O mercado segurador latino-americano no ano passado registrou um volume total de vendas de US$ 173,7 bilhões e um crescimento de 15,9%. Esse valor supera os US$ 153,1 bilhões registrados em 2019, recuperando assim a trajetória positiva que o setor buscava antes do início da pandemia. O segmento de Vida alcançou US$ 73,5 bilhões (15,3% a mais que em 2021) e o de Não Vida US$ 100,2 bilhões (16,4% acima do registro do ano anterior).
No total, os 25 principais grupos de seguros na América Latina registraram US$ 107,9 bilhões em 2022, aumento de 15,5% em relação ao ano anterior. Quatro brasileiras aparecem na lista. Duas delas lideram o ranking geral: a BrasilPrev, uma parceria do Banco do Brasil com a americana Principal, e o Grupo Bradesco Seguros. A Porto vem em 11o. lugar e a Itaú Seguros em 16o. lugar. No entanto, boa parte do faturamento das estrangeiras listadas no ranking vem do Brasil.
Os números são do último Ranking de Grupos Seguradores na América Latina 2022, elaborado pela MAPFRE Economics – área do grupo dedicada a pesquisas e análises sobre seguros, previdência, macroeconomia e finanças – e editado pela Fundación MAPFRE. Veja a lista:
A MAPFRE permanece por mais um ano como o principal grupo segurador internacional que opera na América Latina, com US$ 9,229 bilhões em vendas e uma participação no mercado de 5,3%. Grande parte da conquista se deu pelo bom desempenho dos dois principais mercados da região – Brasil e México – em um ambiente de taxas de juros mais altas, moderação da inflação e boa atuação das divisas. O mercado brasileiro, que concentra 34,8% dos prêmios de seguros da América Latina, cresceu acima da inflação (16,5% em moeda local), beneficiando-se também de um fortalecimento de 4,3% do real. O mercado mexicano, por sua vez, representa 19,3% dos prêmios totais na América Latina, cresceu 4,6% em moeda local, com uma valorização do peso de 0,9% no decorrer de 2022.