Reuters: CNseg reduzirá projeção de crescimento do setor de seguros em 2023

Fonte: Reuters

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) vai revisar levemente para baixo a estimativa de crescimento do setor em 2023, mas elevará a projeção de Produto Interno Bruto (PIB) do país em mais 1 ponto percentual, disse o presidente da entidade, Dyogo Oliveira, à Reuters nesta segunda-feira.

A projeção atual para o setor aponta uma expansão de cerca de 10% neste ano, mas deve ocorrer uma revisão na casa decimal de modo a trazer o segmento para um crescimento de um dígito, segundo Oliveira.

“Vamos rever crescimento do PIB e do setor”, disse ele em evento no Rio de Janeiro. “Ainda assim, o setor vai super bem este ano, mesmo com a revisão, que será pequena”, acrescentou.

Quanto ao PIB, a CNseg vai rever para cima a projeção de crescimento da economia brasileira em 2023 para 3,2%, ante 2,1% anteriormente, de acordo com ele.

No primeiro semestre, o setor de seguros mostrou uma expansão de 7,7% ante igual período de 2022, e movimentou 181,7 bilhões de reais, segundo a CNseg.

A maioria dos segmentos avançou na casa do dois dígitos, mas o setor de previdência rodou num ritmo inferior. O presidente da CNseg atribuiu essa rotação menor a questões econômicas

“Cresce menos por conta do endividamento das famílias, em certa medida por conta de programas de renegociação de dívidas que puxam o dinheiro para pagar as dívidas atrasadas”, afirmou. “A economia está retomando, juros e inflação começaram a cair, mas não está sobrando dinheiro para poupar. A acumulação não tem performado no ritmo esperado”, afirmou.

Para 2024, as perspectivas são positivas, segundo ele, com sinais de melhoras econômicas que devem ajudar o segmento de previdência — cerca de 30% do setor. “O ambiente econômico por dois anos positivo deve ajudar”, disse.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS