O Grupo Bradesco Seguros registrou faturamento de R$ 50,5 bilhões (+ 10,3%) e lucro líquido de R$ 4,1 bilhões (+21,6%) no primeiro semestre de 2023. No segundo trimestre, o lucro foi de R$ 2,372 bilhões no segundo trimestre deste ano, o que representa alta de 34% na comparação com o trimestre anterior. O banco divulgou lucro semestral de R$ 8,7 bilhões e de R$ 4,5 bilhões no segundo trimestre, segundo balanço publicado ontem.
Esta certamente é a maior participação do braço segurador para o banco, que historicamente oscilava entre 25% e 30%. Neste balanço, ultrapassa 50%. Outro destaque está no guidance para o resultado das operações de seguros, previdência e capitalização. O percentual foi elevado para crescimento de 21% a 25%, ante 6% a 10% antes.
As operações de vida e previdência registraram lucro recorrente de R$ 1,494 bilhão no segundo trimestre (alta de 37,7% no trimestre e 94,6% em um ano). Saúde lucrou R$ 243 milhões; capitalização teve ganho de R$ 150 milhões e ramos elementares e outros teve resultado positivo de R$ 486 milhões.
O Retorno Sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROAE) da operação foi de 24,5%, contra 18,2% no primeiro trimestre e 20,9% em igual período do ano anterior. O faturamento avançou 1,9% no trimestre e 7,7% em 12 meses, totalizando R$ 25,463 bilhões.
O ROAE teve evolução significativa de 6,3 p.p. no trimestre, e o resultado financeiro apresentou boa performance, influenciado pelo comportamento dos índices econômico-financeiros.
A expansão do faturamento, a melhora dos Índices de Sinistralidade e de Comercialização e a boa performance da margem financeira contribuíram para o avanço do resultado das operações, que atingiu R$ 8,5 bilhões no semestre (+21,7% vs. 1S22).
As Provisões Técnicas cresceram 10,6%, superando R$ 340 bilhões em junho, com destaque para os ramos de Saúde, Vida e Previdência. Os Ativos Financeiros evoluíram 9,4%, alcançando R$ 364 bilhões. Em indenizações e benefícios, foram pagos R$ 25,9 bilhões no semestre (+10,6% vs. 1S22).
Em 2023, o grupo segurador segue evoluindo na jornada de transformação digital por meio de novas ferramentas e processos ágeis, uso de inteligência artificial no Portal de Negócios, avanço no aceite digital e ênfase na multicanalidade para atendimento ao segurado. As vendas na modalidade digital cresceram 33,4% no semestre, ultrapassando R$ 1,5 bilhão.
A Bradesco Saúde e a Bradesco Vida e Previdência foram premiadas como melhores nas categorias “Seguro Saúde” e “Previdência Privada”, respectivamente, na pesquisa “Melhor de São Paulo Marcas & Serviços”. A Bradesco Saúde também ganhou o prêmio “Líderes da Saúde 2023”, na categoria “Operadora e Seguradora de Saúde”, e superou a marca de três milhões de consultas realizadas pelo programa Meu Doutor, presente em mais de 40 cidades.
Além de ampliar a oferta de coberturas e assistências para o ‘Vida Viva Bradesco’, a Bradesco Vida e Previdência estendeu as facilidades do aceite digital para todos os clientes, correntistas e não correntistas do Banco Bradesco, em toda a grade de produtos individuais.
No segmento de Auto e Ramos Elementares, a Bradesco Seguros foi a grande vencedora do Qorus–Accenture Innovation in Insurance Awards, realizado em junho em Milão, na Itália. O Troféu Ouro coube ao projeto Sinistro Sustentável, disponível aos clientes dos seguros Auto e Residencial, outra iniciativa pioneira da Bradesco Seguros para proteger o meio ambiente e alimentar a economia circular.
Já a Bradesco Capitalização ampliou seu portfólio de produtos com o lançamento do Max Prêmios Mil, novo título de pagamento único e vigência de 24 meses que possibilita ao cliente concorrer a sorteios mensais.