Corretora Solutions escolhe Zurich para o seguro da NetZero Brasil

Concretização do Seguro levou em consideração a iniciativa potencialmente  benéfica da empresa à meta de remoção de carbono da atmosfera a longo prazo

Com investimentos de R$ 20 milhões, a fábrica da NetZero situada na cidade Lajinha, em Minas Gerais, inaugurada em setembro, contratou o corretor Sergio Frade, sócio da Solutions Gestão de Seguros, que atua no mercado há 22 anos, para fazer a colocação do programa de seguros de Riscos Patrimoniais e de Responsabilidade Civil.

Frade conta que a colocação deste seguro foi extremante desafiadora, considerando o momento atual de endurecimento das condições de resseguros no mercado mundial e a inexperiência das seguradoras com o tipo de processo produtivo. “A Zurich foi a única seguradora no Brasil que apresentou condições técnicas para subscrever e garantir os riscos relacionados à operação industrial da NetZero”, informa o corretor, sem citar dados do contrato, em razão da confidencialidade do mesmo.

A NetZero é a 1ª planta de produção de Biochar em alta escala da América Latina. Com investimentos de R$ 20 milhões, a fábrica situada na cidade Lajinha, em Minas Gerais, inaugurada em setembro, uma aposta da startup francesa NetZero, é a primeira unidade industrial da América do Sul inteiramente voltada para a produção do biochar; e a maior do mundo que utiliza apenas resíduos agrícolas.

“O sucesso na colocação do seguro somente foi obtido a partir do correto entendimento dos riscos relacionados ao nosso negócio e correta abordagem do mercado segurador, realizada através da corretora de seguros que contratamos. Fizemos apresentações detalhadas para apresentar o risco, nossos investimentos em protecionais, manutenção e operação. Como resultado, o seguro levou em consideração a iniciativa potencialmente benéfica da NetZero à meta de remoção de carbono da atmosfera a longo prazo”, comenta Pedro de Figueiredo, CEO da NetZero.

Na terra, o biochar age como uma esponja de carbono que retém água e nutrientes no nível das raízes das plantas. Ele também ajuda a equilibrar o pH do solo e ampliar sua aeração. Todos esses benefícios podem melhorar a saúde dos campos enquanto reduzem o uso de irrigação e de fertilizante. A matéria prima — casca de café — é fornecida com ajuda de uma cooperativa local que conta com cerca de dez mil produtores. O biochar resultante é vendido aos agricultores da cooperativa para ajudá-los a reduzir o uso de fertilizantes enquanto aumentam suas safras e a saúde de seus solos.

O seguro abrange cobertura para incêndio, raio, explosão, danos elétricos, danos de quebra máquina, vendaval, lucros cessantes, responsabilidade civil e outros conforme avaliação da corretora Solutions Gestão de Seguros. “O processo de subscrição e aceitação do risco na Zurich envolveu seus profissionais técnicos de seguros e de sustentabilidade e levou em consideração a iniciativa potencialmente benéfica da empresa à meta de remoção de carbono da atmosfera a longo prazo”, acrescenta Frade.

“Apoiar os nossos clientes na transição climática é um dos principais objetivos da Zurich, e estamos contando com a parceira dos corretores nessa jornada. O trabalho desenvolvido pela NetZero está alinhado com nossa estratégia de sustentabilidade, e esse foi um aspecto decisivo para aceitarmos subscrever esse risco. Dessa forma, apoiamos nossos clientes e corretores e colocamos em prática nossa ambição em ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto no mundo”, afirma Jose Bailone, diretor executivo de Subscrição de P&C e Commercial Insurance da Zurich.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS