seguros para veículos elétricos e híbridos, 19.254 apólices de bike, 12.846 apólices de placas solares, 421 apólices do RC Ambiental (Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental de Transportes da Porto) e 13.794 hectares de florestas no seguro Agro.
Em seguro de carros, a seguradora busca soluções voltadas à redução das emissões de carbono na atmosfera. São várias ações, que vão de motos aquáticas a atendimento à pé. Por meio da instalação de 30 estações de recarga de veículos elétricos e híbridos na Grande São Paulo, em diferentes cidades e regiões, onde clientes e não clientes podem fazer as suas recargas gratuitamente. “Também temos investido na utilização de bicicletas como modo de transporte para o atendimento aos segurados, por meio de uma frota de 46 bikes elétricas”, destaca Carolina.
Através da moto enchente, uma adaptação frente às mudanças climáticas, foram abordados 380 segurados da Porto, Azul e Itaú, sobre o risco de inundação onde seu veículo está localizado, além de 31 remoções executadas de forma ativa perante o alto risco de sinistro. Outro exemplo que chama a atenção dos consumidores é o guincho elétrico, que têm contribuído para minimizar os impactos dos deslocamentos da Porto no meio ambiente. Em 2022, o uso de guinchos leves e light (mais compactos e que consomem menos combustível), Passo Certo (projeto de atendimento ao cliente a pé) e a frota elétrica, correspondeu a 74,71% dos 92,12 milhões de quilômetros rodados. Além disso, ao longo do ano foram realizados mais de 1,7 milhão (41%) de atendimentos por meio destas iniciativas, informa a companhia.
As oficinas que consertam os veículos dos clientes também estão no programa de sustentabilidade. A Porto mobilizou também 100% das oficinas parceiras através do EAD em práticas sustentáveis, além de realizar o desmonte de 2.472 veículos e prensa/destinação de outros 1.833 pela Renova Ecopeças, contribuindo para a destinação adequada de 3.119 toneladas de resíduos. A Porto disponibiliza ainda ao cliente a correta destinação de resíduos eletrônicos. A iniciativa já descartou de forma ecologicamente correta quase 4 toneladas de resíduos para mais de 400 clientes.
Em 2013, a Porto criou a Renova Autopeças, empresa pioneira no mercado de reciclagem de carros no Brasil, para ajudar a mitigar o elevado volume de sucata gerado por veículos sinistrados. Além da emissão de CO2 na atmosfera, esse é um dos maiores impactos que o setor automotivo causa na natureza. A Renova comercializa peças de qualidade por meio de seu website e direciona, de forma segura, os componentes ou resíduos que não possam mais ser aproveitados.
Na vertical financeira, o Porto Bank, há oferta de diferentes soluções financeiras para o público há mais de 25 anos. Em 2022, por meio da modalidade Consórcio +sustentável, foram adquiridos mais de R$ 1.269.035 em créditos de bicicletas e motos elétricas, bem como R$ 572.000 em créditos para placas solares, contando neste período com uma carteira de aproximadamente 930 participantes. Outra iniciativa é o Porto Plus, plataforma de benefícios, foram doados 15.513.440 pontos pelos clientes do cartão, dos quais foram revertidos em aproximadamente R$ 232.496,96 destinados a instituições sociais, demonstrando a conscientização e preocupação social com os clientes.
Em saúde, todo cuidado é Porto, afirma Carolina. A Porto Saúde, tem programas e ações voltadas à qualidade de vida dos segurados. Em 2022, 16.674 beneficiários obtiveram acesso aos programas e benefícios preventivos de promoção à saúde. Foram realizados 66.858 atendimentos de telemedicina pelo Alô Saúde, o que evitou 334.290 km rodados; além de 73.112 atendimentos pela plataforma parceira de psicologia, numera a executiva. Neste mesmo período, foi implantada a primeira ambulância elétrica do Brasil no grupo de modais, contando uma estimativa de redução de 87,33% nas emissões de gás carbônico equivalente, comparado com uma ambulância convencional com rodagem de 3.000 km/mês e consumo médio de diesel de 71 L/mês.
Ninguém imagina o efeito positivo ao planeta com uma mudança das carteirinhas do modelo físico para o digital em toda operação. “Através desta ação, pretende-se preservar aproximadamente 2 milhões de litros de água, o que equivale a quase 1 piscina olímpica, além de reduzir 7 toneladas de gás carbônico na atmosfera”, conta.
São essas ações que brilham os olhos dos 13 mil funcionários. “No entanto, ao adotar a prática “Walk the talk”, ou se mostrar pelo exemplo, não são só 13 mil. Levamos a cultura para os lares dos nossos colaboradores”, enfatiza. “Escutamos e agimos. Quando falamos de cliente no centro é isso. E os clientes da área de pessoas e sustentabilidade são os nossos colaboradores e os líderes”.
Existe uma enorme oportunidade, mas também um grande desafio para melhorar as práticas ESG no Brasil. Essas são apenas alguns exemplos de pequenas coisas que o grupo Porto tem feito, com potencial para mudar o mercado de seguros.