Levantamento feito pela Pitzi, startup de seguros, mostra que a contratação de seguros para celulares com preços elevados aumentou no Brasil. Em 2021, 23% dos consumidores aderiram a planos de proteção para smartphones de até R$ 3 mil, já em 2022, o número saltou para 33%. No ano de 2020, o percentual era de 21%.
O destaque, no entanto, vai para os produtos super high-end, avaliados em mais de R$ 10 mil, que não eram vendidos em 2019, e hoje, um em cada seis clientes optam por aderir a planos de proteção nessa categoria. A contratação de seguros para aparelhos intermediários, com valor de R$ 3 mil até R$ 6 mil, também aumentou; nesse caso, subiu 12% em relação ao total de vendas no mesmo período.
O levantamento aponta que o principal tipo de proteção procurado é o de planos contra roubo e furtos, que tiveram o maior aumento durante os últimos três anos.
Ainda de acordo com a pesquisa, o comportamento do retail também reitera essa mudança. Em 2021, 70% da procura era por aparelhos de até R$ 1,5 mil e, 23%, de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil. Jdluá em 2022, o mix passou a ser de 44% nas duas faixas de preço. Por sua vez, os modelos de ponta (que chegam a mais de R$ 10 mil) foram mais procurados nas plataformas de e-commerce; nesse canal de vendas, 45% dos aparelhos comprados foram super high-ends nos últimos dois anos.
Atualmente, a marca reúne mais de 2 mil pontos de vendas de parceiros de renome, como Amazon, Mercado Livre, Schumann, Gazin, entre outros.